A Publicidade deve mudar com a nova "Geração Z"?
Por Rafael Koshima
10/07/2011
Hoje o mundo esta em constante mudança, a cada ano que passa novos comportamentos, tecnologias estão fazendo com que empresas e pessoas tenham que se adaptar a essa nova realidade. As novas tecnologias acabam influenciando diretamente no comportamento das pessoas e hoje a tecnologia tem uma mudança muito acelerada e isso faz com que as pessoas mudem de idéia facilmente.
Essas rápidas mudanças de comportamento faz com que o mercado nunca fique estagnado com os mesmo produtos e empresas, facilitando a entrada de novos produtos e empresas e conseqüentemente aumentando campo de trabalho seja de publicitários como de qualquer outra profissão.
E como será o mercado com a geração Y? A nomeação de geração começou com nos anos 40 com os “baby boomer” onde houve um grande aumento populacional caracterizados por serem buscadores de novos ideais, mudaram a forma de ser e redefiniram os valores que eram pregados, sucessores dessa geração a “geração X” é caracterizado por serem nascidos entre 1960 a 1980, serem individualistas sem perderem a convivência entre grupos, escolha de produtos de qualidade e valorização da mulher. A geração Y podemos dizer que são os atuais adultos de hoje, nascidos entre os anos 80 e 90 cresceram juntamente com os computadores e internet, tem como características por serem dinâmicos, fazerem várias coisas ao mesmo tempo e com a internet buscam o mundo em tempo real.
E a geração Z ainda está sendo estudada, não se conhece muito sobre esse novo fenômeno, algumas pessoas dizem que essa geração é nascida depois dos anos 2000 são individualistas e tem como referência de grupo o virtual, essa geração está ligada a celular entre outros dispositivos individuais que tem como características a velocidade de informação.
Juntamente como as nomenclaturas e costumes a publicidade mudou junto com ela, com a geração “baby boomer” houve o inicio dos estudos da comunicação, a “geração X” cresceu com a publicidade que era cada vez mais utilizada com o propósito comercial. A geração Y cresceu com a publicidade profissional e cada vez mais eficiente, um público mais exigente e com o comportamento diferente do tradicional, cada vez mais difícil de encontrar na frente da TV adotou a internet, hoje a geração Y vive dentro das redes sociais, preferem usar a internet para comprar, gosta da velocidade e como ela a publicidade mudou e hoje domina a internet e cada vez mais valorizada.
E a “geração Z”? Acredito que a publicidade deve mudar com essa geração, os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais utilizados por eles e também pela publicidade, e com certeza não deve ser apenas isso, com essa tecnologia cada vez mais rápida as mudanças estão apenas começando e para a felicidade dos publicitários novos desafios vem aí para chegar a essa geração que provavelmente não vai ser encontrada na TV, na frente do computador e provavelmente não terá hora fixa.
Rafael Koshima é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, MBA em Gestão de Marketing na ESAMC. Apaixonado por marketing tem como hobbie assistir filmes e esporte, apesar de não praticar. Trabalha como coordenador de marketing. Site: http://www.rafaelkoshima.com.br
Por Rafael Koshima
10/07/2011
Hoje o mundo esta em constante mudança, a cada ano que passa novos comportamentos, tecnologias estão fazendo com que empresas e pessoas tenham que se adaptar a essa nova realidade. As novas tecnologias acabam influenciando diretamente no comportamento das pessoas e hoje a tecnologia tem uma mudança muito acelerada e isso faz com que as pessoas mudem de idéia facilmente.
Essas rápidas mudanças de comportamento faz com que o mercado nunca fique estagnado com os mesmo produtos e empresas, facilitando a entrada de novos produtos e empresas e conseqüentemente aumentando campo de trabalho seja de publicitários como de qualquer outra profissão.
E como será o mercado com a geração Y? A nomeação de geração começou com nos anos 40 com os “baby boomer” onde houve um grande aumento populacional caracterizados por serem buscadores de novos ideais, mudaram a forma de ser e redefiniram os valores que eram pregados, sucessores dessa geração a “geração X” é caracterizado por serem nascidos entre 1960 a 1980, serem individualistas sem perderem a convivência entre grupos, escolha de produtos de qualidade e valorização da mulher. A geração Y podemos dizer que são os atuais adultos de hoje, nascidos entre os anos 80 e 90 cresceram juntamente com os computadores e internet, tem como características por serem dinâmicos, fazerem várias coisas ao mesmo tempo e com a internet buscam o mundo em tempo real.
E a geração Z ainda está sendo estudada, não se conhece muito sobre esse novo fenômeno, algumas pessoas dizem que essa geração é nascida depois dos anos 2000 são individualistas e tem como referência de grupo o virtual, essa geração está ligada a celular entre outros dispositivos individuais que tem como características a velocidade de informação.
Juntamente como as nomenclaturas e costumes a publicidade mudou junto com ela, com a geração “baby boomer” houve o inicio dos estudos da comunicação, a “geração X” cresceu com a publicidade que era cada vez mais utilizada com o propósito comercial. A geração Y cresceu com a publicidade profissional e cada vez mais eficiente, um público mais exigente e com o comportamento diferente do tradicional, cada vez mais difícil de encontrar na frente da TV adotou a internet, hoje a geração Y vive dentro das redes sociais, preferem usar a internet para comprar, gosta da velocidade e como ela a publicidade mudou e hoje domina a internet e cada vez mais valorizada.
E a “geração Z”? Acredito que a publicidade deve mudar com essa geração, os dispositivos móveis estão sendo cada vez mais utilizados por eles e também pela publicidade, e com certeza não deve ser apenas isso, com essa tecnologia cada vez mais rápida as mudanças estão apenas começando e para a felicidade dos publicitários novos desafios vem aí para chegar a essa geração que provavelmente não vai ser encontrada na TV, na frente do computador e provavelmente não terá hora fixa.
Rafael Koshima é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, MBA em Gestão de Marketing na ESAMC. Apaixonado por marketing tem como hobbie assistir filmes e esporte, apesar de não praticar. Trabalha como coordenador de marketing. Site: http://www.rafaelkoshima.com.br