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Atributos comuns de grandes marcas
14/02/2022

Quando você leu 'Grandes Marcas' no título, você tinha uma apresentação de slides em sua cabeça de todas as suas marcas favoritas ou das marcas que você acha que são as grandes e estão dominando o mercado? Se sim, então fique com essa apresentação de slides porque vamos levantar algumas questões e responder as mesmas sobre essas grandes marcas. Vamos dar um palpite e citar cinco dessas marcas - Apple, Google, Tesla, Nike e Starbucks.

Agora, surge a questão de que, se essas marcas têm atributos comuns, como há concorrência no mercado? Por que as pessoas preferem uma marca à outra? Por que uma marca está se saindo melhor que a outra, apesar de exibir traços comuns? A resposta é muito simples - eles fazem coisas semelhantes, mas de forma diferente. Ainda confuso? Vamos dividi-lo em 3 atributos comuns de grandes marcas e analisá-los individualmente.

Eles vendem experiências, não apenas os produtos

Não deve ser surpresa para você que não fazemos mais parte da era em que apenas destacamos os USPs e os benefícios dos produtos. O foco é mais para que as pessoas percebam a experiência e as emoções associadas ao produto e à marca. O objetivo é fazer com que as pessoas comprem o produto para encontrar a experiência que a marca está entregando.

Apesar do status atual da Nokia, vamos dar uma olhada em sua marca, seu slogan diz: "Conectando Pessoas". Até mesmo seu logotipo, assim como a imagem de abertura nos telefones, é de mãos de dois indivíduos avançando para um aperto de mão que também contém o significado de seu logotipo. Isso representa a ideia de aproximar as pessoas de seus produtos. As pessoas são influenciadas por essa emoção e pela ideia de se conectar com seus entes queridos a qualquer hora, em qualquer lugar. Assim, o cliente comprará seu produto por aproveitar essa experiência de se conectar com as pessoas.

Outro exemplo é o Airbnb que vive pelo slogan "Belong Anywhere". Ele não enfatiza apenas as casas ou propriedades, mas traz a idéia de viver em um lugar estrangeiro, mas sentindo que pertence a lá como se fosse sua própria casa. Ao se conectar em um nível emocional com os clientes, as marcas são capazes de preencher a lacuna da confiança e, portanto, beneficiam essas grandes marcas a longo prazo.

Eles são comunicadores

Cada um tem sua própria visão e mensagem e uma mensagem para apoiar. Grandes marcas tornaram-se tão grandes porque nunca deixaram de comunicar seus valores, opiniões e crenças aos seus clientes. Temos uma lista de três das maiores marcas do nosso tempo para provar que 'Comunicação é a chave'.

Nike, Puma, Reebok, as melhores do mercado lançaram seus videoclipes, o primeiro em 2016, os dois últimos em 2019. Esses videoclipes transmitiram a poderosa mensagem de transformar a ideia de mulher no esporte e incentivá-la a quebrar tudo os estereótipos da sociedade. Agora, uma coisa a notar aqui é que a mensagem que essas três marcas entregaram foi a mesma que foi o empoderamento das mulheres, mas o que também deve ser observado é que elas fizeram isso à sua maneira. Da Da Ding da Nike, Propah Lady da Puma e She Got Ree da Reebok, todos eles tinham a mensagem comum, mas os três vídeos tinham diferentes embaixadores da marca, um conjunto totalmente diferente de mulheres de diferentes idades e profissões tentando quebrar todos os tipos de estereótipos. É assim que grandes marcas que também são comunicadoras conseguiram ganhar espaço nesse competitivo.As agências de construção de marca também estão se nivelando para acompanhar a criatividade e a inovação do mercado.

Eles cumprem suas promessas

Vejamos algumas das promessas das grandes marcas.

A Apple promete criar seus produtos com base em ver o mundo de forma diferente.

O Walmart promete economizar o dinheiro das pessoas para que possam viver melhor.

Como essas duas principais marcas, todas as outras marcas do mercado têm sua declaração de promessa. Isso os ajuda a se conectar com seus clientes e fazê-los perceber que a marca tem tudo a ver com oferecer a melhor experiência. Apenas fazer promessas não é importante, alinhá-las com o mercado em mudança, a tecnologia e as preferências das pessoas também são igualmente importantes.

Quando você olhar para todas as marcas, você perceberá que elas com certeza são diferentes, mas seus fundamentos são exatamente os mesmos. E esses fundamentos são os pilares da marca que ajudam essas grandes marcas a se manterem fortes no mercado e entregar o melhor aos seus consumidores.




 


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