Que Lições um concorrente pode ensinar?
Por: Dalmir Sant'Anna
14/10/2010
Nos mais diversos segmentos, o concorrente é encarado como um verdadeiro
monstro, inimigo voraz, ou ainda, afrontado como um adversário
imbatível. Na prática, o que leva estas afirmações serem reais? O que
faz um profissional de vendas aceitar pacificamente a perda de um
negócio para outro fornecedor? Por qual motivo, algumas pessoas desistem
de uma negociação, ao saber da presença de outra empresa? Imagine como
seria interessante competir, em um mercado, onde todas as empresas
praticassem a ética, sustentabilidade, respeito e legalidade fiscal. Na
prática não funciona assim, você concorda? Há empresas que prezam
somente por desconto, outras por preços e outras por promessas soltas ao
vento. Seu adversário pode ser maior, mais forte, mais eficiente e até
ser mais rápido. Entretanto, jamais esqueça que o seu concorrente, pode
ensinar imprescindíveis lições e não conta com uma pessoa capaz de fazer
a diferença: você!
Descobrir novas técnicas por meio da observação – A participação em uma
feira, congresso ou seminário, constituem recursos essenciais, no
processo de inovação e revisão sobre as novidades do setor. Pode
significar importância estratégica para continuidade ativa no mercado.
Possibilita a realização de novos contatos, amplitude de peças
fundamentais para o sucesso do empreendimento e da área de atuação em
descobrir novas técnicas por meio da observação. Note que há
concorrentes que não investe em treinamentos, capacitação, viagens de
negócios, reuniões e convenções de vendas. Há também organizações, que
se consideram líderes do mercado usando de arrogância e abandono de
informações ao próprio cliente. Descobrir novas técnicas de observar
como o concorrente trabalha, pode contribuir de maneira significativa
para aprimorar, ainda mais, seu plano de negócios. A análise das ameaças
e oportunidades do seu negócio pode ser mais valorizada, ao constatar
erros de logística, ausência de qualificação e posicionamento de mercado
do seu concorrente. Não há como conceber, em um mercado cada vez mais
competitivo, um gestor de negócios que desperdice a oportunidade de
descobrir novas técnicas de otimização, produção, distribuição,
logística e sustentabilidade.
Fraquezas reveladas pelas constantes reclamações – Saber ouvir com
atenção pode ser um importante ingrediente, para perceber que o
concorrente ensina lições preciosas e inúmeras vezes, sem precisar de
muito esforço. Outra estratégia para descobrir as fraquezas do seu
concorrente, pode ser realizada por meio de um canal de comunicação, com
seu próprio cliente. Um consumidor insatisfeito revela, em inúmeras
situações, experiências vividas e problemas que sofrerão por ocorrências
desastrosas. Observe que um cliente ao realizar reclamações, revela
pontos negativos e fraquezas do seu concorrente e podem contribuir para
fortalecer sua atuação, novas estratégias de marketing e gerar novos
diferenciais competitivos. Você está ouvindo seus clientes? O que mais
você consegue com uma reclamação do seu concorrente?
Ao contrário de desistir e demonstrar fraqueza, você possui a capacidade
e o poder de reverter uma situação negativa em positiva. Você pode
retirar lições preciosas, de erros cometidos por seu concorrente e
valorizar ainda mais seu poder de argumentação, sua capacidade de
expandir conhecimentos e intensificar ingredientes para superar as
objeções. Ao contrário de aceitar ser surpreendido pela concorrência,
para inverter a situação é coerente reunir a equipe e mostrar que sua
empresa está disposta a remar de braços dados, para a mesma direção. Que
tal esse desafio? Que lições seu concorrente pode ensinar para você
vender mais?
Dalmir Sant’Anna – Palestrante Mágico®, autor do livro "Menos pode ser
Mais" (editora Odorizzi), pós-graduado em Gestão de Pessoas, bacharel em
Comunicação Social e mágico profissional. Visite o site:
www.dalmir.com.br.