Vendedor Nasce Pronto?
Por André Vinicius
22/07/2010

Você acredita que o vendedor nasce pronto? Ouvimos todos os dias esta afirmação quando nos deparamos com determinados profissionais que parecem ter o dom para vender aos outros. Tal poder de convencimento acaba por lhes conceder o título de “vendedor nato”. Mas até que ponto isto é verdade?

E se eu fizesse a mesma pergunta sobre um profissional da área de saúde. Você acredita que “médico” nasce pronto? A resposta é um pouco delicada porque este profissional terá que se preparar por anos para que possa lidar com a saúde das pessoas. Então por que vendedor nasce pronto?

Esta profissão que era tida como uma alternativa para quem não conseguiu ser “outra coisa”, hoje possui um alto grau de respeito e exigência de conhecimento aprofundado. É necessário muito mais do que lábia para ser um excepcional vendedor. A preparação deve ser muito forte para lidar com o conhecimento técnico do produto e serviço aliado a psicologia no relacionamento com o cliente.

E muito desta bagagem só se adquire com as experiências do dia-a-dia. A escola da vida é complemento da cadeira universitária, da boa leitura, das técnicas de vendas e do relacionamento diário com outros profissionais e clientes.

Então acredito que o profissional de vendas não nasce pronto e todos nós temos capacidade para desenvolver esta atividade. Claro que alguns possuem características mais presentes tais como a comunicação e poder de persuasão, mas creio que todos nós podemos desenvolver estas características para que possamos seguir nesta maravilhosa profissão.

André Vinícius é consultor, professor e palestrante em temas abordando o desenvolvimento empresarial, pessoal e marketing digital. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com. Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com Siga-me no twitter: @professorandre