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Dicas para calcular o ROI para o marketing de mídia social
29/04/2022

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma grande preocupação quando você vai para o marketing. O marketing de mídia social é, sem dúvida, um dos métodos de marketing mais populares da atualidade, e muitos especialistas o consideram o melhor ROI possível.

Mas, como em todo gênero de marketing, é fundamental calcular o ROI, verificar o quanto o método é benéfico para você e quais melhorias são necessárias. A questão que pode surgir aqui é como calcular o ROI para o marketing de mídia social.

De acordo com os dados do sproutsocial, 55% dos profissionais de marketing de mídia social citaram medir o ROI como seu principal desafio em primeiro lugar.

Ainda assim, existem algumas maneiras que podem ajudá-lo a medir o ROI das mídias sociais. Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras pelas quais você pode trabalhar para calcular o ROI e fazer suas estratégias futuras de acordo com os resultados obtidos.

1. Defina o propósito das mídias sociais para o seu negócio
Este é o aspecto principal, pois pode haver diferentes propósitos para empresas distintas para marketing de mídia social. Pode haver as empresas para as quais as campanhas de mídia social são destinadas a seguir o dinheiro. Por outro lado, pode haver algumas outras empresas cujo objetivo principal é o reconhecimento da marca. Além disso, pode haver algumas outras empresas, que estão nas mídias sociais para interagir com os clientes. Obter as avaliações e feedbacks de clientes ou clientes e se envolver com eles é mais um propósito.

O ROI deve ser calculado em relação ao objetivo do marketing de mídia social para o seu negócio. Quando você tem clareza sobre o objetivo, fica mais fácil calcular o ROI que você obtém com as campanhas de mídia social.

2. Defina as metas acionáveis ​​para o seu negócio
Você deve estar atento às suas métricas para calcular o ROI das mídias sociais. Algumas das métricas podem ser compartilhamentos sociais, seguidores e tráfego geral. Vale a pena considerar essas métricas, mas ainda assim, não há grandes objetivos. Para avaliar o ROI, você deve se concentrar apenas no engajamento e na conscientização.

Para obter o cálculo mais preciso do seu ROI de mídia social, seus objetivos devem ser baseados nas ações definidas.

Além disso, é melhor manter sua campanha de metas específicas. De acordo com o Sprout Social, "Em vez de olhar para o panorama geral da sua presença social, as metas sociais devem ser específicas da campanha. Esse é um aspecto crítico para medir o ROI que muitos profissionais de marketing não percebem". O artigo afirma ainda: "Uma campanha é um esforço planejado com metas definidas e um resultado mensurável".

3. Acompanhe a ação dos usuários
Medir a meta é o próximo passo depois de defini-la e defini-la. Essas metas são rastreadas de acordo com as ações dos usuários.

Existem diferentes maneiras de rastrear ações. Uma das maneiras mais fáceis é o Google Analytics. No painel do Google Analytics, você pode obter a pista do tráfego social de diferentes canais de mídia social.

Além disso, algumas das plataformas, como o Pinterest, têm sua própria opção de Analytics.

4. Acompanhe as despesas de mídia social
Para ter uma ideia clara do seu ROI de mídia social, você também precisa acompanhar o que está gastando. Aqui estão algumas das coisas que você pode incluir em seus cálculos de ROI.

Tempo Relativo às Despesas : O tempo é um ativo valioso para um negócio. Calcule o tempo de cada campanha de mídia social. Meça o tempo em relação ao salário que você está pagando aos funcionários e as despesas com ferramentas de mídia social e custos com anúncios.
A despesa do conteúdo : Se você contratou um redator profissional, essa também é a despesa que você deve calcular.
O custo das ferramentas de mídia social : No entanto, você pode começar com as campanhas gratuitas em sites de mídia social, mas pode precisar gastar com as ferramentas no próximo nível. Portanto, você é obrigado a calcular as ferramentas de mídia social . Além disso, analise por quanto tempo uma ferramenta específica é relevante para você.
Custo do anúncio : Se você executar as postagens ou tweets promovidos ou patrocinados, é uma das coisas que você precisa calcular.
Resumindo
Os mencionados acima são algumas das maneiras de calcular seu ROI para serviços de marketing de mídia social . Além deles, também acompanhe os feedbacks dos clientes ou clientes, o que também é uma forma de obter a estimativa de ROI por meio de campanhas nas redes sociais.








 


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