Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 

6 maneiras de usar QR Codes em Marketing
06/02/2022

Quando se trata de marketing, os códigos QR permitem que você compartilhe todas as formas de dados. Seus clientes podem escanear o código e ter acesso a todos os dados vinculados ao código. De links de sites e páginas de destino a números de telefone e contato por e-mail, você pode integrar todos os tipos de informações necessárias para otimizar seus esforços de marketing

Aprenda como incluir QR Codes em suas campanhas de marketing.

A evolução dos códigos QR merece uma apreciação especial.

Quem pensou que esses códigos de barras ligeiramente evoluídos se tornariam a pedra angular do marketing para pequenas empresas. Agora, os códigos QR estão sendo usados não apenas como um sistema de pagamento, mas também como uma ferramenta de marketing completa.

Você pode integrar enormes quantidades de dados em um pequeno código, e os usuários podem acessar esses dados em segundos, varrendo o núcleo.

Neste post, vamos nos aprofundar em como pequenas e médias empresas podem usar códigos QR para marketing.

Por que usar códigos QR para marketing?
Para quem não sabe, um código QR é um código de barras moderno que armazena uma ampla gama de informações. Você pode vincular um código de barras a qualquer destino online: um site, perfil de mídia social, página de produto, página de destino e muito mais.

Quando alguém digitaliza um código QR, é direcionado para o destino do código, geralmente por meio do navegador da Internet.

Agora vem a pergunta, por que você deve usar códigos QR para marketing?

Bem, as razões são inúmeras. Você pode usá-los para aceitar pagamentos digitais instantaneamente. Você pode direcionar seus clientes para seu site usando códigos QR. Eles também podem ser usados para promover descontos e ofertas.

Mas, em poucas palavras, o objetivo dos códigos QR é preencher a lacuna entre o marketing online e offline.

Vamos entender isso com um exemplo.

Você é uma empresa de varejo local que vende bens de consumo. Você está presente na região há quase uma década e os consumidores o veem como uma empresa confiável e confiável. Mas devido ao COVID-19, as pessoas deixaram de vir à loja.

Ao mesmo tempo, o varejo online está em ascensão. Mais pessoas estão encomendando produtos online. Para responder a essa mudança de paradigma, você decide começar a vender online.

Você configura um site de comércio eletrônico e alças de mídia social. Mas o próximo obstáculo é fazer com que as pessoas venham ao seu site e comprem de você.

O SEO está se tornando altamente competitivo, então pode levar vários meses até que seu site comece a ser classificado nas SERPs. Você pode tentar anúncios pagos em mecanismos de pesquisa e mídias sociais, mas a execução de campanhas publicitárias é bastante cara. E em um momento de recessão, você gostaria de economizar dinheiro.

Aqui é onde os códigos QR podem ajudar.

O número de passos para sua loja poderia ter diminuído, mas não teria parado completamente. Deve haver alguns consumidores chegando à sua loja.

Dentro da loja, você pode colocar cartazes e banners mostrando que está vendendo online. Inclua um código QR nos banners que levam diretamente ao seu site ou perfis de mídia social.

Seus clientes podem escanear o código e acessar seu site. Na próxima vez que eles quiserem comprar de você, eles poderão fazer um pedido on-line.

Você também pode veicular anúncios de jornal mostrando que agora está disponível online. Inclua o código QR junto com o anúncio, para que seus clientes possam digitalizar instantaneamente o código e acessar seu site.

As seis principais maneiras de usar códigos QR para marketing
Acabamos de discutir o exemplo de como uma empresa de varejo em transição do varejo offline para o online pode usar códigos QR. Mas isso é apenas o começo.

As empresas podem usar um gerador de código QR com logotipo para aprimorar seus esforços de marketing de várias outras maneiras. Vamos discuti-los em detalhes.

1. Leve os clientes a um site ou página de destino
Conforme discutido no exemplo de varejo, você pode vincular códigos QR ao seu site ou página de destino. Dessa forma, sempre que um cliente digitalizar o código, ele será direcionado para a página.

Várias oportunidades estão disponíveis quando se trata de vincular links da Web a códigos QR. O primeiro é, obviamente, o site da sua empresa. Os clientes podem escanear o código e acessar a página inicial do seu site.

Você também pode vincular o código a uma página de produto específica. Digamos que você esteja executando uma oferta especial em um par de tênis Adidas, e a oferta se aplica apenas a compras online.

Para promover esta oferta, você pode colocar um grande pôster do lado de fora de sua loja, mostrando que os tênis Adidas estão com um desconto especial se comprados online. Para facilitar a compra, você pode incluir um código QR no pôster, que seus clientes podem digitalizar para chegar diretamente na página do produto.

2. Ligue para um número
Apesar de vivermos em uma era de mensagens instantâneas e chats ao vivo, nada pode substituir a qualidade de uma conversa telefônica. Na verdade, os clientes preferem marcas que podem ser abordadas por telefone.

Pergunte a si mesmo. Você prefere comprar algo de uma loja que não tenha um número de telefone ou de uma loja que tenha um número de telefone?

Talvez um produto tenha algum problema e você queira confirmar se ele pode ser substituído ou não. Se não houver suporte por telefone, você precisará dirigir até a loja para descobrir o que fazer com o produto danificado. Se o suporte por telefone estiver disponível, tudo o que você precisa fazer é ligar e discutir a solução com o suporte ao cliente.

Mas aqui está outro problema.

Se você divulgar seu número de telefone em público, ele ficará visível para todos, incluindo aqueles que não são seus clientes. Você pode receber muitas chamadas e mensagens de spam. Por esse motivo, muitas empresas não divulgam seu número de telefone para ninguém.

Você pode resolver esse obstáculo vinculando seu número de telefone a um código QR. Em vez de divulgar seu número de telefone publicamente, você pode vinculá-lo a um código QR e incluir o código na fatura ou na embalagem do produto.

Se seus clientes precisarem entrar em contato com você, eles poderão escanear o código e discar o número de telefone da sua empresa. Usando códigos QR de número de telefone, você pode garantir que apenas seus clientes possam ligar para você.

3. Envie um e-mail ou mensagem
Se você não tiver os recursos para oferecer suporte por telefone, também poderá usar e-mail, chat ao vivo ou mensagem de texto para interagir com seus clientes. Mas, assim como o número de telefone, compartilhar seu e-mail e outras informações de contato pode ser um convite para spammers.

Você pode resolver esse problema vinculando suas informações de contato aos códigos QR. Quando os clientes digitalizam o código, eles são direcionados para e-mail, chat ao vivo ou qualquer outra forma de comunicação conforme sua escolha.

4. Promova sua página de mídia social
A presença social é fundamental no mundo digital de hoje. Os consumidores estão usando as mídias sociais não apenas como um lugar para interagir com seus amigos, mas também como um canal para interagir com as marcas.

Ter uma presença nas mídias sociais permitirá que você fique em contato com seus clientes. Você pode compartilhar novas ofertas e promoções e incentivar seus clientes a comprar de você. Ao mesmo tempo, você também pode usar as mídias sociais como um canal de atendimento ao cliente para solucionar dúvidas e coletar feedback.

Mas os clientes realmente não têm tempo para abrir sua conta de mídia social, pesquisar sua empresa e segui-lo. Você pode encurtar essa jornada vinculando um código QR à sua conta de mídia social.

5. Baixe aplicativos
A ascensão do comércio móvel não é mais um mistério. Estudos sugerem que o comércio móvel pode ultrapassar as vendas de desktops até 2025.

Para as empresas, isso indica uma necessidade repentina de vendas móveis. Mas mesmo se você desenvolver um aplicativo de comércio móvel, seria necessário um trabalho significativo para incentivar as pessoas a baixá-lo.

Uma maneira de aumentar os downloads de aplicativos é promovê-lo em sua loja. Você pode colocar um código QR vinculado ao seu aplicativo móvel. Portanto, seus usuários podem escanear o código e baixar o aplicativo.

6. Compartilhar a localização da loja
Os mapas podem ser complicados. Existem vários pontos e locais com o mesmo nome na mesma cidade. Você certamente não quer que seus clientes procurem por você e acabem comprando em outro lugar.

Você pode fornecer seu endereço exato aos clientes por meio de um código QR. Quando um cliente digitalizar o código, ele será redirecionado ao modo de navegação para sua loja.

Você pode compartilhar este código com anúncios de exibição e impressão. Se você tiver vários locais na cidade, também poderá colocar um código QR para todos os sites da sua própria loja.

Empacotando
Quando se trata de marketing, os códigos QR permitem que você compartilhe todas as formas de dados. Seus clientes podem escanear o código e ter acesso a todos os dados vinculados ao código. De links de sites e páginas de destino a números de telefone e contato por e-mail, você pode integrar todos os tipos de informações necessárias para otimizar seus esforços de marketing.


 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade