Kotler - E a Visão sobre o Marketing
01/03/2022
Kotler começou a ensinar o marketing em 1962 na Kellogg School of Management, da Northwestern University. Ele acreditava que o marketing era uma parte essencial da economia e que a demanda era influenciada não só pelo preço, mas também pela publicidade, promoções de vendas, força de vendas, mala direta, e várias instituições (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) que funcionavam como canais de distribuição. Ele liga o lucro à satisfação do consumidor e com o bem-estar da sociedade. Kotler acredita que o propósito de elevar o bem-estar do consumidor, o marketing tem que ser colocado no centro da estratégia da empresa e ser praticado por todos os gestores.
Em 2003, o Financial Times citou três contribuições principais de Kotler para o marketing e para a gestão:
Primeiro, ele fez mais do que qualquer outro escritor ou estudioso para promover a importância do marketing, transformando-o de uma atividade marginal, para o trabalho mais "importante" da operação. Em segundo lugar, ele continuou a tendência iniciada por Peter Drucker, mudando a ênfase longe de preço e distribuição para um foco maior na satisfação das necessidades dos clientes e sobre os benefícios recebidos de um produto ou serviço. Terceiro, ele ampliou o conceito de marketing da mera venda a um processo mais geral de comunicação e troca, e tem mostrado como o marketing pode ser estendido e aplicado a instituições de caridade, partidos políticos e muitas outras situações não-comerciais.
Kotler defendeu a ampliação da área de marketing para cobrir não apenas as operações comerciais, mas também as operações das organizações sem fins lucrativos e agências governamentais. Ele considerou que o marketing pode ser aplicado não só aos produtos, serviços e experiências, mas também a causas, ideias, pessoas e lugares. Assim, um museu precisa as habilidades de produto, preço, praça de marketing e promoção (os 4P's), se quiser ser bem sucedido em atrair visitantes doadores, membros da equipe, e apoio do público. Kotler e Gerald Zaltman criaram o campo do marketing social, que se aplica a teoria de marketing para influenciar a mudança de comportamento que beneficiará os consumidores, os seus pares, e da sociedade como um todo. Kotler e Sidney Levy desenvolveram a idéia de demarketing, que as organizações devem empregar para reduzir a demanda global ou seletiva quando a demanda é muito alta. Assim, quando a água é escassa, o governo precisa persuadir vários consumidores de água para reduzir o uso de água para que a água o suficiente estará disponível para utilizações essenciais.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico.
Este texto é uma reprodução literal, obtido da Wikipedia, publicado de acordo com as instruções oferecidas por esta renomada enciclopédia: "Se você desejar utilizar material da Wikipédia nos seus próprios livros, artigos, sítios ou outras publicações, pode fazê-lo, mas tem de obedecer à GNU FDL. Se estiver simplesmente a duplicar o artigo da Wikipédia deverá obedecer à secção 2 da GFDL, sobre cópia textual."
Artigo 2 da GNU FDL:
2. VERBATIM COPYING
You may copy and distribute the Document in any medium, either commercially or noncommercially, provided that this License, the copyright notices, and the license notice saying this License applies to the Document are reproduced in all copies, and that you add no other conditions whatsoever to those of this License. You may not use technical measures to obstruct or control the reading or further copying of the copies you make or distribute. However, you may accept compensation in exchange for copies. If you distribute a large enough number of copies you must also follow the conditions in section 3.
You may also lend copies, under the same conditions stated above, and you may publicly display copies.