Vendas com Links Patrocinados GOOGLE
Por Pedro Mizcci Majeau
20/03/2010
"Os exercícios de prospecção funcionam como meio de atingir dois
objetivos: O primeiro é preparar os atores na indústria para aproveitar
ou enfrentar oportunidades ou ameaças futuras. O segundo objetivo é
desencadear um processo de construção de um futuro desejável.”
Trechos dos conceitos e práticas da Prospecção Tecnológica
Colaboradores: Caruso, L.A.; tigre, P. B.
Modelo SENAI de Prospecção: Documento Metodológico
Montevideo. OIT/CINTERFOR. 2004
David Kupfer e Paulo Tigre
Divulgado pelo Instituto de Economia da UFRJ – Universidade Federal do
Rio de Janeiro
Prospectar é um verbo flexionado há séculos nas atividades de mineração
- exploração de minérios - e outros campos da Geologia como Geofísica,
Geoquímica, etc. e conforme os avanços tecnológicos e o conhecimento das
dinâmicas da natureza mais recentemente o Geoprocessamento e a
Astrogeologia.
E visto a similaridade de ações da mineração com o planejamento,
detecção e exploração de "jazidas de negócios", o verbo prospectar foi
transportado para o universo de vendas.
Assim como já ocorre com outros termos da ciência como o estresse em
física que é usado para o estresse humano. Também para outros campos de
conhecimento como o da tecnologia dá-se o nome de prospecção
tecnológica, estas já em estágios avançados de conceitos e práticas que
em muito a área de vendas pode aproveitar-se de seus fundamentos e
metodologias principalmente para a inteligência competitiva, para o
planejamento de vendas e a efetiva prática de prospectar mercado,
negócios e clientes.
Ainda hoje muitas empresas usam estratégias de prospecção onde colocam
sua força de vendas para ir atrás do cliente, após a inteligência de
marketing planejar ações e mapear regiões ou segmentos. Digo “ainda
hoje” para a ação de “ir atrás do cliente”, pois conforme em artigo
anterior, já comentei sobre as mudanças do fluxo dos pólos
mercadológicos, onde o fluxo está invertendo rapidamente para o cliente
ir atrás da empresa!
A evolução das melhores práticas das várias etapas de vendas, incluso
aqui a etapa de prospectar, vem sofrendo mudanças periodicamente, desde
a época em que o cliente dependia das empresas principalmente nas
primeiras décadas do século XX até os dias de hoje onde são as empresas
que dependem de clientes; com raras exceções onde há falta de opções e
os clientes ainda acabam por depender de uma ou outra empresa, notamos
isto, por exemplo, no mercado de telefonia fixa ou de banda larga.
Assim cada vez mais torna-se imperioso a implantação de métodos eficazes
para prospectar clientes. Alguns dos modelos ainda praticados já se
esgotaram, principalmente pelo uso de mídias sem métricas rastreáveis ou
pelo desuso ou desconhecimento pelos gestores de marketing e vendas das
dinâmicas do mundo virtual, ou, pela “amarração” dos pagamentos para as
agências serem vinculados a um percentual da verba publicitária, ou pela
falta de resultados gerados, etc. Mas isto tudo está em transformação
principalmente por dois motivos:
A - Crescimento de uma nova forma de publicidade, o Link Patrocinado. No
Brasil esta publicidade é dominada pelo produto Adwords do Google.
B – Resultados mais lucrativos com o uso estratégico dos links
patrocinados, sendo possível rastrear todas as etapas de marketing e
vendas! Exemplos de métricas, custos e resultados:
Sobre métricas: Nas principais mídias tradicionais para quantas pessoas
uma publicidade é exposta? Só sabemos a reposta por amostragem de
audiência. Com os links patrocinados sabemos EXATAMENTE até a casa da
unidade, para quantas pessoas uma publicidade está sendo exposta ou foi
exposta.
Sobre custos: Como pagamos a publicidade? Nas mídias tradicionais,
paga-se pelo uso do espaço. Com os Links Patrocinados a exposição é
grátis! Pagamos apenas se o potencial cliente entrar no “seu
estabelecimento” sendo ele um website ou uma loja virtual.
Sobre resultados: Quando seu material publicitário está veiculando nas
mídias tradicionais, como você pode intervir em tempo real para melhores
respostas de mercado? Com raras exceções como é o caso da Polishop com
vendas pela TV, depois que o material publicitário foi para as mídias e
os primeiros resultados não foram os esperados praticamente nosso
dinheiro VIROU PÓ, nos consolamos algumas vezes quando ouvimos que pelo
menos que mercado teve contato com o nome da nossa empresa. Com os links
patrocinados, já com os primeiros minutos de campanha, temos amostragem
de resposta de mercado para reagir imediatamente quanto à mudança de uma
página web, mudança de um vídeo online, ajustes quanto ao nicho de
mercado, ajustes na chamada publicitária, ajustes na gestão da campanha
de marketing, ou pelo contrário, conforme os primeiros resultados já
reforçar o direcionamento da verba publicitária para os pontos que estão
gerando mais resultados para a empresa. Indo além, temos o controle não
apenas no que gera exposição da marca, podemos rastrear e identificar
que ação específica está gerando vendas e a “ecologia econômica e
financeira” do processo de captação de novos negócios ou novos clientes.
Quando falamos em “ecologia econômica e financeira”, dizemos que os
resultados auferidos para prospectar potenciais clientes conferem
lucratividade quando fechado um ciclo do processo de publicidade para
prospectar e a efetiva venda ou vendas. Onde o percentual incluso na
composição do preço de vendas do produto ou serviço paga todo o
investimento de criação e veiculação da campanha de marketing para
prospectar novos clientes e paga toda a logística de vendas pelo volume
de novas vendas geradas dentro de um ciclo comercial. Aí entendemos que
ocorreu lucratividade, pois consumiu apenas a verba específica de
publicidade já inclusa na solução vendida. Por exemplo: Uma empresa
deseja 100 novos clientes e dispara ações para prospectar clientes.
Ações estas que incluem a verba publicitária proporcional ao volume
desejado de novos clientes que já foram computados na composição do
preço de venda do produto ou serviço. Se esta ação para prospectar capta
90 clientes, provavelmente comeu parte dos lucros; se esta ação capta
somente 50 clientes, provavelmente obteve prejuízos, tornando o processo
insustentável.
A sustentabilidade da “ecologia econômica e financeira” proporciona a
continuidade por tempo indeterminado do ato de prospectar novos
clientes, promovendo assim o crescimento contínuo da organização. E para
tanto, estar no controle das métricas é imperioso!
Como somente os links patrocinados permitem a obtenção de todas as
métricas de uma campanha de marketing e vendas, este recurso é altamente
recomendado para prospectar novos clientes, negócios ou mercados.
Então os links Patrocinados Google são a "salvação da lavoura" quando
desejamos mais resultados com ações para prospectar em vendas?
Como qualquer recurso, os Links Patrocinados Google devem ser geridos
profissionalmente. Os Links Patrocinados Google, olhando-o como recurso,
assim como dinheiro e o aço, ele não é bom nem ruim, ele não gera
felicidade ou tristeza, ele não faz por você o que lhe compete. O aço
que pode compor uma lâmina de um bisturi pode salvar vidas, como o aço
de uma navalha pode levar vidas. O dinheiro usado num empreendimento
pode construir impérios organizacionais, como pode também ser alvo de
subornos e assassinatos, sendo apenas recursos.
Assim, somente o uso estratégico dos links patrocinados traz resultados
superiores em vendas. O que avaliamos aqui é que os Links Patrocinados
Google possuem diferenciais, vantagens e benefícios, principalmente
quando precisamos aumentar a lucratividade a começar com processos mais
eficazes de prospectar clientes e conquistar resultados de vendas que
serão multiplicados quando especificamente tratarmos de vendas
consultivas.
Se os gestores de marketing e vendas de uma empresa ainda incentivam a
prática da prospecção arqueológica de clientes, então, terão que passar
por um processo de capacitação em vendas para a conversão dos prospectos
oriundos dos Links Patrocinados Google em clientes e a devida orientação
de sua equipe comercial.
Sobre Prospecção Arqueológica e as vendas
Outro campo da ciência que usa muito a prospecção é a arqueologia. Na
prospecção arqueológica há métodos de busca e localização, que quando
aplicada a ciência social, pode identificar e entender os vestígios de
sociedades extintas.
Por vezes, profissionais podem ser pegos atuando na área comercial com
prospecção arqueológica de potenciais clientes que um dia até foram
pré-qualificados para seus produtos e serviços, mas já não são mais,
provavelmente hoje possuem outras necessidades que não tem mais como
supri-las com os produtos e serviços disponibilizados pela empresa! ...
CUIDADO!!!
Urge de tempos em tempos fazermos reflexões sobre onde investimos nosso
tempo, inteligência, energia e dinheiro quanto a nossas atividades de
prospectar clientes e negócios!
Será que de vez em quando não nos envolvemos com "prospecção
arqueológica" de negócios? Será que no passado nos ancoramos
emocionalmente num determinado mercado que com o passar do tempo deixou
de possuir o nosso público alvo qualificado? Será que estamos
acompanhando a evolução do mercado e suas dinâmicas, da tecnologia e do
comportamento humano?
A não ser que vendamos especificamente serviços de prospecção
arqueológica, aí sim, os Links Patrocinados Google podem contribuir para
prospectar potenciais clientes.
Agora, se nossas práticas de vendas é que são jurássicas certamente nem
vamos querer saber sobre os Links Patrocinados Google.
Conclusão
Equipes comerciais com práticas jurássicas de vendas não têm como melhor
aproveitar os Links Patrocinados Google, pois este recurso potencializa
as estratégias usadas. Se as estratégias não permitem conversões
rentáveis seja por qual motivo for, neste caso apenas estaríamos
piorando o problema captando contatos de prospectos que terão baixa
eficiência de conversão.
Sendo viscerais para uma empresa as ações de prospectar potenciais
clientes; as equipes comerciais em muito podem melhorar esta etapa nas
práticas de vendas implementando novos métodos como os já praticados
pela prospecção tecnológica e somado a isto potencializando seus
resultados com o uso dos Links Patrocinados Google.
Como mencionado no artigo anterior, por fim, links patrocinados, Google,
web site, marketing, vendas, softwares, etc. tratam-se senão de pessoas!
Para a conquista de resultados superiores precisamos conhecer de gente,
seus anseios, suas necessidades, seus comportamentos, sua psicologia, e
descobrir como usar os recursos disponíveis para penetrar neste universo
humano e colocar suas soluções que na ótica destas pessoas sejam algo
que vai resolver a vida delas!
Você conhece alguma empresa que desenvolve comunicação estratégica web
para outras empresas, especializada em Prospecção de Novos Clientes, que
presta consultoria para agregar valor a sua solução, gerando
diferencial? Uma empresa que arquiteta estratégias de marketing para
atrair estes novos clientes rentáveis? Alguma empresa com metodologia
exclusiva e especializada em WEB com vivência de resultados positivos
extraordinários junto a vários segmentos de mercado para contribuir com
sua organização neste desafio de aumentar seu faturamento e/ou
rentabilidade?
Pedro Mizcci Majeau é Web Marketer da Negócios de Valor -
www.negocios-de-valor.com/artigos_sobre_clientes.asp