A Real Função do Marketing nas Organizações
Por Por Rogério Bandeira de Melo Moreira
16/10/2010
Quando uma empresa consegue a real fidelização dos seus
consumidores, significa a coroação de um excelente trabalho de
marketing e planejamento estratégico
Afinal, o que é marketing? Essa é a pergunta que faço no primeiro
dia de aula aos alunos do curso de administração. As respostas são
as mais variadas e criativas possíveis. A campeã é definir marketing
como propaganda. Essa confusão não é exclusividade dos alunos
universitários - infelizmente ela beira o senso-comum.
Não há sinônimos para Marketing, como propaganda, vendas ou
promoção. Marketing usa tudo isso e muito mais. A própria definição
de marketing apresentada por Philip Kotler, um dos autores mais
renomados da área na atualidade, nos ajuda a entender o que
realmente é marketing: “Marketing é um processo social e gerencial
pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam
através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”
(Administração de Marketing, 2002, p. 30).
Veja que marketing é um processo, ou seja, várias coisas acontecendo
ao mesmo tempo para satisfazer necessidades e desejos. Fazer
marketing é satisfazer o consumidor e a empresa, consequentemente,
venderá mais. Fazer marketing é trabalhar com os famosos 4P´s, muito
contestado no meio acadêmico, mas ainda eficaz na sua aplicação. São
eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. O marketing trabalha para
entender o consumidor e oferecer o melhor produto, a um preço certo
(e isso gera pesquisa de mercado), no local certo com a promoção
certa – a propaganda é um dos elementos da promoção.
É possível fazer marketing sem propaganda? Sim, é possível já que o
objetivo final de qualquer planejamento de marketing é a satisfação
do cliente. Porém é de responsabilidade do departamento de marketing
toda a propaganda, relações públicas, relacionamento com o cliente
etc. Se numa empresa o departamento de marketing é responsável
apenas por fazer propaganda ou criar anúncios, na verdade, não é um
departamento de marketing, mas sim de comunicação.
É função do departamento de marketing fazer algo que é raro nas
empresas de pequeno e médio porte: Planejamento Estratégico. Nele há
elementos, dentre vários, que são imprescindíveis em qualquer
planejamento: objetivos, metas e estratégias. Em outras palavras,
onde se quer chegar (e em quanto tempo), quais etapas traçarei para
chegar lá e como eu vou chegar lá. Fazer planejamento estratégico é
se antecipar. É entender tão bem o consumidor que se atenda, não só
o que o consumidor deseja, mas o que ele irá desejar.
O marketing deve administrar, planejar, agir, monitorar, criar novos
produtos, estar perto dos clientes, conversar com eles, observá-lo,
deixá-lo ser ouvido etc. O foco principal deve ser sempre a
satisfação total do consumidor com um alvo muito claro: fazê-lo
comprar de novo. Quando uma empresa consegue a real fidelização dos
seus consumidores, significa a coroação de um excelente trabalho de
marketing e planejamento estratégico.
Rogério Bandeira de Melo Moreira é publicitário, Professor
universitário de propaganda e marketing do UNISAL, Centro
Universitário Salesiano de São Paulo, e da Faculdade Veris (Grupo
Ibmec). O profissional é especialista em Marketing pela FAAP, mestre
em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e diretor da RM10 Propaganda.
E-mail: rogerio@rm10propaganda.com.br - www.rm10propaganda.com.br