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5 Passos para construir uma estratégia de mídia social vencedora
05/02/2022

A estratégia de mídia social é o plano de comunicação da sua marca para atingir seus objetivos comerciais. Esses são os maiores objetivos de marketing de mídia social para ajudar sua empresa a alcançar novos níveis.

O que é Estratégia de Mídia Social?

A estratégia de mídia social é o plano de comunicação da sua marca para atingir seus objetivos comerciais. Esses são os maiores objetivos de marketing de mídia social para ajudar sua empresa a alcançar novos níveis. Você deve levá-los em consideração. Você deve segmentar a plataforma de mídia social correta para atingir o público-alvo para uma estratégia de mídia social eficiente. Ele também permite que você aprenda qual é o conteúdo e os desejos do seu público. Esse método pode ajudar a estabelecer uma boa reputação de marca, abordando as preocupações do consumidor e alcançando os objetivos da empresa.

Por que a estratégia de marketing de mídia social é tão importante?

As marcas devem estar de cabeça para baixo com respostas rápidas às mídias sociais. Um comentário ruim ou um tweet negativo nas redes sociais pode arruinar a reputação da sua marca. Isso oferece uma grande oportunidade para seus concorrentes

Para evitar tal circunstância, a estratégia de mídia social mantém a marca à altura da tarefa e não deixa desculpas para qualquer tipo de reclamação dos clientes. Muito poucas das muitas agências de mídia social e equipes internas de mídia social são capazes de implementar uma estratégia bem planejada que entenda os clientes e aja instantaneamente.

Uma boa estratégia de mídia social às vezes pode salvar uma marca. Quando a Nestlé Maggi foi banida em 2015, a empresa recorreu às mídias sociais. A marca respondeu a todos os comentários e perguntas desfavoráveis dos clientes e manteve uma frente firme afirmando que Maggi não tem MSG adicional. A Nestlé Maggi mais uma vez conquistou o coração dos indianos ao se dirigir a eles e se comunicar com eles nas mídias sociais.

Passos para criar uma estratégia de mídia social

1) Conheça seu propósito

Antes de criar uma campanha ou desenvolver uma estratégia de mídia social, considere o que você quer que sua marca ganhe com isso. É reconhecimento de marca?

É para empurrar as vendas?

É para gerar novos leads?

É para ganhar mais seguidores?

Gerar tráfego para seu site?

Suponha que você deseja expandir as pegadas do seu site por meio das mídias sociais. Quais são seus planos? A solução é direcionar usuários ou clientes para seu site através de suas redes sociais. Você pode fazer isso realizando um concurso de mídia social que direcione os participantes para o site ou informando o público sobre descontos e ofertas que só podem ser resgatados no site.

Esse método potencializou o contato da marca com seus seguidores nas redes sociais e, ao mesmo tempo, impulsionou as vendas para o site. Um plano de mídia social bem executado com um objetivo de campanha claro pode fazer maravilhas para uma marca.

2) Conheça seu público-alvo

Se sua empresa vende veículos e mercados de luxo de alto nível para pessoas de classe média baixa no Facebook, sua estratégia é um fracasso completo. O mercado-alvo ideal do carro seriam empresários ricos. Eles têm o dinheiro e o desejo de comprar o carro.

Use o modelo Valor, Atitudes e Estilo de vida para determinar que tipo de público é mais adequado para sua categoria de produto. Ele ajuda você a conhecer a principal motivação dos consumidores por trás da compra de coisas. Além de analisar o comportamento do consumidor, também ajuda a entender a demografia do consumidor, como idade, renda, gênero, posição social e assim por diante.

Você pode simplesmente vencer a concorrência se entender o comportamento do seu público-alvo. Você pode aprender o seguinte através de pesquisas sobre seu público-alvo:

Quais clientes você está perdendo?

Quais plataformas de mídia social eles usam?

Eles podem se tornar seu público-alvo?

Crie uma estratégia de mídia social para redirecionar o público de seus concorrentes para sua marca.

3) Conheça seu público nas redes sociais

Suponha que você é uma empresa que vende agarbattis. Seu público-alvo principal são donas de casa na faixa dos 30 anos ou mais, e o Facebook é a principal plataforma de promoção. Se você promover agarbattis no Twitter, não verá um aumento nas vendas porque seu público-alvo não está lá no Twitter. Ao determinar seu público-alvo, você também deve determinar quais plataformas de mídia social eles usam e por quê.

Além disso, nem todo conteúdo é apropriado para todas as plataformas. Por exemplo, suponha que você venda um produto que requer muitas instruções. Você não pode promover a marca no Twitter por causa da restrição de caracteres de 250. E-mail marketing ou Facebook podem ser usados para manter o interesse do espectador por tais informações.

Conteúdos curtos e transitórios, que não são necessários a longo prazo, podem ser postados usando a função de história de 24 horas do Instagram. Além disso, como a atenção das pessoas no Instagram é extremamente curta, o conteúdo deve ser rápido e incomum para ser memorável.

Fora isso, você também deve ver:

Qual plataforma fornece o maior número de taxas de conversão ou cliques?

Analise seus concorrentes e verifique qual plataforma eles usam?

Use a plataforma de mídia social certa para tornar seu conteúdo memorável.

4) Conteúdo relevante

Se você publicar conteúdo desatualizado com seu público, eles não conhecerão a marca ou ficarão desinteressados por ela. Você deve se manter atualizado com as tendências e incorporá-las ao seu material.

5) Execução e Avaliação:

Fique de olho em seu plano de mídia social o tempo todo quando ele estiver sendo implementado.

Confira as brechas.

Veja se alguma retificação pode ser feita no meio da campanha em andamento?

Qual plataforma recebe mais atenção?

Qual conteúdo o público gosta?

Existe algum feedback negativo?

Crie e faça curadoria de conteúdo envolvente.


 


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