Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 


Como medir o ROI das redes sociais
05/03/2022

O que é ROI?

ROI: Return On Investment é uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar a eficiência de vários investimentos.

O ROI de mídia social é o valor gerado por meio de campanhas de marketing de mídia social, representado em porcentagem ou proporção. O valor nem sempre é medido em notas de moeda, depende do objetivo de uma organização. O valor pode ser medido no alcance e no envolvimento do cliente se o objetivo for o reconhecimento da marca.

Por que você deve usar o ROI de mídia social?

Ele fornece os dados que mostram que suas estratégias de marketing são eficientes e mantém o investimento em andamento

Mostra as falhas nas estratégias de marketing que são ineficientes na entrega de retorno do investimento

Ajuda você a entender melhor o público - em quais produtos ou conteúdo eles estão interessados, tempo gasto no envolvimento com sua marca etc.

Mostra quanto valor você está entregando ao público

Mostra como o social pode ter impacto em uma organização em termos de reconhecimento da marca

Fornece os dados para dar suporte às solicitações de orçamento

Como medir o ROI das mídias sociais?

A mídia social vem com ferramentas de análise integradas e insights para saber o desempenho de uma página. Não se trata apenas de curtidas e tweets, mas também de quão envolvente é seu conteúdo, monetizando curtidas, ofertas, inscrições e assim por diante.

Mas esses insights não informam como sua empresa está se saindo em termos de ROI. Aqui está um pequeno guia para medi-lo nas mídias sociais:

Defina objetivos dentro de um prazo: Qual é o objetivo da sua marca? É reconhecimento da marca? Ou para direcionar o tráfego? Vendas? conversão? Defina uma meta em relação ao objetivo, por exemplo, "atrair 1.000 novos seguidores em um mês" ou "conseguir mais 100 inscrições em duas semanas".

Indicadores-chave de desempenho (KPIs): Qualquer métrica de valor, não necessariamente monetária, como número de seguidores e curtidas, tráfego, engajamento, alcance e impressões, pode ser considerada como KPIs. Eles vão render ganhos monetários no longo prazo.

Você pode vincular os KPIs às suas metas de negócios concentrando-se nos objetivos. Por exemplo,

se você deseja gerar mais vendas, concentre-se em leads e conversões.

Configure as ferramentas: o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que fornece dados sobre o desempenho da sua página nas redes sociais. Ele mostra que tipo de impacto as ações sociais causaram, qual rede social está funcionando melhor para você e o conteúdo mais popular com o qual os visitantes estão envolvidos. Existem várias seções no Google Analytics que fornecem dados específicos como,

Referências de rede: nesta seção, você pode verificar como os usuários estão chegando ao seu site, qual site eles visitam mais e o número de visitantes em um site.

Atividade do hub de dados: mostra todas as ações e o número de ações que foram realizadas pelos visitantes, quantas curtidas, compartilhamentos, comentários e, se houver uma venda, quantas compras foram feitas, etc.

Aba Conversão: se você estiver vendendo um produto em diferentes mídias sociais, poderá saber quantas conversões foram geradas por essas mídias, cada uma delas no Google Analytics. Ele mostrará o valor da taxa de conversão em dólares.

Adicionar parâmetros UTM ao URL do seu anúncio de mídia social é bastante eficaz para descobrir quanto tráfego e conversões sua estratégia de marketing está gerando.

Análise do Facebook: para rastrear conversões de anúncios do Facebook, leads para vendas, você pode usar o Facebook Pixel. Ele mostra que tipo de ação as pessoas realizam depois de visualizar seu anúncio no Facebook, cria clientes direcionados para promover anúncios futuros e remarketing para aqueles que já realizaram alguma ação em seu site.

Calculando: Após calcular o custo total implementado em anúncios e campanhas,

ROI = retorno - investimento / investimento x 100. Esta é uma fórmula geral para calcular o ROI.

Suponha que você gastou 200 dólares no Facebook para promover um produto X. Você obteve 600 dólares de lucro. Qual é o percentual de ROI? Você pode calcular com a fórmula: ROI = 600-200/200 x 100. O retorno do seu investimento é de 200%, o que significa uma boa notícia. Se o número for negativo, então é hora de reconsiderar as estratégias de marketing usadas para promover suas redes sociais.






 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade