Quanto vale o seu cliente
Por Evaldo Costa
23/10/2012
Como você sabe o valor do seu cliente? Seria o montante que ele gasta na empresa? Pois, saiba que os clientes são mais valiosos do que o dinheiro que rende para a sua empresa. Ele tem o poder de ajudar a organização a prosperar ou ser decisivo para levá-la a bancarrota.
Quando você tem clientes fiéis eles advogam a seu favor e mesmo que não comprem, indicam novos compradores. Têm prazer em recomendar você e contribuir para o seu sucesso.Mas, não é fácil ter clientes assim. É preciso manter um relacionamento próximo e amigável para que ele se torne um poderoso aliado.
O problema é que a fidelidade do cliente não é eterna. Assim, hoje você tem uma equipe que cuida bem dele, daí a principal razão de você tê-lo como aliado. Porém, quando o turnover surge, pode ser que os novos funcionários não tenham o mesmo comprometimento e o resultado acaba sendo a troca de clientes “advogados” por inimigos dispostos a arruiná-lo.
Então se é assim, o que fazer para contar com clientes que possam ajudar a sua empresa a crescer? Muitas ações podem funcionar, porém as quatro dicas abaixo pode ser uma caminho curto e seguro em direção a conquista de clientes comprometidos e dispostos a contribuir para o seu sucesso.
1 - Equipe comprometida – quando se deseja sucesso no relacionamento com o consumidor é preciso primeiro conquistar aliados internos. Funcionários felizes convertem clientes insatisfeitos em consumidores felizes e dispostos a advogar gratuitamente a seu favor;
2 - Ouça os seus clientes – essa história de que os clientes não sabem o que querem, é um grande equivoco. Pesquisas e experiências demonstram o oposto. Ouça os seus clientes, solicite sugestões e trate-os com respeito e carinho, como se fossem membros de sua família;
3 - Priorize as ações simples e eficientes – muitas vezes pedimos a área de marketing da empresa para criar campanhas e programas sofisticados de relacionamento. Na verdade, as ações mais simples são as que costumam funcionar melhor. Comece identificando os seus clientes fãs e incentive-os para que "advogue" a favor de sua empresa;
4 - Reúna os seus clientes fãs - clientes costumam acreditar mais nos outros clientes do que em você. Logo,encontrar maneiras de colocá-los em contato com seus prospects pode ser a melhor maneira de gerar novos negócios e aumentar a sua taxa de conversão em vendas.
Mas, como tudo na vida não basta saber é preciso fazer. Então, mãos a obra.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Por Evaldo Costa
23/10/2012
Como você sabe o valor do seu cliente? Seria o montante que ele gasta na empresa? Pois, saiba que os clientes são mais valiosos do que o dinheiro que rende para a sua empresa. Ele tem o poder de ajudar a organização a prosperar ou ser decisivo para levá-la a bancarrota.
Quando você tem clientes fiéis eles advogam a seu favor e mesmo que não comprem, indicam novos compradores. Têm prazer em recomendar você e contribuir para o seu sucesso.Mas, não é fácil ter clientes assim. É preciso manter um relacionamento próximo e amigável para que ele se torne um poderoso aliado.
O problema é que a fidelidade do cliente não é eterna. Assim, hoje você tem uma equipe que cuida bem dele, daí a principal razão de você tê-lo como aliado. Porém, quando o turnover surge, pode ser que os novos funcionários não tenham o mesmo comprometimento e o resultado acaba sendo a troca de clientes “advogados” por inimigos dispostos a arruiná-lo.
Então se é assim, o que fazer para contar com clientes que possam ajudar a sua empresa a crescer? Muitas ações podem funcionar, porém as quatro dicas abaixo pode ser uma caminho curto e seguro em direção a conquista de clientes comprometidos e dispostos a contribuir para o seu sucesso.
1 - Equipe comprometida – quando se deseja sucesso no relacionamento com o consumidor é preciso primeiro conquistar aliados internos. Funcionários felizes convertem clientes insatisfeitos em consumidores felizes e dispostos a advogar gratuitamente a seu favor;
2 - Ouça os seus clientes – essa história de que os clientes não sabem o que querem, é um grande equivoco. Pesquisas e experiências demonstram o oposto. Ouça os seus clientes, solicite sugestões e trate-os com respeito e carinho, como se fossem membros de sua família;
3 - Priorize as ações simples e eficientes – muitas vezes pedimos a área de marketing da empresa para criar campanhas e programas sofisticados de relacionamento. Na verdade, as ações mais simples são as que costumam funcionar melhor. Comece identificando os seus clientes fãs e incentive-os para que "advogue" a favor de sua empresa;
4 - Reúna os seus clientes fãs - clientes costumam acreditar mais nos outros clientes do que em você. Logo,encontrar maneiras de colocá-los em contato com seus prospects pode ser a melhor maneira de gerar novos negócios e aumentar a sua taxa de conversão em vendas.
Mas, como tudo na vida não basta saber é preciso fazer. Então, mãos a obra.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”