Inspirar é o que queremos?
Por Viviane Nunes Pereira
11/11/2017

Ultimamente tenho pensado bastante sobre a palavra inspirar.
Em nosso dicionário o significado do verbo inspirar é:
1.transitivo direto e intransitivo
Introduzir (ger. ar) nos pulmões.
"i. ar puro"
2.transitivo direto e pronominal
fig. exercer ou receber influência sobrenatural ou divina.
E o que estamos fazendo para inspirar outras pessoas, nossos clientes e nossos colaboradores?
Talvez inspirar não seja no primeiro momento o objetivo de nenhuma empresa ou gestor, mas inspirar como vimos no dicionário tem um papel muito grande de influenciar. E influenciar positivamente pode trazer ganhos muito grandes para empresa ou equipe.
Adoro ver trabalhos que me inspiram. Conheci uma organização sem fins lucrativos chamada Viva e Deixe Viver. Apesar de ter conhecido e me aprofundado um pouco essa semana, através do livro Viva e Deixe Viver - Historias de quem conta Histórias de Maria Helena Gouveia, 2016 (Editora Globo), eles já inspiram pessoas há 20 anos e sabem o que eles fazem? Contam histórias. Isso mesmo, contam histórias para crianças nos hospitais e transformam minutos, dias, anos dos pacientes, com um olhar de amor para a vida.

O que me chamou mais atenção no trabalho deles foi a Capacitação dos voluntários. Uma capacitação muito bem estruturada. Longa e que permite aos voluntários vivenciar e sentir tudo o que irão encontrar pela frente e, só vão para os hospitais depois da formatura.

Uma equipe de psicólogos, assistentes sociais ficam à disposição, a qualquer tempo, dos voluntários em campo.

E por que toda essa estrutura?

Porque são seres humanos cuidando de seres humanos. Com dificuldades e fragilidades iguais, que precisam estar muito bem amparados para que o trabalho seja sempre positivo e eles entendam qual o seu papel como voluntario.

Essa causa já é inspiradora, certo? Mas, quero mostrar mais.

Como as áreas de treinamento e desenvolvimento podem se inspirar nesta organização sem fins lucrativos?

Claro que vou falar do plano de capacitação. Podemos comparar esse plano dos voluntários ao plano de capacitação para novos colaboradores da sua empresa.

Seus colaboradores começam suas atividades somente após a formatura como no Viva e Deixe Viver? Ou já iniciam suas atividades logo nos primeiros dias de trabalho?

Como estão suas equipes de apoio ao novo colaborador?

Sua empresa já preparou o suporte de gestores, pares, e outros colaboradores de outras áreas para o novo colaborador?

Pense como as áreas de treinamento e desenvolvimento podem montar um plano de capacitação que ofereça conhecimento, suporte, experiências vivenciais, autodesenvolvimento e todas as ferramentas necessárias para que sua empresa entregue um serviço de excelência para seus clientes.

Pense na inspiração para o novo colaborador ao ser recebido por toda essa estrutura. Diferente de tudo o que ele já vivenciou no mundo corporativo. Tenho certeza que ficaria inspirado.

Agora pense em todos os colaboradores sendo capacitados da mesma maneira. Com reciclagem, apoio de gestores e pares e principalmente se inspirando em outros colaboradores e sendo inspiração para outros.

Desejo muitas inspirações para você e para sua empresa.

Um abraço.

Viviane é consultora e palestrante. Formada em Comunicação Social e MBA em Treinamento e Desenvolvimento. Escritora de vários artigos. Atua como consultora de treinamento e Desenvolvimento Organizacional. Especialista em desenvolvimento de instrutores de treinamento e treinamentos comportamentais.Blog: treinaredesenvolvercomavivi.blogspot.com.br