Twitter: Coisas Certas e Erradas que podemos fazer com ele.
Por Mayko Franceschi
28/04/2010

Muitos artigos falam sobre o Twitter. Ele já virou sucesso total em nosso país, e cada vez mais, empresas estão investindo pesadamente nas mídias sociais (apesar desse número ainda ser baixo).

No meu blog eu ainda não havia escrito sobre o tema. É que sempre gosto de analisar “friamente” (sem estar no calor da moda) uma ferramenta ou estratégia e depois escrever sobre ela.

Outro motivo é que tenho visto milhões de artigos repetitivos escritos pelas mesmas pessoas. Particularmente, não gosto disso. Gosto de variar sobre assuntos dentro de um mesmo ponto. Esse é um dos motivos pelo quais meus artigos são semanais. Eu não gosto de repetição, e penso que vocês também devem pensar assim.

Lembrando que falo aqui do Twitter para uso empresarial, nos negócios. Penso eu que, para uso pessoal, cada um faz o que quer. Não é esse o segredo do sucesso das mídias sociais?

Vamos ao que interessa. Coisas que devemos fazer com o Twitter e coisas que não devemos fazer.
Coisas que devemos fazer com o Twitter

Estabelecer um ele de ligação com os clientes

De oportunidade para as pessoas falarem. Deixa os clientes discutirem assuntos relacionados à empresa. Conheça-os mais a fundo e, principalmente, faça contato com aqueles que não são freqüentadores assíduos de seu site ou blog.

Escute

Esteja sempre por dentro de conversas sobre assuntos relacionados à empresa. Fique muito feliz com os elogios recebidos, mas de mais atenção as críticas. Saiba digeri-las e utilizá-las para melhorar seu produto/serviço ou estreitar e transformar esse cliente antes insatisfeito num cliente impressionado com sua atenção a reclamação realizada por ele.

Outro ponto importante: pergunte. Utilize o Twitter para realizar questionamentos e pesquisas. Utilize o material para melhorar o desempenho da empresa.

Torne a empresa “humana”

Mostre que, diferentemente de calls centers, não são “robôs humanos” que estão respondendo do outro lado. Mostre-se “mais um” da turma.

Participe falando tanto das coisas boas quanto das ruins. Mostre que é uma empresa que se preocupa com tudo.

Informar

A função de informativo é uma das mais interessantes do Twitter. Ele pode ser uma extensão de seu blog, um auxílio ao seu cliente e um educador. Tudo isso em tempo real.

Você também pode informar ao vivo sobre eventos ao qual sua empresa está participando.

Promoções

Quem não curte as promoções pelo Twitter? Eu mesmo participo de várias. Ele é uma poderosa ferramenta para atrair novos clientes e fortalecer o nome da marca; ou como canal para encontros de clientes e reuniões.

Ele também um poderoso meio de inserção de ações virais. Utilize adequadamente e você terá ótimos resultados para essa técnica.
Coisas que não devemos fazer no Twitter

Lentidão na resposta

Por favor, responda rápido aos seus clientes. Essa é a intenção de se usar o Twitter. Do contrário, ele teria lhe enviado um e-mail.

Não sobrecarregue seus seguidores

Nossa como isso é chato! Eu mesmo sigo uma conhecida consultora de marketing que envia uns 20 Tweets por dia sobre ações de marketing digital Pode até ser uma área cheia de novidades, mas a maioria fala sobre as mesmas coisas. Você tem tempo para ler 20 artigos num dia?

Foque no que for mais interessante para seu público. Se 10 artigos falam sobre mídias sociais e 8 sobre Twitter, mande apenas o mais relevante. Eu penso assim.

Seja imparcial

Toda empresa adora mandar um RT quando a mensagem é algo do tipo “Nunca fui tão bem atendido como pela XXX”. Agora, quando o Tweet detona a empresa, ninguém quer falar nada.

Não faça isso. É melhor participar da conversa e tentar resolver a questão, sempre com muita disponibilidade.

Não vá falar bobagens

Lembre-se quê seus seguidores têm suas escolhas e vidas. Você pode ter até sua opinião, mas, dependo do que for, guarde-a para você. Não vá falar que time XXX é uma piiiiiiiiii (mesmo que você ache isso), sendo que a empresa que você trabalha patrocina a tal da piiiiiiiiiiiiii.

Bom, basicamente é isso pessoal. Essas regras enquadram as atitudes que uma empresa deve ter ao aderir ao mundo Twetteiro. Esqueci de algo? Contribua com seus comentários. Eles são muito precisos para mim!

*Baseado no ótimo material “Tudo que você precisa saber sobre o Twitter (você já aprendeu numa mesa de bar)”.

Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8 anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1 unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado. www.magoweb.com/cg