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8 perguntas que você deve fazer a uma agência de publicidade antes de contratá-la
28/02/2022


Aqui, sem nenhuma ordem específica de importância, estão algumas perguntas que toda empresa pode fazer durante o processo de contratação:

1. Quais resultados comprovados eles têm de clientes anteriores?

Campanhas de sucesso anteriores são um bom indicador de como essa publicidade atingiu os consumidores usando diferentes táticas e medidas. Resultados comprovados específicos do setor são uma ótima maneira de ver o sucesso passado de uma agência de publicidade, desde que não esteja trabalhando com concorrentes diretos. Uma empresa também pode pedir para ver referências e depoimentos de clientes existentes.

2. Como a agência de publicidade medirá seu sucesso?

Qualquer agência que valha seu peso precisa demonstrar como medirá o sucesso e o ROI do orçamento de marketing que recebe. Os números devem mostrar o aumento de vendas, leads, clientes e receita.

3. O que mais a agência pode fazer?

A agência precisará terceirizar para outras agências para redação, vídeo, SEO, marketing digital, relações públicas, web design e assim por diante. É uma pergunta essencial porque é uma forma de descobrir se a agência tem mais pontos fortes em uma determinada área e pontos fracos em outras áreas.

É também uma forma de saber se alguma parte do projeto será terceirizada e, se for o caso, como isso será gerenciado?

4. A agência se encaixa com a empresa e sua cultura de marca?

A relação entre a equipe de contas da agência de publicidade e a equipe interna deve ser estável. Tem de haver confiança mútua no conhecimento e experiência de ambos os lados. Isso é bem como uma compreensão da cultura e valores da empresa.

5. Com que frequência ocorrerão as reuniões?

Qualquer empresa que esteja pensando em contratar uma nova agência de publicidade vai querer que essa agência seja responsável e trabalhe duro por seu dinheiro. Em alguns casos, pode ser que as reuniões ocorram diariamente, digamos, se o relógio estiver correndo e o lançamento do produto estiver a apenas alguns dias. Outras vezes, pode ser que as reuniões sejam adiadas para um horário semanal mais tranquilo.

É essencial fazer essas perguntas para determinar quão responsável a agência de publicidade pretende ser e se ela pode atender às expectativas da empresa.

6. Como a agência acha que pode fazer as coisas de forma diferente da abordagem atual da empresa?

Há uma razão pela qual as empresas estão lançando suas redes para novas agências de publicidade. Eles querem uma nova abordagem com ideias modernas, de última geração e criativas. A agência de publicidade escolhida deve ser capaz de demonstrar uma nova abordagem e trazer para casa um alto ROI.

7. O que está incluído no retentor/taxa mensal?

Cada relacionamento é diferente. Isso se aplica tanto ao relacionamento que uma empresa tem com sua agência de publicidade. É importante perguntar qual trabalho faz parte do retentor/taxa mensal e o que não faz. Disputas sobre faturas durante uma campanha publicitária movimentada e lançamento de produtos correm o risco de turvar as águas.

8. Que exercícios estratégicos e de planejamento serão necessários para a agência se atualizar?

Como qualquer novo relacionamento, a empresa e a agência precisam se conhecer primeiro. Cada um terá que definir expectativas, gerenciamento de fluxo de trabalho e os elementos críticos do processo de aprovação.

Se uma agência de publicidade souber o que está fazendo, ela terá um processo estabelecido para colocar sua equipe e a equipe da empresa em dia desde o início. Pedir à agência de publicidade respostas baseadas em evidências é uma maneira de aprofundar a resposta a essa pergunta.

Encontrar a agência de publicidade certa não precisa ser uma experiência estressante. Pode ser uma experiência criativa e gratificante para qualquer empresa que queira trabalhar com uma agência de publicidade que adote uma abordagem criativa, honesta e colaborativa em seu trabalho.


 


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