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Estratégias de marketing digital de alto nível para pequenas empresas
18/05/2022

Como qualquer negócio, sua empresa visa gerar receita, mas você não pode fazê-lo se as pessoas nem sabem que você existe. Marketing seu negócio é essencial para fazer qualquer lucro. E no mundo de hoje, garanta sua presença na internet e tente atingir todo o mercado.

A Internet oferece muitas oportunidades para alcançar seu público ideal, oportunidades que seus concorrentes provavelmente aproveitarão ao máximo. Para ficar à frente, você precisa considerar o desenvolvimento de uma estratégia de marketing digital. Mas o que é marketing digital para pequenas empresas?

Quem está envolvido nas técnicas de marketing? Responderemos a essas duas perguntas em detalhes abaixo, então continue lendo para saber mais.

O que é marketing digital para pequenas e médias empresas?
O marketing digital é um conceito amplo, mas bastante fácil de entender. Basicamente, qualquer marketing ou publicidade que ocorra usando mídia digital, geralmente online ou usando dispositivos como telefones ou computadores.

Como você pode esperar, o marketing digital envolve uma variedade de estratégias. Alguns visam alcançar os usuários por meio de plataformas sociais, enquanto outros se concentram em mecanismos de pesquisa ou e-mail. No entanto, todos eles têm o mesmo objetivo básico - gerar leads e converter usuários, o que acaba aumentando a receita do seu negócio. Hoje, a proliferação da mídia digital tem enormes vantagens sobre as formas tradicionais de marketing.

4 estratégias de marketing digital de alto nível
Afinal, quando se trata de marketing digital para PMEs em geral, você não irá longe porque é um tema tão amplo. Em vez disso, é fácil dividi-lo em estratégias separadas que compensam. Embora existam algumas estratégias de marketing digital, as quatro se destacam principalmente por sua relevância e eficácia.

Analisaremos cada uma dessas estratégias abaixo!

1. Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)
Sua estratégia de marketing digital número um – e talvez a mais importante no momento – é a otimização de mecanismos de busca (SEO). O objetivo do SEO é melhorar o conteúdo do seu site para que ele seja classificado nos resultados de pesquisa naturais do Google, para que as pessoas possam encontrá-lo em resposta às suas pesquisas.

Otimizar as classificações do Google significa personalizar seu conteúdo para corresponder aos algoritmos de classificação do Google, que levam em consideração vários fatores ao classificar seus resultados da web.

Para começar, você pode incluir palavras-chave específicas em seu conteúdo - termos de pesquisa para que o Google saiba em quais pesquisas seu conteúdo deve aparecer. Outras coisas que você pode fazer para melhorar as chances de seu conteúdo ser classificado na Rede do Google incluem:

Obtendo backlinks
Otimize as imagens
Criar perfil comercial do Google
Usar HTTPS
Ainda mais!
Com uma campanha de SEO bem projetada, você pode incluir seu conteúdo nas pesquisas do seu público, apresentá-lo ao seu negócio e, com sorte, comprar de você!

2. Publicidade de pagamento por clique (PPC)
SEO é a única forma de marketing online para pequenas e médias empresas que permite alcançar pessoas através do Google. Além de segmentar no topo do ranking natural, você pode aparecer no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google com anúncios pagos, especialmente anúncios pay-per-click (PPC). O PPC é uma estratégia em que as plataformas de publicidade – Google Ads são as mais populares – pagam para que os anúncios da sua empresa apareçam no topo dos resultados de busca natural.

Os anúncios parecem idênticos aos resultados da pesquisa natural, exceto pelo rótulo "Anúncios" no canto superior. Para iniciar uma campanha de PPC com o Google Ads, você deve primeiro criar uma lista de palavras-chave que deseja segmentar. Em seguida, você faz lances para essas palavras-chave com base em quanto está disposto a pagar para exibir seus anúncios.

Sempre que alguém pesquisar uma dessas palavras-chave, o Google exibirá o anúncio entre os licitantes com base no seguinte:

Preço de oferta
Índice de qualidade (Índice de qualidade geral do anúncio do Google)
Com a estratégia de preços certa e alguns anúncios bem projetados, você poderá alcançar seus usuários com o Google de uma maneira totalmente diferente. A melhor parte é que você só paga pelos anúncios PPC quando as pessoas clicam neles, o que a torna uma estratégia muito lucrativa se for bem feita.

3. Marketing e publicidade de mídia social
Você sabia que o usuário médio gasta 28% do seu tempo online nas mídias sociais? É por isso que o marketing de mídia social geralmente é uma grande parte de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Ao anunciar onde as pessoas passam mais tempo, você tem mais chances de alcançá-las.

O marketing de mídia social começa com a criação de uma conta para sua empresa que você pode fazer em uma ou mais plataformas. Algumas das melhores plataformas de marketing incluem:

Facebook
Twitter
Instagram
Bate-papo instantâneo
Pinterest
Ainda mais!
Você pode colocar materiais de marketing atraentes em sua conta comercial que geram interesse em sua marca. Coisas como vídeos que apresentam sua equipe ou infográficos que explicam como seus produtos funcionam são ótimas ideias para publicar conteúdo. No entanto, com exceção de postagens de mídia social naturais, você pode usar anúncios de mídia social pagos.

A maioria das plataformas permite que anúncios pagos sejam executados em suas plataformas, muitas vezes na forma de anúncios in-stream, ou seja, aqueles que aparecem diretamente nos feeds de mídia social dos usuários.

A melhor parte é que você pode segmentar seus anúncios pagos para grupos que correspondam a determinadas características, como idade ou localização. Isso garante que você alcance o público mais relevante.

4. Web design e desenvolvimento
Em última análise, todo o seu marketing on-line para pequenas e médias empresas retornará seus usuários a um só lugar - seu site. Por isso, é importante manter seu web design no mesmo nível de outras estratégias de marketing. Há muitos fatores envolvidos em um web design eficaz.

Para começar, você precisa usar seu site de branding com recursos visuais selecionados e opções de texto que mostrem como os usuários desejam que seu trabalho seja exibido. Você também deve atualizar uma variedade de recursos técnicos, incluindo:

velocidade de carregamento da página
Compatibilidade com dispositivos móveis
Navegação fácil
Ainda mais!
Você não quer que os usuários visitem seu site e se sintam compelidos a clicar imediatamente, por isso é importante não perder essa estratégia. O marketing digital para PMEs é convencer os usuários de que vale a pena comprar, e seu site precisa refletir isso.

 


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