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Como escolher a plataforma de mídia certa para sua marca
21/04/2022

O marketing de mídia social é uma maneira eficaz de aumentar a satisfação do cliente e a fidelidade à marca por um longo tempo. Quase 90% dos profissionais de marketing estão usando o marketing de mídia social para alcançar seus clientes. A principal razão para isso é que quase 3 bilhões de pessoas estão ativas em várias plataformas de mídia social, o que representa 40% da população mundial.

Depois de decidir investir em marketing de mídia social, a primeira coisa que você precisa fazer é escolher a plataforma de mídia social certa. Escolher a plataforma de mídia social certa é a chave para o sucesso no marketing de mídia social.

Etapas para escolher a plataforma de mídia social certa:

ETAPA 1: Identificação do Público

O primeiro passo para escolher a plataforma de mídia social certa é identificar seu público. A identificação do público deve ser feita de forma muito adequada, pois facilitará sua decisão. Tente construir o perfil do seu público com a ajuda das seguintes métricas:

Idade
Gênero
Localização
Nível de renda
Nível de educação
Para escolher a melhor plataforma de mídia social para o público da sua marca, a identificação é imprescindível.

ETAPA 2: Determine o objetivo da mídia social

Uma vez que o público é identificado, você precisa determinar o objetivo para esse público. O objetivo pode ser determinado com base em seus serviços ou produtos. E abaixo estão os objetivos de mídia social sugeridos:

Para Conscientização:
Conhecimento da marca
Alcançar
Por consideração:
Tráfego
Noivado
Instalações de aplicativos
Visualizações de vídeo
Geração de Leads
Mensagens
Para conversão:
Conversões
Vendas do catálogo
Visitas à loja
ETAPA 3: Descubra o canal que seu público-alvo está usando:

Após a identificação do público e determinação do objetivo, o próximo e principal passo é descobrir o canal mais utilizado pelo seu público-alvo. Após esta etapa, você poderá escolher a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio.

Por exemplo, se você está vendendo produtos ou fornecendo serviços adequados para jovens, o Instagram e o Facebook serão a melhor plataforma para sua marca, pois a maioria da geração jovem passou mais tempo nessas plataformas.

Lista de algumas das principais plataformas de mídia social para ajudá-lo a escolher a plataforma certa para o seu negócio:

1. FACEBOOK

Usuários ativos diários - 1,62 bilhão

Melhor para - Construir a fidelidade à marca

Os usuários ativos diários no Facebook são maiores do que a população chinesa. A maioria das pessoas usa o Facebook para construir relacionamentos e manter contato com velhos amigos. Isso torna o Facebook a melhor plataforma de mídia social para construir fidelidade à marca. O Facebook tem muito big data que ajuda você a segmentar o público certo para o seu negócio.

O Facebook permite o uso de texto, imagens, GIFs, vídeos e infográficos também na execução de anúncios do Facebook. Todos os tipos de negócios podem usar essa plataforma para obter mais leads, criar reconhecimento de marca, divulgar mensagens de marca e obter mais vendas. Você pode segmentar facilmente ambos os sexos no Facebook. Quase 75% dos homens e 63% das mulheres estão ativos no Facebook.

Uma das melhores razões para considerar o Facebook a melhor plataforma de mídia social para negócios é sua integração com o comércio eletrônico. Comprar pelo Facebook é tão fácil quanto clicar em um botão.

Por causa de seus usuários ativos diários e big data, mais leads podem ser gerados por meio do Facebook Marketing.

2. INSTAGRAM

Usuários ativos diários - 1 bilhão

Melhor para - Alimentos, Entretenimento, Varejo e Negócios de Beleza.

O Instagram é uma das plataformas que mais cresce. A geração jovem passou a maior parte do tempo no Instagram. Ele se baseia em fotos para conversa.

O Instagram é a melhor plataforma de mídia social para negócios que visa atingir o público de 30 anos ou menos.

Além disso, no Instagram há mais usuários do sexo feminino do que usuários do sexo masculino, tornando esta a melhor plataforma para as marcas que visam clientes do sexo feminino. O Instagram é útil para mostrar seus produtos e contar a história da sua marca por meio da aparência visual. Como resultado, o Instagram Marketing é mais adequado para negócios baseados em visual, como arte, comida, varejo e beleza.

3. TWITTER

Usuários ativos diários - 126 milhões

Melhor para - Relações públicas e reconhecimento da marca

Para criar reconhecimento de sua marca, o Twitter é a melhor plataforma. É o melhor lugar para as últimas notícias e tendências sobre vários temas. Hashtags são a coisa mais atraente no twitter, o que ajuda você a identificar os trending topics da sua marca para expandir o alcance. O Twitter pode ser usado pela marca para alcançar e engajar seu público.

De acordo com a pesquisa, 24% dos homens e 21% das mulheres usam o Twitter. É mais adequado para a marca que deseja segmentar apenas homens ou apenas mulheres ou ambos. Além disso, você pode segmentar as gerações mais velhas e mais novas no Twitter. Isso também é distribuído uniformemente entre os usuários em áreas urbanas e rurais. Assim, indica que o Twitter Marketing é mais adequado para a marca que deseja criar relações públicas e reconhecimento da marca.

4. LINKEDIN

Usuários ativos diários - 121 milhões

Melhor para - Desenvolvimento de Negócios e Negócios B2B

Para os profissionais, o LinkedIn é uma das melhores plataformas de mídia social. Essa plataforma se tornou popular para recrutamento de empregos, pois os recrutadores podem ver a visão geral da experiência dos usuários. É a melhor plataforma de mídia social para profissionais, claro, esse canal é o melhor para marcas B2B que visam atingir profissionais e tomadores de decisão de negócios.

Principalmente o público nesta plataforma de mídia social é voltado para os negócios. 52% dos homens e 48% das mulheres estão usando esta plataforma, por isso é útil para a marca que deseja segmentar ambos os sexos. Seu foco estreito o torna uma plataforma única. O marketing do LinkedIn é melhor para publicidade digital, mas é mais caro do que outras plataformas de mídia social. Como conclusão, podemos dizer que esta plataforma é mais adequada para marcas B2B, marcas com alto orçamento e recrutamento de funcionários.

5. YOUTUBE

Usuários ativos diários - 30 milhões

Melhor para - Reconhecimento da marca e setor de serviços

Todos os dias os usuários do YouTube estão assistindo bilhões de horas de vídeos, a maioria dos vídeos são de "Como fazer". Uma indústria de serviços que oferece esse tipo de conteúdo funciona bem nessa plataforma. Isso torna o YouTube a melhor plataforma de mídia social para alcançar e engajar clientes-alvo criando e publicando vídeos. 74% dos usuários do YouTube assistem vídeos da marca diariamente e 63% dos usuários agem nesses vídeos. Sugerindo, o YouTube é uma das melhores plataformas de mídia social para conversões.

A melhor característica do YouTube é que ele permite que as marcas acessem uma quantidade ilimitada de hospedagem de vídeo. É uma maneira acessível para as marcas obterem engajamento

e conversão publicando conteúdo de vídeo. O conteúdo do YouTube pode ser facilmente integrado e compartilhado em outras plataformas de mídia social para maior alcance.

6. WHATSAPP

Usuários ativos diários - 2,5 bilhões

Melhor para - Aumentar as vendas

O WhatsApp é a nova plataforma de mídia social. Espera-se que os anúncios do WhatsApp comecem a crescer em 2020. É uma plataforma conhecida por criar interações de marca. Os anúncios serão colocados de tal forma que as pessoas possam aceitá-los e serem atraídas pelos produtos ou serviços. Os anúncios do WhatsApp serão personalizados e interativos. Pode até usar comunicações orientadas por IA para as marcas criarem uma conexão melhor.

Apesar da luta para prever como as pessoas vão ver esses anúncios do WhatsApp, ainda acredita que será uma boa plataforma para se conectar com os clientes. Se for bem feito em personalizar e criar uma boa fusão de comunicação, pode criar uma boa mudança no plano social digital de uma marca que ajuda a melhorar o negócio.


 


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