A importância das Hashtags
Daniel Portillo Serrano
16/12/2020

Muitos de nós estamos familiarizados com a expressão Hashtag. No entanto a maioria ainda acredita que as hashtags são usadas apenas para que as nossas postagens fiquem bem legais, cheias de termos da moda. Na verdade essas pessoas não entendem o que é, para que serve e qual a verdadeira utilidade e importância de uma Hashtag. Elas tentam engajamento, divulgação, mas sempre falham. Por que?
Qual o verdadeiro papel das Hashtags?. Hashtags são palavras ou frases precedidas por um jogo da velha (#), usadas, principalmente no Twitter, Instagram ou Facebook. Sua função é agrupar posts com um assunto em comum entre eles. Clicando nessa Hashtag, o usuário será levado a uma compilação de todas as postagens que abordam aquele mesmo assunto e utilizaram a mesma Hashtag. Isso quer dizer que uma pessoa que nunca tenha visto uma postagem sua, poderá chegar até ela graças a uma Hashtag que ele pesquisou e foi inserida em seu post.
A utilização correta e apropriada de Hashtags aumenta exponencialmente a exposição de suas postagens.
Dessa forma, tanto para pessoas físicas ou jurídicas, as Hashtags ajudarão a promover a sua marca pessoal ou da sua empresa. Pesquisas mostram que há muito mais chance de alguém chegar ao seu perfil através de uma postagem com uma Hashtag.
A função original das Hashtags foi sugerida para criar grupos de interesse comum, em 2007, quando Chris Messina postou uma mensagem com a primeira utilização de Hashtag, sugerindo que todo o grupo interessado se reunisse em torno daquela Hashtag.
Assim, é muito importante que ao utilizar uma Hashtag você pende bem sobre o que colocar após o “#”. Uma Hashtag do tipo #olhecomoaminhamarcaficabememvoce, além de longa não tem sentido nem trará leitores à tua postagem, já eu, provavelmente, apenas você usará essa Hashtag. Mas Hashtags voltadas a assuntos do momento, como eventos, novas marcas, produtos ou engajamentos políticos e ambientais, filmes e programas de TV trarão maior chance de sucesso, já que milhares (ou milhões) de pessoas irão utilizar (e buscar) a mesma Hashtag.
Esse é, por exemplo, a variável que o Twitter utiliza para saber o que está bombando naquele momento: Os Trending Topics consideram o número de postagens que se referem à mesma Hashtag.
Cuidado ao adicionar muitas Hashtags à sua postagem no Twitter. Geralmente são consideradas Spam. Já no Instagram mais de 10 Hashtags na postagem trazem maior interação. O ideal? É que você seja coerente.


Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .