Kevin Keller - Biografia
01/03/2022

Kevin Lane Keller é o E. B. Osborn Professor de Marketing na Tuck School of Business do Dartmouth College. O professor Keller é formado pelas universidades de Cornell, Carnegie-Mellon e Duke. Em Dartmouth, ele ministra cursos de MBA em gestão de marketing e gestão estratégica de marcas e palestras em programas executivos sobre esse tema.

Anteriormente, o professor Keller fazia parte do corpo docente da Graduate School of Business da Stanford University, onde também atuou como chefe do grupo de marketing. Além disso, ele fez parte do corpo docente de marketing da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, foi professor visitante na Duke University e na Australian Graduate School of Management, e tem dois anos de experiência na indústria como Marketing Consultor do Bank of America.

A área geral de especialização do professor Keller é estratégia e planejamento de marketing. Seu interesse específico de pesquisa é como a compreensão de teorias e conceitos relacionados ao comportamento do consumidor pode melhorar as estratégias de marketing. Sua pesquisa foi publicada em três dos principais periódicos de marketing - o Journal of Marketing, o Journal of Marketing Research e o Journal of Consumer Research. Ele também atuou nos Conselhos de Revisão Editorial desses periódicos. Com mais de sessenta artigos publicados, sua pesquisa tem sido amplamente citada e recebeu inúmeros prêmios.

O professor Keller é reconhecido como um dos líderes internacionais no estudo de marcas, branding e gestão estratégica de marcas. Ativamente envolvido com a indústria, ele trabalhou em uma variedade de diferentes tipos de projetos de marketing. Ele atuou como consultor e consultor de marketing para algumas das marcas mais bem-sucedidas do mundo, incluindo Accenture, American Express, Disney, Ford, Intel, Levi Strauss, Procter & Gamble e SAB Miller. Atividades adicionais de consultoria de marca foram realizadas com outras empresas importantes, como Allstate, Beiersdorf (Nivea), BlueCross BlueShield, Campbells, Eli Lilly, ExxonMobil, General Mills, Goodyear, Kodak, Mayo Clinic, Nordstrom, Shell Oil, Starbucks, Unilever e Young & Rubicam. Ele também atuou como administrador acadêmico do Marketing Science Institute. Orador popular, ele conduziu seminários de marketing para altos executivos em diversos fóruns.

O professor Keller está atualmente realizando vários estudos que abordam estratégias para construir, medir e gerenciar o valor da marca. Seu livro sobre esses assuntos, Gestão Estratégica de Marcas, foi adotado nas principais escolas de negócios e empresas líderes em todo o mundo e foi anunciado como a "bíblia do branding". A partir da 12ª edição, ele também é co-autor com Philip Kotler do livro introdutório de marketing mais vendido de todos os tempos, Marketing Management.

Um ávido entusiasta de esportes, música e cinema, em seu chamado tempo livre, ele atuou como produtor executivo de um dos grandes tesouros do rock and roll da Austrália, The Church, bem como das lendas do power pop americano Dwight Twilley e Tommy Keene. . Ele também faz parte do Conselho de Administração da The Doug Flutie, Jr. Foundation for Autism. O professor Keller mora em Etna, NH com sua esposa, Punam (também professora de marketing da Tuck), e suas duas filhas, Carolyn e Allison.