Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 


A história por trás da criação do logotipo da Nike
21/02/2022

A Nike é uma das marcas mais lendárias e famosas do mundo. Seu logotipo é tão simples e ao mesmo tempo poderoso que intriga a todos, aqui está a história e o significado de seu design.

O swoosh da Nike foi criado em 1971, por Carolyn Davidson , então estudante de design gráfico na Portland State University , e se referia à marca e movimento de um professor verificando a resposta correta.

Acima de tudo, a assinatura da Nike simboliza movimentos rápidos, fluidos e confiantes, ilustrando o comportamento confiante e gracioso dos atletas. Querendo se destacar da concorrência, principalmente da Adidas, Phil Knight , fundador da marca, queria ter um logotipo fluido e simples, que representasse um movimento de velocidade e fluidez.

O significado do desenho tem uma parte mitológica. Primeiro, a deusa grega da vitória chamada " Nike " inspirou o nome da marca. A forma da asa da deusa inspirou a vírgula do logotipo da Nike; que confere ao logotipo da marca uma forte personalidade. Ao projetar seu logotipo, a empresa Nike optou principalmente pela cor vermelha como símbolo de paixão, energia e alegria. A cor branca é sinônimo de pureza e graça.

O logotipo da Nike é hoje um dos mais reconhecidos no mundo e o mais amado pela imagem que transmite. Stephen A. Greyser, professor da Hardvard Business School, descreveu a Nike como "o símbolo vivo e vibrante da marca".

Para fazer seus logotipos, as marcas mais famosas conseguiram se tornar conhecidas através dele. A criação do logotipo é o primeiro passo em um processo de comunicação global. Além de sua aparência simples e minimalista, os famosos logotipos são ricos em significado. Essas marcas famosas perceberam plenamente o importante papel que um logotipo pode desempenhar no desenvolvimento da imagem de marca de uma empresa. O logotipo tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing que está associada à imagem de marca da empresa.

Para criar um logotipo eficaz, você precisa conhecer algumas regras de ouro que são essenciais para o sucesso do seu design:

Em primeiro lugar, um bom design deve ser simples: pode ser construído em torno de uma forma, símbolo, letra, etc. É diretamente entendido. Este é o caso do logotipo do Facebook ou do Google.

O logotipo perfeito transmite uma mensagem. O logotipo pode aludir a eventos populares, como contos de fadas, histórias ou mitos. Por exemplo, como dissemos antes, o logotipo da Nike foi inspirado em um mito grego. O significado do logotipo da Nike tem uma parte mitológica. Primeiro, a deusa grega da vitória chamada "Nike" inspirou o nome da marca. A forma da asa da deusa inspirou a vírgula do logotipo da Nike; que confere ao logotipo da marca uma forte personalidade. Ao projetar seu logotipo, a empresa Nike optou principalmente pela cor vermelha como símbolo de paixão, energia e alegria. A cor branca é sinônimo de pureza e graça.

A Nike é hoje um dos logotipos mais reconhecidos do mundo e o mais amado pela imagem que transmite. Stephen A. Greyser, professor da Hardvard Business School, descreveu o logotipo da Nike como "o símbolo vivo e vibrante da marca".

Os melhores designs gráficos costumam ter um forte simbolismo, representando ideais e sentimentos profundos compartilhados por todos. O logotipo da Apple é um exemplo perfeito.

Por último, mas não menos importante, um design eficaz deve ser facilmente reconhecível e memorável. Pode ser utilizado nos diversos meios de comunicação, por isso o logotipo deve ser compreensível.

Além disso, não deve ser associado a tendências pontuais ou limitadas no tempo.

Muitos outros pontos devem ser levados em consideração para criar o melhor logotipo para sua empresa, como o estilo do design, o estilo da fonte, o esquema de cores, etc.

Não se esqueça que um logotipo é a vitrine de um negócio, portanto, é a primeira imagem que um cliente em potencial verá e que ele julgará sua marca através dela. Portanto, se há um passo que não deve ser negligenciado, é o design gráfico do seu logotipo

A maioria dos logotipos são alusivos, assim como a arte modernista em geral. Eles fazem alusão ao mito e à literatura, outras obras de arte e eventos históricos importantes. O decano dos logos, o famoso logo Bass, por exemplo, nos remete às Pirâmides. Da mesma forma, nos lembra dos grandes épicos religiosos e históricos que ocorreram durante os tempos faraônicos.

Além disso, muitos dos grandes logotipos que os designers criaram foram inspirados nas belas artes. É o caso de Paul Rand, por exemplo. O próprio Tough Rand não fingiu ser um artista, os logotipos que ele projetou definitivamente têm valor artístico. Steven Heller compara o grande criador de logotipos e pioneiro do design gráfico ao pintor suíço Klee. Outros não hesitam em comparar os pôsteres e designs de logotipo corporativo de Rand com o trabalho de Henry Matisse.








 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade