Lições da Mc Donald's na gestão de carreira
Por Ari Lima
20/09/2010
No ano de 1954, Ray Kroc, um anônimo vendedor de máquinas de milk
shakes, entra numa lanchonete em San Bernardino, Califórnia, EUA,
No ano de 1954, Ray Kroc, um anônimo vendedor de máquinas de milk
shakes, entra numa lanchonete em San Bernardino, Califórnia, EUA,
para entregar aos irmãos McDonald's, Dick e Mac, duas destas
máquinas, e o mundo dos negócios nunca mais seria o mesmo. Ali
começa uma revolução na maneira de fazer negócios, que se espalharia
por todos os continentes nas próximas décadas, criando uma indústria
bilionária.
Para melhor compreensão, é necessário entender o contexto em que se
deu este encontro. Ray Kroc, aos 52 anos, estava vivendo uma péssima
fase em seu negócio de vendas de Multimixers, e ansiava por
encontrar novas oportunidades de negócios. Conheceu, então, os
irmãos McDonald's e percebeu que eles haviam criado uma lanchonete
"diferente", que fazia enorme sucesso naquela localidade pela
qualidade dos serviços, dos hambúrgueres e na rapidez com que
atendiam seus fregueses.
Ray Kroc logo entendeu que aquele modelo poderia ser expandido com
sucesso para outras localidades, e convenceu os irmãos McDonald's a
lhe vender o direito de comercializar a marca e as idéias daquele
protótipo de lanchonete.
Assim, podemos extrair a primeira lição de sua trajetória de
sucesso:
Lição número 1: esteja atento às oportunidades de negócios.
As dificuldades de Ray Kroc eram enormes, pois ele estava
praticamente falido, e somente uma grande dose de motivação poderia
manter seu entusiasmo para levar avante o projeto de desenvolver a
franquia daquele novo tipo de lanchonete.
Lição número 2: capacidade de auto-motivação é uma competência
essencial para o sucesso.
Como ele não tinha recursos para investir numa cadeia de
lanchonetes, teve de utilizar o sistema de franquia, que nunca fora
tentado antes neste tipo de comércio varejista, portanto, foi uma
inovação da parte de Ray Kroc utilizar esta forma de expansão para
os negócios da McDonald's.
Lição número 3: criatividade e inovação são competências essenciais
para gestão de um negócio de sucesso.
John F. Love, autor do livro "McDonald's A verdadeira história do
sucesso", (Editora Bertrand, 1987), nos apresenta um profundo relato
da trajetória desta corporação bilionária desde sua fundação pelas
mãos do lendário Ray Kroc, até a data da publicação do livro, quando
a companhia já contava com 9.300 restaurantes em 42 países, e tinha
servido até aquele ano 55 bilhões de hambúrgueres. A McDonald's é a
maior compradora de carne bovina dos EUA, e a maior proprietária
mundial de imóveis comerciais. Certamente, hoje estes números são
mais impressionantes ainda.
Ao entrevistar diretores da empresa que conviveram com Ray Kroc
desde os primeiros tempos, John Love aponta algumas características
do estilo deste empreendedor que nunca concluiu os estudos,
abandonando-os no ensino secundário.
Segundo Fred Turner, à época presidente da companhia, Ray Kroc tinha
algumas características bastante acentuadas, que foram determinantes
para o sucesso da empresa como um todo. Ele tinha uma enorme fé e
sonhava com o sucesso da empresa a longo prazo, chegando a
aconselhar aos colaboradores: "concentrem-se em fazer um bom
trabalho e não em ganhar dinheiro, pois, se trabalharem duro e
gostarem de seu trabalho, os problemas de dinheiro se resolverão por
si".
Lição número 4: ter objetivos e acreditar em um sonho.
Outra característica apontada no fundador da McDonald's era sua
enorme capacidade de se comunicar. Tinha grande carisma, e quando
fazia apresentações para grupos de franqueados, clientes ou
funcionários deixava todos entusiasmados com o futuro da empresa.
Lição número 5: desenvolva uma comunicação eficaz.
Por mais estranho que possa parecer, Ray Kroc só começou a receber
salário da companhia após sete anos de sua fundação, neste meio
tempo vivia precariamente das vendas de máquinas de milk shakes. No
entanto, era um homem bem humorado e passava sempre um ar de
felicidade segundo seus colaboradores.
Lição número 6: conserve o bom humor para manter você e sua equipe
motivados.
"Se uma corporação tem dois executivos que pensam da mesma maneira,
um deles e desnecessário". Foi com esta afirmação que Ray Kroc
respondeu a uma pergunta feita por um assistente, durante uma
apresentação, sobre a tolerância às divergências de opiniões na
empresa. Uma grande competência que ele tinha era a capacidade de
obter o melhor desempenho possível das pessoas, bem como fazê-las
trabalhar em equipe.
Lição número 7: obtenha o melhor das pessoas e trabalhe em equipe.
Uma das maiores dificuldades encontradas na McDonald's, nos
primeiros tempos, foi conseguir que os novos franqueados mantivessem
o mesmo padrão de qualidade que a lanchonete protótipo, criada para
servir de modelo. Haviam muitos franqueados que não respeitavam as
normas e apresentavam padrão de qualidade inferior. A persistência
de Ray Kroc em perseguir aquele padrão de qualidade foi essencial
para o sucesso e tornou-se a marca registrada da empresa.
Lição número 8: seja persistente em seus propósitos, mantenha-se
firme mesmo diante de adversidades, que no fim serão vencidas.
Um traço marcante na personalidade de Ray Kroc era sua flexibilidade
como ser humano. Conseguia trabalhar com pessoas diferentes,
personalidades diferentes, "humores" diferentes. Mantinha seu
otimismo diante das dificuldades. Convivia com profissionais cuja
personalidade e maneira de ser eram incompatíveis com as suas, no
entanto, sabia suportar estas diferenças, muitas vezes encontrando
formas inusitadas de desabafar, para conseguir manter homens e
mulheres competentes em sua organização.
Lição número 9: seja uma pessoa flexível, para poder conviver com os
opostos em uma organização.
Finalmente, gostaria de destacar o otimismo e a capacidade de
defender suas idéias com emoção deste empreendedor, que conseguia
com isto conquistar uma legião de seguidores. Ray Kroc tornou-se um
líder carismático por colocar paixão no seu trabalho.
Lição número 10: desenvolva seu trabalho com otimismo, emoção e
paixão, que assim obterá êxito.
O objetivo deste texto não foi contar a história da McDonald's, cuja
fama dispensa apresentações em todo o mundo, nem resgatar o nome de
seu fundador, Ray Kroc, como um modelo de executivo a ser seguido
por profissionais que buscam o sucesso. Nosso objetivo foi extrair
lições para a gestão de carreira da trajetória fantástica deste
homem, que aos 52 anos de idade, em que muitos já estão pensando na
aposentadoria, iniciou uma verdadeira epopéia no mundo dos negócios
e transformou uma idéia brilhante em um negócio bilionário.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing
pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e
vendas. Desenvolve treinamento em marketing pessoal e
marketing jurídico para profissionais liberais, empresas,
escritórios e estudantes universitários. Ministra cursos,
seminários e palestras realçando o lado prático e funcional
do marketing e escreve artigos diariamente para diversos
sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e
treinamento de vendedores e de gerentes de vendas, bem como
atendimento a clientes.