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Como medir o desempenho no e-mail marketing
19/05/2022

Ou seja, você poderá medir o desempenho no Email Marketing e tomar decisões que impulsionarão o seu negócio.

Mas colocar toda a atenção nas métricas tradicionais de vaidade não é suficiente e também não é adequado. Isso pode resultar em leituras de desempenho incompletas e distorcidas. Por esse motivo, você deve procurar os detalhes e não apenas ver seus dados como números que diminuem e aumentam, mas também como tendências de participação que o ajudarão na análise.

Use o melhor conteúdo quantitativo e qualitativo de e-mails de boas-vindas que seus relatórios de marketing por e-mail entregam e procure as respostas que otimizarão seus envios futuros. Confira essas perguntas para atingir esse objetivo!

1. Qual é a minha capacidade de entrega ideal?
Levar seus e-mails para suas caixas de entrada com sucesso, sem ser rejeitado ou sinalizado como spam, é crucial para iniciar interações com seu público e obter os dados que permitirão que você melhore. Embora isso não possa acontecer em 100% dos casos.

Agora, do que depende essa capacidade de entrega? A má reputação do domínio do remetente é um fator que o prejudica, embora também existam outros:

Envios para listas de contatos desatualizadas e de baixa qualidade.
Use remetentes sem configurações de SPF e DKIM.
Sobrecarga de conteúdo visual. Na Loyalty, recomendamos trabalhar com uma proporção de 60/40 entre imagens e texto.
Linhas de assunto com caracteres ou palavras não confiáveis.
E por que a entregabilidade é importante para você? Como é o ponto de partida para estabelecer um vínculo com o seu destinatário, é a primeira condição para que todos os seus esforços de Marketing e objetivos estabelecidos não sejam truncados. É simples, sem capacidade de entrega, sem conversões, sem ROI e muito menos desempenho para analisar.

Mas tenha em mente que não existe uma forma específica de medir a entrega, embora existam algumas ações que vão te ajudar nisso. Por exemplo, monitore a taxa de abertura e a taxa de rejeição.

2. Quais são minhas campanhas com melhor desempenho?
No Email Marketing, não basta medir os resultados de uma campanha, também é importante compará-los. Isso o ajudará a ver com mais clareza os fatores que contribuem para o sucesso de suas empresas. Por exemplo:

O tipo de assunto.
Os dias, horas e frequências de envio.
O formato do conteúdo.
O tom da língua, etc.
Agora, para que esse processo seja eficiente, você precisa definir o que vai comparar, além de estabelecer pontos de referência que permitem fazer medições quanto ao comportamento das tendências. Por exemplo, as taxas de cliques de seus boletins de tecnologia enviados às segundas-feiras versus os enviados às sextas-feiras, para o mesmo segmento de contatos, durante os últimos seis meses.

Assim, após identificar suas melhores campanhas, você pode fazer uma comparação de acordo com:

Segmentos.
Etapas da Jornada do Cliente.
Tempos de espera entre envios automatizados e assim por diante.
Mas também é aconselhável aprender com as mensagens com desempenho ruim. Identifique-os e analise, talvez você descubra causas que nem imaginava.

3. De onde vêm meus contatos mais valiosos?
Este capítulo tem vários significados, o que facilita a análise de diferentes ângulos. O primeiro, o canal de aquisição. Em outras palavras, como ele chegou ao formulário para fazer parte da sua lista de contatos:

Recomendação de um familiar, amigo ou influenciador.
Aviso de publicidade na mídia.
Sorteios ou concursos nas redes sociais.
Pesquisa em um mecanismo de busca.
Participação em evento corporativo.
Um segundo flanco pode ser o tipo de lista que você criou, dependendo de variáveis ​​como as características do conteúdo, engajamento do usuário ou faixa etária. Assim, por exemplo, você pode ter uma lista com assinantes altamente engajados, outra com interessados ​​em uma área específica e a última com destinatários adolescentes.

Um terceiro significado poderia referir-se à origem geográfica, que pode ser decomposta examinando-se o continente onde estão localizados, o país, a região, a província e comuna, e até mesmo o setor dentro de cada cidade (sul, nordeste, etc.).

E uma quarta maneira de considerar é o tipo de dispositivo que eles usam para interagir com suas campanhas. Ou seja, eles navegam na área de trabalho? Do celular? Eles usam iOS? Android?

A recolha deste tipo de informação permitirá adaptar as suas campanhas com características e condições reais, o que se traduzirá numa melhor experiência para os subscritores e na obtenção de resultados amigáveis ​​para a sua empresa.

Detectando o desconhecido
Em suma, enfrentar uma massa de dados e extrair o conhecimento para tomar decisões inteligentes, que se traduzam em vantagens competitivas, não é tão simples. Você precisa de muito mais do que saber suas taxas de rejeição ou suas taxas de conversão. Por isso, aproveite o potencial de seus relatórios e explore a fundo o que eles oferecem para medir o desempenho no email marketing.

Descubra padrões de comportamento, cruze informações, filtre, procure o que ainda não conhece, analise, interprete. Isso o levará a realizar operações de Email Marketing mais eficientes, reduzir seus custos, ganhar valor agregado e, certamente, ter clientes mais satisfeitos.

E como dica final, tente visualizar seus dados. Dessa forma, você pode identificar tendências e padrões mais rapidamente. Qual elemento visual usar? Dependendo do tipo de variáveis ​​com as quais você trabalha, algumas alternativas são gráficos de barras, gráficos de dispersão e até mapas.

Será um trabalho extenso, mas com rigor e paciência, o resultado também o deixará feliz.

 


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