Foco, diferenciação e mensagem consistente
Por Ari Lima
11/09/2010
Uma boa estratégia competitiva é o primeiro passo para o sucesso de
um escritório.
"Toda estratégia notável tem foco" Cham Kim e Renée Mauborgne,
autores de A Estratégia do Oceano Azul
A grande maioria dos advogados que nos procuram para obter ajuda
sobre a gestão de seus escritórios resiste bravamente à idéia de
abrir mão de parcelas de seus clientes em prol de uma estratégia que
privilegie a concentração de esforços em nichos de mercados
específicos. Além disso, é raro encontrar bancas de advocacia que
ofereçam serviços únicos e diferenciados, ou seja, em geral o
mercado jurídico é disputado por segmentos de mercado saturados onde
a concorrência normalmente é predatória, gerando poucas
possibilidades de lucro satisfatório.
Esta situação que acabamos de descrever é descrita pelos autores do
livro "A Estratégia do Oceano Azul", Cham Kim e Renée Mauborgne,
(Editora Campos/Elsevier, 2005), como o "Oceano Vermelho" da
competição de mercado, em que um grande contingente de profissionais
independentes e escritórios, disputam um mesmo segmento de mercado.
Com uma demanda por serviços estabilizada, na maioria dos
tradicionais segmentos jurídicos, e a chegada ininterrupta de novos
profissionais, observamos a criação contínua de novos "oceanos
vermelhos" no mercado da advocacia.
Para a montagem de uma estratégia competitiva de sucesso, Kim e
Mauborgne, nos apresentam três princípios básicos, segundo os quais
será possível se destacar no mercado e construir uma condição de
lucratividade e crescimento sustentado. Segundo eles, todo negócio
precisa desenvolver as seguintes ações competitivas: Foco,
diferenciação e mensagem consistente. Vejamos o que significa cada
um destes aspectos.
* Foco – Quando apresentamos a proposta para que os escritórios
busquem encontrar nichos específicos de mercado a serem explorados,
abrindo mão de ser "tudo para todo mundo", normalmente encontramos
resistência. É comum o profissional perguntar: "como posso pagar
minhas contas se não atender qualquer tipo de cliente que entrar em
meu escritório?", diante da proposta de focalizar o mercado.
A questão é complexa e, claro, exige muito cuidado para ser
implantada. Vejamos as vantagens, desvantagens e os perigos para sua
implantação.
Vantagens – em geral, o escritório que tem foco possui uma estrutura
de custo menor, além de ganhar escala na produção de seus serviços.
O advogado passa a ser especialista na área, facilitando a
construção da marca e aumentado o valor de seus serviços. As
operações do escritório são simplificadas e as ações de marketing
passam a ser facilitadas, pois podem ser direcionadas a um publico
alvo específico.
Desvantagens – podemos citar como desvantagem, que o escritório terá
de abrir mão de sua diversificada linha de produtos, serviços e
segmentos de mercados atendidos. A maior dificuldade é a transição,
pois o negócio precisa se manter funcionando nesta mudança em que
terá de abrir mão de segmentos de mercado para concentrar os
esforços na conquista do foco de mercado.
A sugestão é que a transição seja gradativa e segura, para que ela
possa ocorrer em um clima de tranqüilidade financeira.
* Diferenciação – quando o escritório tenta acompanhar todos os
movimentos competitivos, a maneira de atender clientes e os serviços
oferecidos pelos concorrentes, a tendência é de uma comoditização do
setor, ou seja, os escritórios passam a ser confundidos pelos
clientes como sendo muito iguais, tendo portanto o preço como único
diferencial. O resultado é uma baixa lucratividade no setor, pois a
tendência é que os preços baixem no processo de conquista de
clientes.
A singularidade do escritório surge então como uma alternativa
competitiva. Essa diferenciação unida ao foco e também a uma
mensagem consistente determinará uma estratégia saudável para o
escritório.
* Mensagem Convincente – uma boa estratégica tem uma mensagem
simples de entende e consistente com a proposta de trabalho de
escritório. Uma estratégia de sucesso consegue traduzir no seu
slogan a essência do negócio, de forma a transmitir ao mercado o
"valor" que esta oferecendo, numa relação custo benefício favorável
ao cliente. A mensagem não deve ser dúbia e não pode ser confusa.
Deve ser firme, forte, direta e simpática.
Para exemplificar, vamos analisar o caso real de dois escritórios –
naturalmente que com os nomes trocados -, em relação a suas
estratégias de mercado.
Caso 1 – O primeiro caso é de um escritório cujos filhos herdaram a
banca com tradição do trabalho do fundador na área de Família e
Sucessões. Em vez de cair na tentação de ampliar sua atuação
contratando profissionais com especialização em diversas áreas e
estabelecendo um verdadeiro "supermercado da advocacia", os novos
sócios, ao contrário, resolveram investir e aprofundar sua
especialização em direito de família, criando nos serviços
interligados ao seu negócio principal.
Um exemplo destes novos serviços é seu investimento, há poucos anos,
no estudo do Biodireito, abrangendo casos de procriação assistida em
suas várias hipóteses e conseqüências, alteração do registro de
nascimento para casos de mudança de sexo, demandas envolvendo todas
as questões relativas aos testes em DNA e o direito à verdade
biológica em conflito com vínculo sócio-afetivo, entre outras
questões que estão surgindo com a complexidade da sociedade atual.
Neste caso, percebe-se claramente a força desta sociedade de
advogados que manteve a tradição herdada e esta ampliando sua
posição de mercado sem perder o foco. É um escritório extremamente
eficaz na solução das demandas jurídicas, principalmente por ser
especialista, tem uma mensagem simples e clara sobre sua proposta de
trabalho: "resolvemos eficazmente todos os casos complicado na área
de família", e certamente é um escritório lucrativo, pois atende uma
clientela bastante especifica disposta a pagar um valor superior por
um serviço de alta qualidade.
Caso 2 – o segundo caso reflete a posição da grande maioria dos
pequenos escritórios. A mensagem a seguir foi retirada de um site.
"A CLC Advogados Associados atua em diversos ramos do Direito,
prestando assessoria e consultoria jurídica, preparando contratos,
elaborando pareceres e análises legais preventivas e atuando nos
seguintes campos administrativos e empresariais: Direito
Administrativo, Comercial, Concorrencial, Contencioso, Desportivo,
Consumidor, Trabalho, Imobiliário, Sanitário, Societário,
Tributário, Propriedade intelectual, Cível, Internet e Ambiental.
Neste caso, é possível perceber claramente a falta de foco. Na
verdade uma rápida analise por parte de um cliente atento, ira
transparecer que este pequeno escritório não poderá oferecer todos
estes serviços com um nível de qualidade mínima aceitável, em áreas
tão diversificadas. Mesmo que o escritório tenha relação de parceria
com outros escritórios para solicitar eventuais ajuda técnica, fica
claro sua impossibilidade de coordenar um grande numero de processos
em áreas tão diversificadas. Assim este escritório não conseguira
estabelecer uma marca sólida no mercado, pois dificilmente terá
competência técnica e credibilidade para conquistar mercados tão
diversos.
Apresentamos estes dois casos para exemplificar aos profissionais a
importância de estabelecer um foco, conquistar um nicho de mercado,
e a partir daí construir uma marca e um posicionamento sólido no
mercado. Acreditamos que as estratégias: Foco, diferenciação e
mensagem consistente, realizadas em conjunto criará as condições
necessárias para o desenvolvimento de um escritório de advocacia
prospero e lucrativo.
Claro que estas estratégias devem fazer parte um plano de negócios
bem elaborado, mas certamente fundamentais no processo de construção
de um negócio. Certamente esta é uma tarefa a ser enfrentada pelos
advogados na construção de escritórios bem sucedidos.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing
pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e
vendas. Desenvolve treinamento em marketing pessoal e
marketing jurídico para profissionais liberais, empresas,
escritórios e estudantes universitários. Ministra cursos,
seminários e palestras realçando o lado prático e funcional
do marketing e escreve artigos diariamente para diversos
sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e
treinamento de vendedores e de gerentes de vendas, bem como
atendimento a clientes.