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O Coaching levado a sério
Por: Christina Jacob
19/09/2012

A palavra coaching tem sido amplamente utilizada em praticamente todas as áreas da vida e no mundo corporativo tornou-se uma espécie de mantra para líderes e executivos. Esse fenômeno provocou uma profusão de cursos de formação em coaching do tipo “fast-food” e o surgimento de profissionais que se aventuraram nessa tão promissora carreira. Talvez esse artigo gere polêmicas. Entretanto o seu objetivo fim é fomentar reflexões sérias sobre a profissão coach. A essência do coaching é promover transformações positivas e ser a ponte entre objetivos mensuráveis e realizáveis e a sua concretização. A questão fundamental, entretanto, é que o profissional coach lida com seres humanos, lida com questões sérias que podem definir novos rumos e orientações na vida das pessoas. Nem é preciso dizer o tamanho dessa responsabilidade e os impactos ocasionados por distorções acarretadas por uma má condução em um processo de coaching.

A formação de um coach, a meu ver, não se restringe a uma certificação, por mais conceituada que seja a academia certificadora. Um professional coach deve, antes de mais nada, ser um estudioso, conhecedor e pesquisador de temas que envolvem a psicologia humana e das organizações. O coach deve conhecer muito bem a área a qual se propõe atuar. Um coach com foco em lideranças pressupõe-se, ou já experienciou, in loco, o mundo corporativo ou é um experiente consultor de empresas e conhece suas nuances em um nível de aprofundamento que lhe permite tramitar entre os objetivos empresariais e as expectativas de seus líderes de forma a estabelecer uma ponte concreta entre ambos. Os efeitos do leader coaching podem ser sentidos por toda a organização e não somente pelos colaboradores mais próximos às lideranças, potencializando a responsabilidade de um trabalho assertivo.

A profissão de coach, ao contrário do que se imagina, não se restringe às sessões realizadas com o coachee (cliente). Cada encontro deve ser marcado por metas que remetam aos resultados acordados no programa e requer do coach uma profunda avaliação prévia e posterior dos pontos a serem trabalhados e das técnicas a serem adequadamente empregadas visando encurtar o caminho entre a realidade atual e a futura. A maestria do coaching se dá tanto pelo comprometimento do coachee, quanto pela maturidade e domínio do coach, desde a fase inicial do rapport. Rapport traduz-se pela essência de uma comunicação bem sucedida e pela capacidade de “entrar no mundo de alguém”, com permissividade e empatia, visando promover autoconhecimento e reflexões promissoras. O coaching parte do princípio de cada indivíduo reúne em si próprio as respostas e encaminhamentos para questões que lhe restringem o sucesso de suas empreitadas. A arte do coaching é perceber crenças limitantes e comportamentos restritivos que afastam o coachee de seus objetivos. Por sua vez, a grande missão do coach é identificar os obstáculos existentes entre o coachee e as suas realizações, promovendo a identificação e transformação interiores, através das chamadas “perguntas poderosas” que devem ser criteriosamente direcionadas ao cliente. No coaching, a regra é fazer com que o cliente perceba seus pontos de melhorias e potenciais, estes muitas vezes ofuscados por crenças que devem ser cuidadosamente desconstruídas.

A falta de experiência ou de vivência do coach pode resultar na falta de percepção dos pontos a serem trabalhados no coachee, bem como na inocuidade do próprio programa caso as perguntas formuladas não levem o cliente ao autoconhecimento e reflexões positivamente impactantes. Outro fator importantíssimo é a condução das “conversas” em cada sessão. O coach é responsável por conduzir o coachee, a todo o momento, para que cada etapa restritiva seja vencida aproximando-o de suas metas. É preciso ter muita sensibilidade e percepção para perceber quando o coachee está aprisionado em eventos passados, quando se instaura um processo inconsciente de auto sabotagem ou mesmo quando a descrença prevalece.

O coaching não enseja em si uma receita milagrosa de sucesso e nem se equipara ao conceito de auto ajuda. Por trás da aplicabilidade de suas técnicas, existem pesquisas e estudos sérios que envolvem o comportamento humano. Nessas mesmas técnicas, encontramos elementos da psicologia e da PNL – Programação Neolinguística – e não é incomum utilizar-se de conceitos espirituais atrelados à visão de tridimensionalidade de todos os seres. A superficialidade de um programa coaching, não reúne elementos que propiciem um aprofundamento da dimensão espiritual que nesse caso se traduz como valores essenciais que remetem a uma existência equilibrada. Se por um lado um cliente objetiva alavancar a carreira, por outro é necessário tecer o mapa de todas as outras áreas de sua vida que o remetem à plenitude, proporcionando-lhe bem estar físico, mental e espiritual. Não basta atingir o alvo, mas obter prazer genuíno em fazê-lo. Cabe, nesse caso, uma profunda avaliação das mudanças que serão provocadas e de análises de perdas e ganhos que devem ser conscientemente mensuradas pelo coachee. Ao coach compete uma visão amplificada dessas questões, conduzindo o processo amparado em todas as percepções que normalmente transcendem o atual estado conhecido pelo próprio cliente. E finalizo o meu pensamento, compactuando com a máxima dos profissionais de coaching de que para exercer a profissão é necessária uma boa dose de amor, não no sentido puramente humanitário da palavra, mas coerente com a psicologia humanista que direciona o indivíduo a um estado de autorrealização através do desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável.

Christina Jacob – Consultora Sênior em Planejamento Estratégico e Marketing de CRM - christina@neoaxis.com.br - www.neoaxis.com.br - http://neoaxisbr.blogspot.com/ - http://marketingderelacionamentocrm.blogspot.com/


 


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