Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      
Princípios de Marketing
Por Reinaldo Müller
24/01/2011

Você tem que pensar como comercializará seus produtos ou serviços.
Não é suficiente apenas ter um bom produto/serviço. Lembre-se da última vez que comprou um jornal, uma carteira de cigarros ou fez um lanche rápido. Por quê comprou, especificamente, esse produto/serviço?
• Ele estava no LUGAR certo para você;
• Ele estava lá na HORA certa para você;
• Ele estava a um PREÇO certo para você;
• Ele era o PRODUTO/SERVIÇO certo para você e você SABIA que ele estava lá!

Pense agora no produto ou serviço que seu negócio oferece ou que planeja oferecer. Ele será apropriado para seus clientes assim como, a sua última compra foi apropriada para você?
Alguns empresários imaginam que o produto/serviço e o seu preço são tudo que interessa!

- Como você informará às pessoas sobre seu negócio?
- Quanto você pode investir em Publicidade?
- Onde seus prováveis clientes se informam sobre as fontes de abastecimento para o que compram?
- Eles lêem jornais, revistas, vêem TV, acessam a Internet ou escutam rádio?
- Eles ficam sabendo de produtos e serviços através de amigos e vizinhos, ou eles os vêem nos estabelecimentos quando passam?
- Quando (dias e horários) seus prováveis clientes preferem fazer compras?
- Você poderá atendê-los nesses dias e horários?
- Os seus clientes virão até seu negócio para comprar de você?
- Caso negativo, que "canais" você usará para atingi-los?
- Os atacadistas, revendedores, representantes, seus próprios vendedores, ou o quê?
- Quanto custará para transportar suas mercadorias até onde estão as pessoas que irão comprá-las?
- E para pagar às pessoas que, efetivamente, fazem as vendas (tais como, salários, e/ou ajuda de custo, comissões, etc.)?
- Você já incluiu esses custos no seu preço?
- O que seus clientes pensam de você e dos seus vendedores (caso seu negócio seja varejista)?
-Os clientes confiam e acreditam neles?
- Caso contrário como você poderá melhorar a sua "imagem" (isto é, a impressão que as pessoas têm sobre seu negócio e sobre as pessoas ligadas a ele)?

O prof. Reinaldo Müller é Consultor de Marketing e Vendas - Instrutor de Vendas - Especialista em Gerência de Vendas pela ADVB-SP - Multiplicador de ENDOMARKETING (Planeta Marketing/SP). Escreve com grande desenvoltura sobre Marketing - Vendas - Gestão e Administração de Empresas - Filosofia - Psicanálise - Psicologia. Site: http://wwwreinaldomuller.blogspot.com/
 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade