A Sazonalidade do Consumo
Por Sandra Turchi
08/01/2011
Sempre que se encerra uma determinada data comemorativa para o
varejo estudos e levantamentos são publicados para elucidar como se
comportou o consumo no período.
Recentemente, com a passagem do Dia dos Pais, que é a quinta data
mais importante para o comércio, depois do Natal, Dia da Mães, dos
Namorados e Dia das Crianças, observamos que os produtos mais
procurados foram roupas e calçados e que a média de valor gasto em
presentes foi de R$ 23,00, segundo pesquisa da Associação Comercial
de São Paulo (ACSP) realizada pela Ipsos Public Affairs.
Nessas datas é típico observar um aumento na quantidade de campanhas
publicitárias não apenas do varejo, mas também dos Shoppings
Centers, das marcas da indústria bem como de serviços atrelados ao
consumo, como financiamentos por exemplo.
Não é incomum verificarmos também anúncios de produtos com valores
agregados mais altos, como móveis e automóveis, pois algumas pessoas
aguardam essas datas para presentear com esse tipo de item, ou
mesmo, para uma auto-indulgência.
No Dia dos pais, além dos produtos citados acima, também foi
verificado aumento no consumo de itens como celulares, perfumes,
ferramentas, relógios, GPS e notebooks, o que era esperado, pela
sinergia desses artigos com o universo masculino. Embora, tudo
dependa obviamente do “bolso” de cada um!
No período entre abril e maio verificou-se, também em estudo da
Ipsos, um aumento na renda disponível, nos gastos essenciais e
não-essenciais, detectando que os gastos com supermercados também
cresceram, e foi verificado que os consumidores pouparam mais e se
endividaram mais. Em itens da linha branca, houve destaque para
aquisições de fogões e máquinas de lavar e, na linha marrom, o
destaque foi para o celular, nesse caso, pode-se inferir que se
deveu à proximidade do Dia das mães.
As áreas de marketing das empresas devem estar sempre atentas a
esses períodos de alta sazonalidade, para não perderem a
oportunidade de obter um bom acréscimo em suas vendas. No caso do
varejo, por exemplo, devem procurar adequar seus preços ao mercado,
ajustar seus estoques para que não ocorra falta de produtos, o que
gera grande frustração nos consumidores, bem como divulgar suas
ofertas e promoções de maneira adequada ao seu público-alvo e também
de acordo com o seu orçamento.
No caso dos fabricantes, seu trabalho na construção de marcas é
sempre muito importante e complementa o esforço feito pelo varejo
nesses momentos, pois facilita o processo de escolha pelo consumidor
até mesmo antes de ele chegar ao ponto de venda.
No caso das empresas que dão suporte ao consumo, como as financeiras
e aquelas de serviços de apoio ao crédito, por exemplo, o ajuste
nesses períodos deve ser focado nas equipes de atendimento, para
acelerar o processo de obtenção de crédito, que é o grande
impulsionador do consumo nos dias atuais nesse país.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston.É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi