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Kaizen na Prática
01/03/2022

Acredita-se que a análise da Web, de acordo com o número infinito de fontes na World Wide Web, faça tudo o que você deseja e muito mais. Então, você investe no Google Analytics e espera que ele faça sua mágica. Você espera e espera. No entanto, você deve perceber que ativar o Google Analytics é apenas o começo. Você não pode parar na instalação e deixar por isso mesmo.

A verdade é que o Google Analytics é uma prática sem fim. Você pode estar voando alto em abril e depois ser abatido em maio. Essa é a natureza do tráfego do site. Para lidar com as inconsistências e os altos e baixos que a acompanham, pratique o que os japoneses chamam de "kaizen", ou melhoria contínua.

Para melhorar continuamente o desempenho do seu site, use os seguintes critérios para praticar o kaizen.

- Consistência e qualidade dos dados: sempre verifique se os dados são precisos e consistentes. Seu objetivo é comparar maçãs com maçãs, não maçãs com laranjas. A melhor maneira de comparar dados é usando proporções. Um exemplo seria a taxa de conversão ou taxa de cliques de uma campanha de marketing em relação à taxa de conversão de outra campanha de marketing. Outro exemplo seria comparar o custo por ação de duas iniciativas de marketing.

- Flexibilidade: você tem que lidar com as necessidades de relatórios de várias partes interessadas, desde a gestão global até os comerciantes locais/nacionais em um contexto dinâmico onde vários conteúdos e tecnologias coexistem. O Google Analytics pode ajudar permitindo que você configure vários relatórios para cada parte interessada com base em suas necessidades (consulte a Regra 39, "Compartilhar seus dados").

- Organização e integração: a análise da web é um processo que você precisa integrar à sua organização E à sua infraestrutura técnica. Você precisa definir papéis e responsabilidades. Você precisa ter metodologias. Você precisa de recursos. O Google Analytics pode ajudar permitindo que você conceda acesso de "usuário" ou acesso "administrativo" a outras pessoas que possam ter interesse ou possam contribuir para o sucesso de seu website.

- Educação e comunicação: aprenda como usar os dados, como interpretá-los e como torná-los acionáveis. Nem todos os sites são iguais. Você precisa cumpri-lo e dar-lhe tempo. Deixe que todos saibam o valor de usar o Google Analytics e como as práticas kaizen são o caminho a seguir. Espalhe insights, conhecimento e dados entre departamentos, hierarquias e toda a empresa. Caso contrário, todos aqueles relatórios detalhados de última geração que o Google Analytics gera só vão acabar no triturador, destruindo qualquer valor incremental possível para o seu negócio.

Melhoria continua. Atualizações contínuas. Kaizen. É o que fará o Google Analytics trabalhar para você. Para que servem esses relatórios e dados quando ninguém tem a menor ideia do que fazer com eles?

A melhoria contínua não é ciência do foguete. Com o Google Analytics e, claro, paciência, perseverança e kaizen, você vai parar de dizer: "50 por cento do nosso marketing funcionou, só não temos certeza de quais foram os 50 por cento".




 


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