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Como funciona o marketing digital
05/03/2022

Desde a década de 1990 e mais particularmente após a década de 2000, o mundo do marketing deu uma grande guinada com o advento do marketing digital. O termo marketing digital em si implica a comercialização de commodities, produtos e serviços através de meios digitais como internet, telefones celulares, publicidade gráfica, etc. Hoje, várias empresas e marcas incorporaram o marketing digital em sua estratégia de negócios, pois cada vez mais pessoas estão usando dispositivos digitais para fazer compras, bem como coletar informações relacionadas a produtos e serviços.

Vivemos em um mundo digital e é indispensável para qualquer negócio ter uma presença digital formidável. As principais universidades de negócios, institutos de pesquisa e os principais executivos de marketing concordam em uníssono que o marketing digital é de fato o futuro do mundo do marketing. É bastante compreensível pelo fato de que o marketing digital é quantificável, mais barato e possui um espaço funcional muito mais amplo do que os sistemas tradicionais de marketing.

O marketing digital em si é uma coesão de vários processos reunidos para decretar a melhor estratégia possível em benefício do seu negócio. Para entender como funciona o processo de marketing digital, vamos passar por seus aspectos fundamentais e abordá-los individualmente.

1) Marketing do site

A internet mudou a forma como nos comunicamos. A comunicação com amigos, familiares, comunicação relacionada ao trabalho, comunicação empresarial, etc., passou por uma mudança drástica e estamos prontos para ver um futuro mais dramático. Todas as empresas de sucesso entendem o valor da internet para alcançar uma base mais ampla de clientes em potencial e desenvolver um relacionamento com eles. O marketing do site é um termo amplo que envolve formas mais sutis de marketing, mas todas essencialmente relacionadas às atividades de marketing realizadas online.

De acordo com um relatório publicado no Business Insider, cerca de 40% das pessoas tendem a visitar os motores de busca para encontrar os produtos e serviços mais adequados ao seu propósito. O fato de que em média o Google registra mais de 100 bilhões de buscas por mês é algo absolutamente fascinante. A oportunidade que isso traz para o marketing do site é enorme.

Ter um website para o seu negócio implica ter várias páginas web contendo os vários aspectos do seu negócio. Você obtém acesso irrestrito para organizar as páginas como quiser e criar seu conteúdo como quiser. É de longe a maneira mais fácil de descrever e educar seu público/base de clientes sobre o seu negócio. Com mais de 50% da população mundial já engajada no envolvimento ativo da Internet, um site apresenta a oportunidade perfeita para impulsionar seu negócio em termos de volume geral, que inclui promoção, vendas e serviço pós-venda. Em suma, um site pode aumentar o volume geral do seu negócio.

O primeiro passo é sempre preencher o site com um conteúdo de excelência, envolvendo todos os detalhes do seu negócio, produtos e serviços. O conteúdo deve ser criado de forma a envolver seu público/base de clientes imediatamente. Ele deve ser projetado mantendo a natureza do seu propósito em mente, e o layout precisa ser simples, mas inovador e visualmente atraente.

Depois de ter um site, você precisa comercializá-lo para aumentá-lo ao seu pleno potencial. Você deve entender que mesmo depois de ter um site bem desenhado, cheio de conteúdo excelente, ainda assim, ninguém vai ficar sabendo se desconhecer a existência do seu site. Ele continuará existindo no escuro, a menos que você decida dar-lhe os holofotes necessários. Isso é o que é conhecido como atrair tráfego para seu site.

Um bom e constante fluxo de tráfego em seu site garante 'conversão'. Uma conversão em termos de marketing digital implica que um determinado usuário do seu site acabe fazendo um pedido de seus produtos/serviços, fazendo com que ele se converta de usuário em comprador. Um plano de marketing de site bem formatado e bem executado tem o potencial de apresentar ao seu negócio oportunidades prodigiosas.

2) Otimização para mecanismos de busca

Search Engine Optimization ou SEO, como é comumente chamado no mundo do Marketing Digital, é talvez o mais importante de todos os aspectos relacionados, seja qual for. Pode ser denominado como a linha de vida do marketing digital, ou marketing pela internet. Embora o termo SEO tenha uma implicação ampla e multinível, ele pode ser resumido como um conjunto de regras que impactam diretamente na classificação do seu site na lista de resultados do mecanismo de busca. Existem diferentes mecanismos de pesquisa como Google, Yahoo, Bing etc., cada um com seu próprio conjunto de regras e diretrizes de SEO. Por exemplo, no caso do Google, que por acaso é o principal e maior mecanismo de busca do mundo, são as Ferramentas do Google para webmasters.

Sabemos que quando temos que realizar uma pesquisa na internet, precisamos digitar nossa consulta na barra de pesquisa do mecanismo de busca, logo após, somos inundados com centenas de milhares de resultados, tudo em um segundo ou até menos . Um mecanismo de pesquisa é um software de computação, que baseia seus resultados nas palavras digitadas pelo pesquisador. Para garantir que a página tenha uma classificação alta na lista de resultados, o conteúdo deve ser otimizado pelo uso de palavras-chave, que melhor descrevem as especificidades que o usuário está procurando.

Existem vários elementos que juntos levam a otimizar a página de resultados do mecanismo de pesquisa, SERP. Isso pode ser amplamente dividido em otimização de SEO onsite e offsite. A otimização de SEO no local novamente tem seus próprios aspectos e elementos para abordar, como uma tag de título, meta descrição, tags de cabeçalho, links internos, textos em negrito, nome da imagem e tags ALT, etc. a classificação da página do seu site certamente melhorará, garantindo maior visibilidade.

Por outro lado, SEO fora do site ou SEO fora da página, também conhecido como construção de links, tem seus próprios elementos para abordar. Estes incluem Links Orgânicos, Links Whitehat, Links Blackhat, etc. A construção de links é uma ótima maneira de fazer seu site se destacar na SERP. Em palavras simples, o SEO Off-Page atrai as pessoas para o seu site criando links de vários tipos.

Cuidar de SEO requer uma boa quantidade de conhecimento e prática. Felizmente, mesmo que você não seja bem versado em sua prática, você pode ter seu site otimizado por uma empresa de tecnologia ou por um profissional de SEO. O fator mais importante aqui é saber e entender que o conteúdo é rei. Tanto o pesquisador quanto os mecanismos de pesquisa adoram um ótimo conteúdo, pois é o objetivo principal de ambas as partes. Escrever conteúdo de SEO perfeito é manter um alto nível de qualidade e exclusividade. O conteúdo deve ser escrito em um tom envolvente para prender o leitor, onde o único foco deve ser torná-lo o mais informativo e proveitoso possível para o leitor.

3) Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é outro aspecto importante e vital do marketing digital. Em termos mais simples, o marketing de mídia social pode ser descrito como atrair visitantes e clientes por meio de promoção e marketing em plataformas de mídia social como Facebook, Google+, Twitter, Linkedin, Whatsapp, Instagram, YouTube, Pinterest, Tumblr, etc. elemento importante do SEO Off-Page, pois é perfeito para construir links com sites. As plataformas de mídia social estão sempre repletas de histórias e notícias sobre novos produtos, serviços, descobertas, etc. Um número crescente de pessoas está usando sites de mídia social para encontrar conteúdo de mídia social. Portanto, ter o perfil de mídia social certo para o seu negócio e comercializá-lo em todo o seu potencial é um fator importante que você não deve ignorar.

4) Publicidade PPC

Publicidade PPC ou publicidade Pay-Per-Click é na verdade um modelo de publicidade online que paga ao usuário para clicar em um anúncio online. Ao realizar uma operação de pesquisa nos mecanismos de pesquisa, você notará anúncios que surgem ao lado dos resultados da pesquisa. Esses anúncios são anúncios pagos por clique, e esses anúncios aparecem especialmente quando a pesquisa é de natureza comercial. Por exemplo, quando alguém deseja fazer um pedido de pizza ou uma consulta com um médico, anúncios de prestadores de serviços locais aparecem imediatamente junto com os resultados da pesquisa. A vantagem é que esses anúncios só são cobrados pelo mecanismo de busca somente quando o usuário realmente clica no anúncio. Por isso, eles são chamados de anúncios pay-per-click ou PPC.

A fim de impor uma campanha de publicidade PPC eficaz, existem detalhes intrincados que precisam ser abordados. Por exemplo, o Google tinha um processo automatizado de leilão de anúncios, que lida com todos os anúncios PPC. O processo envolve um exercício de licitação e permite que os licitantes definam seus próprios termos de acordo. Os anúncios PPC são uma ótima maneira de aumentar a visibilidade e as vendas do seu negócio; ele garante resultados rápidos e verificáveis, juntamente com insights acionáveis.

5) E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser descrito como o ato de enviar e-mails comerciais pela internet, para clientes e clientes potenciais e atuais. Hoje, o email marketing serve como um dos pilares fundamentais do marketing digital. É uma ótima maneira de enviar uma mensagem direta e pessoal à sua perspectiva e aos clientes existentes, preenchendo-os com as informações pretendidas sobre seus produtos e serviços. Embora todos os outros elementos-chave do marketing digital sejam de natureza genérica, o email marketing, por outro lado, tem uma sensação de um para um. Também constitui um aspecto importante da gestão de relacionamento com o cliente. Sua relevância pode ser compreendida pelo fato de que segundo um estudo realizado pela DMA no ano de 2015, para cada $1 gasto em email marketing, há um ROI médio de $38. Coletando uma lista de e-mail funcional,

O marketing digital requer uma abordagem de 360 ​​graus. Embora sua natureza não possa ser marcada de forma diferente dos programas de marketing tradicionais, pois ambos visam alcançar os mesmos resultados, sua peculiaridade permanece em sua natureza digital. Requer um conjunto de habilidades específicas e uma compreensão funcional de todos os componentes variados para torná-lo um sucesso.



 


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