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Diretrizes para ser um ótimo gerente
22/04/2022

O cargo de gestor pode ser um trabalho gratificante, desde o alcance de metas até o desenvolvimento dos colaboradores. Nem sempre é tão fácil quanto garantir que seus funcionários façam seu trabalho e marquem todas as caixas. Como gerente, deve haver um ambiente de confiança. Sem confiança, o trabalho em equipe não fará o sonho funcionar. Ter um local de trabalho onde seus funcionários saibam que você é consistente e do lado deles aumentará a produtividade e o desempenho. A diretriz para ser um grande gerente consiste em sistemas e rotinas, liderança servidora, explicação dos porquês e nunca entrar em pânico.

Sistemas e rotinas

Criar sistemas e rotinas como gerente criará uma cultura de consistência e confiança. Para explicar, sistemas e rotinas derivam de como você faz as coisas e quando você as fará. Isso permite que você fique no caminho certo e saiba o que precisa ser feito em seguida e como será feito. Sistemas e rotinas são vitais para ser um gerente porque criam um ambiente consistente, levando a uma cultura de confiança para seus funcionários. Quando você tem sistemas implantados, seus funcionários podem vê-lo como um líder confiável, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho saudável.

Liderança Servidora

A principal prioridade de um líder servidor é servir seus funcionários ou pessoas. Um estilo de liderança tradicional detém o poder. Com a liderança servidora, o líder está focado no crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores e organização. Um estilo de liderança servidora é benéfico como gerente, pois você procura servir e se concentrar no sucesso da equipe. Essa mentalidade orientada para a equipe como gerente promoverá a cultura de confiança. Se seus funcionários podem confiar que você estará lá para eles, eles sempre estarão lá para você. Todo mundo quer um líder que queira o melhor para eles e, por meio da liderança servidora, você pode dar a seus funcionários que a liderança servidora mostra como você valoriza, ouve, cuida e confia em seus funcionários. Colocar a equipe em primeiro lugar indica o cuidado e a preocupação que os funcionários buscam de seus gestores e cria uma relação de confiança com o gestor.

Explique os porquês

Um grande gerente explica os porquês; assim como as crianças aprendem perguntando "por que", o mesmo acontece com os adultos. Em vez de presumir que os funcionários entendem por que as coisas são do jeito que são, um grande gerente cria um ambiente para explicar os porquês. Explicar os porquês de fazer as coisas permite uma cultura de confiança, comunicação eficaz, pensamento crítico e uma visão universal. Como gerente, explicar os porquês incutirá confiança em seus funcionários de que toda a equipe está na mesma página. Quando os funcionários não estão na mesma página ou não entendem por que existe uma nova maneira de fazer as coisas, isso cria um ambiente de frustração e pode diminuir a produtividade. Pense em quando você era criança e seus pais não lhe diziam por que você não podia fazer algo. Foi frustrante. Explicar os porquês permite informações precisas, comunicação eficaz com um objetivo universal para a equipe. Sua equipe ou funcionários procurarão conselhos e confiarão em você para dar e explicar a resposta correta. Um grande gerente cultiva um ambiente de explicar os porquês e fazer com que seus funcionários perguntem os porquês; isso levará a uma comunicação eficaz para a equipe e permitirá que todos trabalhem em direção a um objetivo.

Nunca entre em pânico

Os gerentes podem ser colocados em situações que não sabem como lidar, e o melhor conselho é nunca entrar em pânico. Assim que o gerente entrar em pânico, todos os outros também entrarão. Encontre a melhor maneira de sempre manter a calma em situações desconhecidas e lidar com tudo com o melhor de seu conhecimento. Procure conselhos sobre como lidar com a situação no futuro, depois de tudo o que foi dito e feito. Como gerente, a equipe precisa olhar para você para ser forte e equilibrado. No minuto em que o líder o perder, o navio metafórico afundará e a produtividade diminuirá. Se sua equipe puder confiar em você para lidar com as situações e permanecer calma, eles virão até você para tudo. Isso cria uma relação de confiança. Nunca deixe sua equipe ver você entrar em pânico para evitar uma situação caótica.

Conclusão

Em última análise, ser um gerente é um trabalho gratificante. A posição de gerente é uma posição de crescimento e desenvolvimento constante, proveniente de ver sua equipe ter sucesso e atingir metas para o desenvolvimento individual com os membros de sua equipe. As diretrizes para ser um grande gerente vêm de ter sistemas e rotinas, ser um líder servidor, explicar os porquês e nunca entrar em pânico. Essas quatro diretrizes para ser um grande gerente aumentarão coletivamente a confiança da equipe, de modo que o trabalho em equipe fará o sonho funcionar.






 


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