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Dicas de estratégia de marketing de mídia social para o seu negócio
06/02/2022

Muitas empresas menores ou empresas individuais hesitam quando se trata de usar as redes sociais para seus negócios. Os autônomos e funcionários de empresas menores sofrem de restrições crônicas de tempo e não conseguem imaginar como também devem usar as variadas aparições nas mídias sociais. Alguns se sentem pressionados porque sabem que sua empresa deve ser visível nas mídias sociais, o que não acontecerá. Alguns também pensam que não conhecem o caminho o suficiente e nem começam.

Antes de entrar nas redes sociais, você deve fazer algumas reflexões. Uma estratégia de marketing de mídia social ajuda você a decidir sobre as redes sociais e o conteúdo corretos e estimar melhor o tempo necessário.

1. Com a presença nas mídias sociais, o que você deseja alcançar?
Pense no propósito da presença na mídia social. Por que exatamente você gosta de abrir uma página de fãs ou um grupo no Facebook ou ser ativo no LinkedIn? Os possíveis objetivos são, por exemplo:

Quer dar-se a conhecer ou dar a conhecer o seu produto/serviço?
Você quer que os artigos do seu blog se espalhem nas mídias sociais?
Gostaria de trocar ideias junto com seus clientes e prospects?
Quer ter acesso às informações?
O que não funciona bem é vender! Muitos empreendedores acreditam que usarão as redes sociais para montar uma plataforma de vendas rapidamente. Provavelmente não funcionará, porque primeiro você precisa conquistar fãs e seguidores, construir confiança e oferecer valor agregado. Eles apoiaram o conceito de rede e a venda social, por exemplo, por meio do diálogo e da troca com outras pessoas.

2. Quem é o seu grupo-alvo?
Identifique seus grupos-alvo e pense em quais novos grupos-alvo você pode alcançar. Quanto mais precisamente você identificar seus grupos-alvo, melhor será para você decidir sobre as redes adequadas. Não apenas defina grupos-alvo apoiados em características sociodemográficas como idade, sexo, local de residência, etc.

Porque uma coisa crucial: os grupos-alvo determinavam o conteúdo! Depois de saber para quem você está escrevendo, será muito mais fácil retornar com ideias para o seu conteúdo.

3. Qual plataforma de mídia social você considera?
Para os objetivos e grupos-alvo, escolha a plataforma de mídia social certa. Onde você é mais capaz de interagir com seus grupos-alvo? Não pense apenas no Facebook.

Tornou-se cada vez mais difícil no Facebook nos últimos anos ser visto sem anúncios com suas postagens na página de fãs. Essa falta de alcance é extremamente frustrante para vários, e nem todos têm um orçamento significativo para publicidade. Desde que o Facebook mudou o algoritmo há algum tempo para que as postagens de amigos e grupos sejam preferidas, tornou-se questionável se uma página de amante permanece atraente. No entanto, uma presença no Facebook faz parte de uma estratégia de mídia social completa. Talvez você também pergunte ao seu grupo-alvo em um grupo que você abriu.

4. Como você é percebido nas redes sociais?
Se você atua junto com sua empresa em várias redes sociais, vale a pena pensar em branding. Nem sempre precisa ser a mesma imagem, o que é difícil, mesmo porque existem tamanhos de imagem diferentes para cada rede. Além disso, você pode ter um propósito único em cada plataforma. Mas o valor de reconhecimento tem que tender. Será a marca, uma linguagem visual idêntica ou estrutura de imagem. Nunca é um desperdício de dinheiro pedir ajuda a um designer gráfico.

5. Qual é o valor agregado do perfil de mídia social?
Qual é o valor agregado da fan page ou a presença da empresa nas redes sociais e por que as pessoas devem segui-lo? Vale a pena se você pensar em si mesmo. Publicar press releases ou fotos da última festa da empresa não agrega valor. A autenticidade pode ser um grande problema nas redes sociais. Significa ter credibilidade, não copiar os outros e escrever um bom conteúdo diariamente. Você também mostrará sua personalidade nas redes sociais, mas é claro que há uma diferença entre declarações pessoais e pessoais.

6. Que conteúdo você fornecerá?
O que você diz? Você terá bons efeitos visuais? Aliás, os iniciantes de mídia social acham que não devem postar nenhum conteúdo de terceiros em sua página/perfil de fãs porque isso promove a concorrência. Há duas coisas em jogo aqui: em primeiro lugar, são as mídias sociais, porque você troca ideias, não apenas junto com seus clientes/potenciais, mas também junto com seus colegas/concorrentes. Segundo, você seleciona conteúdo para seus fãs. É apenas um dar e receber. Se alguém postar algo interessante que também seja relevante para seus fãs, isso é ótimo. E talvez você compartilhe uma postagem que também será compartilhada pelos outros e, dessa forma, aumenta seu alcance.

7. Quanto tempo você pode gastar em suporte de mídia social?
Planeje os recursos, como tempo e orçamento. Você deve definir-se para o prazo e cumpri-lo para mantê-lo, se você é um negócio de um homem só. Para determinar o que você deseja publicar, quando em qual rede social, use um plano editorial para planejar suas postagens. Nesses planos, as férias costumam entrar com antecedência. Se você agora inserir suas datas relevantes nas quais gostaria de contar a seus fãs/seguidores sobre alguns tópicos, melhor ainda.

8. Como você é percebido nas redes sociais?
Se você atua junto com sua empresa em várias redes sociais, vale a pena pensar em branding. Nem sempre precisa ser a mesma imagem, o que é difícil, mesmo porque existem tamanhos de imagem diferentes para cada rede. Além disso, você pode ter um propósito único em cada plataforma. Mas o valor de reconhecimento tem que tender. Será a marca, uma linguagem visual idêntica ou estrutura de imagem. Nunca é um desperdício de dinheiro pedir ajuda a um designer gráfico.

9. Qual é o valor agregado do perfil de mídia social?
Qual é o valor agregado da fan page ou a presença da empresa nas redes sociais e por que as pessoas devem segui-lo? Vale a pena se você pensar em si mesmo. Publicar press releases ou fotos da última festa da empresa não agrega valor. A autenticidade pode ser um grande problema nas redes sociais. Significa ter credibilidade, não copiar os outros e escrever um bom conteúdo diariamente. Você também mostrará sua personalidade nas redes sociais, mas é claro que há uma diferença entre declarações pessoais e pessoais.







 


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