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Cinco mitos sobre segmentação de clientes
19/02/2022

Da próxima vez que você estiver em uma grande loja de departamentos, dê uma olhada ao redor e comece a pensar sobre o que é necessário para tornar cada um dos produtos que você vê bem-sucedidos para os negócios por trás deles. As chances são de que, para que algo chegasse às prateleiras das lojas, tivesse que haver uma pesquisa séria que levasse à sua criação, e não há dúvida de que a segmentação de clientes desempenhou um papel significativo na forma como a pesquisa foi organizada.

A segmentação de clientes é uma ferramenta que tem sido utilizada por empresas de todos os tamanhos há anos e, de vez em quando, diferentes agências de publicidade e marketing aparecem, gritando dos telhados que encontraram uma maneira de revolucionar a segmentação. Como seria de esperar, dezenas de empresas se animam e ouvem, optando por encontrar uma nova maneira de fazer com que seus dólares de publicidade e marketing cheguem mais longe do que todos os outros. Em última análise, porém, eles percebem que não houve revolução real para falar. Eles não apenas desperdiçaram dinheiro, como também perderam tempo, e esses são dois recursos que nenhuma empresa pode perder.

Então, como as empresas podem evitar cometer erros quando se trata de segmentação de clientes? Aqui estão alguns mitos sobre segmentação que chegaram ao éter e que precisam desaparecer:

Resultados da noite para o dia - As empresas de publicidade e marketing, como mencionado acima, às vezes tentam alegar que descobriram o segredo para transformar seus negócios em menos tempo do que nunca. Você não apenas obterá resultados rápidos, mas basicamente verá retornos em alta. Não. A segmentação de clientes tem tudo a ver com paciência e com a execução de um plano estratégico.

Dados são difíceis de obter - Se você não tentar obter dados, isso é verdade porque você não fez nada para obter dados. Caso contrário, os dados não são difíceis de obter. Existem vários graus na quantidade de dados que você pode obter, mas os dados são acessíveis a todas as empresas.

Dados Geracionais Cobrem Todas as Bases - Não necessariamente. A segmentação usa informações sobre grupos de indivíduos para ajudar a criar os segmentos em questão. Dito isso, esses grupos e os dados associados a eles podem e irão mudar. Escolher assumir qualquer coisa sobre um segmento em potencial é perigoso.

Conecte-se diretamente com cada indivíduo - Pode ser tentador pensar que a segmentação de clientes o levará a fazer uma conexão com uma pessoa e as agências o levarão a acreditar que isso é possível. A verdade é que, embora esse seja o objetivo, é provável que você tenha mais sorte concentrando-se no grupo de pessoas que compõem o segmento.

Tamanho único para todos - Se você está no negócio há tempo suficiente, já sabe que não há uma maneira única de fazer as coisas, portanto, acreditar que a segmentação de clientes tem tudo a ver com "tamanho único" não é bom.

Qualquer empresa que usa a segmentação de clientes está fazendo isso porque sabe que os princípios básicos da estratégia funcionam bem. A chave para fazê-lo funcionar é coletar dados de qualidade e paciência. Muito parecido com os esquemas de "enriquecimento rápido" que inundam as ondas de TV há décadas, você também pode dizer quando algo parece bom demais para ser verdade. Sua empresa precisa abraçar totalmente a ideia de segmentação para realizar plenamente seu potencial. Sim, você quer ver resultados e está procurando um bom ROI, mas cada um levará tempo.




 


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