STP Marketing
por Daniel Portillo Serrano
07/01/2012
STP é um conceito que deve ser pensado antes de se utilizar qualquer outra ferramenta de Marketing, como, por exemplo, os 4 Ps. STP é um acrônimo e se refere à inicial de três palavras em inglês:
Segmentation
Targeting
Positioning
Que, em uma tradução literal ao português, significa Segmentação, Alvo e Posicionamento. Como costumamos fazer, geralmente em termos em Marketing, uma tradução melhor está sendo utilizada para adaptar as palavras em português à abreviação, assim, é mais comum notarmos na literatura as expressões:
Segmentação
Target
Posicionamento.
A ferramenta STP deve ser utilizada visando o posicionamento (ou reposicionamento) de um produto, serviço, marca ou empresa. Compreende 3 fases da forma a seguir:
Segmentação
É a fase onde dividimos o mercado total em pequenos grupos. Separar o mercado em segmentos apropriados com foco naqueles, que possam oferecer o melhor retorno.
O primeiro passo é dividir o mercado em grupos de consumidores baseado no comportamento, nas características ou nas necessidades dos mesmos. Então parte-se para a subdivisão do mercado onde se agrupam consumidores com um padrão semelhante ou homogêneo de necessidades. Este grupo deve ser capaz de responder de forma igual a um determinado esforço de Marketing.
Como resultado, a segmentação deve obedecer às seguintes características:
O segmento deve ser mensurável
O segmento deve ser grande o suficiente para que possa ser rentável.
O segmento deve ser fácil de ser atingido e localizado.
O segmento deve ser facilmente identificável.
O Segmento deve ser homogêneo ou apresentar características semelhantes.
Target
É onde selecionamos um dos segmentos de mercado como alvo. Trata-se de um processo onde iremos analisar as características de cada segmento, visando verificar a sua atratividade, com o objetivo de selecionar o segmento mais apropriado para entrar.
Neste momento podemos selecionar apenas um ou vários segmentos, sempre tomando em conta que, se escolhermos vários, teremos que desenvolver ações específicas visando a atratividade do grupo em questão
Alguns fatores que há que se levar em conta no momento de selecionar um target são:
A sustentabilidade e continuidade das ações;
Habilidade da empresa para se estabelecer nesse determinado segmento;
A capacidade de negócios da empresa;
O tamanho do segmento de mercado;
Os recursos disponíveis pela empresa ;
O Potencial de crescimento desse segmento;
O Nível de concorrência do segmento e
Os concorrentes potenciais.
Posicionamento
É onde desenvolvemos uma estratégia visando posicionar a marca, produto, serviço ou empresa em relação aos seus concorrentes. O posicionamento é maximizado quando reposicionamos o produto na mente dos clientes potenciais.
Posicionamento é, na prática, o lugar que o produto ocupa em relação aos seus concorrentes, na mente do consumidor. Como ele é visto, como é percebido, qual a sua qualidade, etc. Assim, o objetivo de reposicionar um produto, deve estar baseado em ocupar um lugar distinto e desejável na mente do público alvo, ou do target.
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br.