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Como medir o retorno do investimento ou ROI de suas campanhas de mídia social
30/03/2022

Alavancando bilhões de usuários ativos mensais, as campanhas de mídia social servem como uma ótima estratégia de marketing para as marcas criarem um melhor envolvimento com seus consumidores, aumentarem a conscientização sobre seus produtos ou serviços e gerarem maiores receitas. No entanto, muitas marcas se perdem no mundo das mídias sociais, pois não conseguem descobrir o que estão tentando tirar de sua presença em várias plataformas sociais.

De acordo com as principais agências de divulgação social , medir efetivamente o ROI de qualquer campanha de mídia social é fundamental para que as marcas atinjam metas de negócios de longo prazo. Além disso, acompanhar os resultados e as conversões da campanha também é a chave para melhorar as futuras campanhas sociais e gerar um maior envolvimento com os consumidores.

Vejamos agora algumas das melhores maneiras de medir o ROI de qualquer campanha de mídia social:

1. Identifique os KPIs

O ROI de uma campanha de mídia social não se limita apenas ao dinheiro, mas ao que você está tentando realizar como marca. Se o seu objetivo é aumentar as vendas e gerar receitas mais altas, você deve medir o ROI em termos de dinheiro. Por outro lado, se seu objetivo é criar reconhecimento de marca, primeiro é importante definir que tipo de reconhecimento você está tentando criar. Alcançar o maior número possível de consumidores se enquadra na categoria de reconhecimento da marca, tanto quanto chamar a atenção da mídia. Identificar uma meta específica de reconhecimento da marca junto com outros KPIs pode levar você a um longo caminho para medir o ROI de sua campanha de mídia social.

2. Alinhar as metas da campanha com as metas de negócios

De acordo com as principais agências de divulgação de influenciadores, definir metas de negócios é a chave para o sucesso de qualquer campanha de mídia social. Divida suas grandes metas de negócios em metas menores e mais alcançáveis ​​com base em seus KPIs abrangentes. Se seu objetivo é gerar receitas mais altas, metas como compras de produtos, avaliações gratuitas ou inscrições de consumidores podem ser suas melhores opções. Considerando que você deve procurar aumentar as menções, seguidores ou impressões da marca se seu objetivo for rastrear o reconhecimento da marca.

3. Google Analytics

Os melhores programas de divulgação social desenvolvidos pelas principais agências de divulgação social usam o Google Analytics como parte de sua abordagem para rastrear efetivamente as conversões de qualquer campanha social. Acompanhar o desempenho de suas campanhas sociais pode ajudá-lo a converter e reter seu público, pois permite definir metas rastreáveis ​​e monitorar com que frequência seus consumidores são obrigados a concluir as ações que você define.

Acompanhar os resultados e o impacto de uma campanha de mídia social é vital para as marcas melhorarem campanhas futuras e direcionarem seus esforços de marketing na direção certa. Nesse cenário, é importante consultar apenas as melhores agências de divulgação social que podem desenvolver programas personalizados de divulgação social para ajudar as marcas a rastrear efetivamente os resultados de suas campanhas de mídia social e gerar um maior retorno sobre o investimento (ROI).



 


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