Treinando equipes, vivenciando experiências
Por Rafael Sittoni Goelzer
28/02/2012

O processo de treinamento de equipes exige paciência e foco em resultados. Para estimular funcionários a atingir os objetivos não basta apresentar gráficos e tabelas. Uma alternativa para desenvolver competências e motivar a equipe são os treinamentos vivenciais: modalidade que tira os profissionais do ambiente formal de trabalho e os leva para espaços onde possam vivenciar experiências diferenciadas com seus colegas.

Imersos em desafios e superação de limites, esse tipo de treinamento capacita e qualifica os profissionais. A Quinta da Estância Grande oferece o programa Dinâmicas Vivenciais e Atividades Cooperativas, que inova ao trabalhar em ambiente rural conceitos de liderança, trabalho em equipe, planejamento e motivação nas organizações. São treinamentos exclusivos que fornecem capacitação para atingir os objetivos singulares de cada empresa, permitindo explorar outros universos pessoais e profissionais de cada funcionário.

Trabalhar as relações interpessoais e de equipe são tarefas delicadas, porém necessárias para o sucesso empresarial. Competências pessoais bem desenvolvidas formam equipes de trabalho produtivas que, por sua vez, correspondem à melhores resultados. Momentos e espaços fora do ambiente formal e conduzidos por profissionais experientes contribuem para que situações improdutivas entre colegas possam ser resolvidas com facilidade.

Aliando a infraestrutura de atividades ao ar livre, o permanente contato com a natureza e o acompanhamento por uma equipe capacitada para acompanhar, processar e elaborar as questões pertinentes, o projeto Dinâmicas Vivenciais e Atividades Cooperativas desenvolve competências como trabalho em equipes, liderança, comunicação, clima organizacional, motivação, confiança, estratégia, criatividade, concentração, organização, cooperação, comprometimento, auto-análise, auto-percepção, aprimoramento de habilidades coordenativas, aumento da flexibilidade nas relações, atitudes pró-ativas, melhora do desempenho funcional, foco e atenção.

As dinâmicas vivenciais estimulam o desenvolvimento de profissionais de todos os ramos, pois trabalha na construção e aprimoramento das competências pessoais de cada participante, buscando a valorização dos recursos internos e intelectuais de cada profissional.

Rafael Sittoni Goelzer é diretor da Fazenda Quinta da Estância Grande, em Viamão/RS