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Como usar a segmentação de clientes para maximizar seu marketing
13/02/2022

Você já tentou fazer um monte de gente feliz e, por mais que tentasse, a situação acabou explodindo na sua cara porque ninguém estava feliz? Isso é essencialmente o que acontece quando se trata de marketing tradicional, e é por isso que a segmentação de clientes pode ser a melhor coisa que aconteceu ao marketing em muito tempo. Tentar atrair as massas para angariar negócios parece uma boa ideia, mas alguém está realmente ouvindo o tom?

Vamos falar de peru: marketing custa muito dinheiro. Independentemente do tamanho do seu negócio, quando você decide investir na divulgação do seu nome e produto/serviço, isso vai lhe custar um pouco. Isso significa garantir que cada dólar conte. O problema é que muitas empresas tentam divulgar seu nome em todos os lugares, pulando na mídia impressa, explodindo todas as plataformas de mídia social e até tentando em outdoors, se possível. Enquanto você tem que respeitar o esforço para fazer as pessoas saberem quem você é e o que você é, você também está se espalhando. Também está tirando um troco do seu bolso que você pode não conseguir pagar.

Então, o que é um negócio para fazer? Bem, é aqui que a ideia de segmentação de clientes realmente se destaca. Basicamente, você pega uma população inteira e a divide em grupos menores e mais digeríveis. Esses grupos são formados com base em características comuns, mas o que as empresas estão tentando fazer é ter uma ideia melhor da melhor forma de alcançar o cliente certo. Isso pode significar marketing apenas para segmentos que eles acham que podem ser os mais lucrativos, mas, novamente, é disso que se trata o negócio.

Se você possui um negócio e está curioso sobre segmentação de clientes, aqui estão algumas maneiras de usá-lo para realmente tirar o máximo proveito de suas campanhas de marketing:

Mapeando onde estão os clientes --- Se houvesse alguma informação a saber sobre como abrir uma loja, seria saber onde está a maior concentração de possíveis clientes.

Entendendo as Motivações --- O que inspira os clientes a comprar as coisas do jeito que fazem? Por que eles escolhem comprar de uma empresa em detrimento de outra? Essas são informações importantes que podem ser desbloqueadas.

Estilo de vida e indo ao cliente --- Conheça como um cliente opera e você pode direcionar seu marketing para ele de uma maneira que pareça mais pessoal.

Demografia --- Qual é a idade média da população na área? Renda mediana? Nível de escolaridade mais alto? Trata-se de saber mais sobre para quem você está comercializando.

Psicográficos --- Enquanto os dados demográficos descrevem "quem" é seu cliente, os psicográficos descrevem "por que" eles são os clientes que são. Esta é uma informação bastante aprofundada.

Em poucas palavras, a segmentação de clientes tem tudo a ver com estreitar o foco para se conectar com o cliente ideal. Não é necessariamente fácil de fazer, mas com a mentalidade certa, pode ser feito. Mais importante, trabalhar com uma agência de marketing especializada em segmentação de clientes e localização de sites de varejo, por exemplo, pode ser um grande passo à frente no processo.



 


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