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Marketing Digital faça você mesmo
08/02/2022

Começar um negócio pela primeira vez é uma perspectiva emocionante e assustadora. Ao começar, espero que você tenha uma ideia clara de onde deseja ir e o que deseja alcançar. Mas como você vai chegar lá?

No mundo de hoje, ter uma forte presença digital é essencial e seu sucesso provavelmente dependerá de sua capacidade de comercializar seu novo negócio online de forma eficaz. Mas isso é algo que você poderia fazer sozinho, ou é exclusividade dos profissionais? Leia e decida-se.

O que é Marketing Digital?

Em poucas palavras, o marketing digital compreende todas as atividades que você realiza para promover seu negócio no mundo online. A casa do seu negócio na internet será o seu site. À medida que as pessoas visitam seu site, você as apresentará à sua empresa e ao que você oferece e, esperançosamente, as converterá em clientes.

No entanto, não importa quão bom seja seu site, seus clientes em potencial precisam saber que ele está lá e poder encontrá-lo. É aqui que entram suas atividades de marketing digital. Provavelmente, elas incluem Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO) e Social Media Marketing (SMM). A criação do seu site e as atividades de marketing digital que o acompanham são coisas que você pode terceirizar para agências especializadas ou que você mesmo pode fazer.

Seu site

Projetar um site não requer necessariamente nenhum conhecimento em codificação, mas sim a capacidade de escrever um bom conteúdo e ilustrá-lo com imagens fortes e outros recursos. Existem muitos construtores de sites, que são plataformas que permitem que você construa seu site sem ter que se preocupar com o que realmente faz tudo funcionar.

Você pode usar Squarespace, Wix ou Wordpress ou um construtor de sites fornecido pela empresa que escolheu para hospedar seu domínio. Muitas opções estão disponíveis. Você pode selecionar um dos modelos de design fornecidos pelo construtor de sites, o que significa que a estrutura do seu site já está definida para você, juntamente com itens como fontes e cores. Em seguida, você fornece o conteúdo na forma de texto e imagens e organiza as coisas adequadamente em cada página. Você pode usar suas próprias fotografias ou utilizar imagens disponíveis na internet.

Marketing de mecanismo de pesquisa (SEM)

Search Engine Marketing (SEM) é sobre a apresentação de anúncios em Search Engine Results Pages (SERPs). Quando alguém digita um termo de pesquisa no Google, Bing ou qualquer mecanismo de pesquisa que esteja usando, você deseja que seu anúncio apareça quando essa pesquisa for relevante para sua empresa. Você é cobrado cada vez que seu anúncio é clicado e, portanto, SEM também é conhecido como publicidade paga por clique (PPC).

Quando alguém clica em um de seus anúncios, é direcionado para uma página do seu site. Esta página é chamada de página de destino e não é necessariamente sua página inicial. Na verdade, as páginas de destino devem ser projetadas para corresponder o mais próximo possível à intenção de pesquisa do cliente em potencial digitando (ou falando) a consulta de pesquisa. É função da sua landing page cativar a atenção da pessoa, convencê-la de que ela deve se envolver com o seu negócio e mostrar a ela como fazer isso.

A plataforma SEM mais popular é o Google Ads, seguido pelo Microsoft Advertising. Nessas plataformas, você define tudo a ver com sua campanha de SEM, incluindo a localização geográfica e demográfica do alvo, as palavras-chave a serem usadas para acionar seus anúncios e os preços que você está disposto a pagar por seus cliques. Como anunciante, seu objetivo é estar entre os principais resultados apresentados na SERP. Para conseguir isso, você está competindo com outras empresas que também querem estar nessas posições.

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Os resultados exibidos em qualquer SERP são determinados pelo Google, Microsoft ou qualquer mecanismo de pesquisa que você esteja usando. Alguém que procura um determinado produto ou serviço pode ver vários anúncios, seguidos por um pequeno mapa com várias empresas locais listadas abaixo, alguns snippets estruturados e dez listagens orgânicas, que podem ser seguidas por mais anúncios.

O objetivo do SEO é alcançar a posição mais alta possível como uma das listagens orgânicas. Um clique em qualquer uma dessas listagens é gratuito, mas o desafio é alcançar uma das primeiras posições. A grande maioria dos pesquisadores não olha além da primeira página de resultados de pesquisa e, portanto, isso significa que, idealmente, você deseja ser um dos dez primeiros resultados exibidos.

Search Engine Optimization envolve as atividades que você realiza para que uma ou mais páginas do seu site alcancem a posição mais alta possível na SERP. SEO envolve técnicas on-page e off-page.

As técnicas na página são sobre como criar o melhor conteúdo possível em seu site. Esse conteúdo deve ser envolvente e atraente, tanto na cópia do texto, quanto nas imagens apresentadas. Ele deve articular claramente o que você precisa comunicar sobre sua empresa e deve cativar o leitor para que ele queira entrar em contato com você depois de visitar seu site.

Como resultado da crescente inteligência dos algoritmos utilizados pelos motores de busca, o conteúdo escrito para o leitor humano será igualmente bem compreendido pelo algoritmo de busca. Isso significa que não há necessidade de manipular o texto da sua cópia de texto para tentar obter um resultado melhor.

SEO fora da página é sobre os links que você constrói entre seu site e outros sites. Muitos deles acontecerão naturalmente à medida que você lista sua empresa em diretórios de pesquisa e cria perfis sociais. Os links mais poderosos para o seu site são aqueles provenientes de outros sites que têm uma boa reputação na internet. Os links de outros sites para o seu site são conhecidos como backlinks e são um indicador para os mecanismos de pesquisa de que vale a pena visitar seu site.

O Google procura altos níveis de Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness (E-A-T) para classificar as páginas em alta nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Leva tempo para construir a reputação da sua marca e do seu site e isso significa que o SEO exige uma estratégia de médio a longo prazo, exigindo meses ou até anos.

Marketing de Mídias Sociais (SMM)

O terceiro elemento do marketing digital é o uso das mídias sociais. Existem vários canais de mídia social, mas os mais úteis talvez sejam Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Você não precisa usar tudo isso e pode, por exemplo, optar por se concentrar apenas no Facebook. O ponto de partida é então criar uma página para o seu negócio no Facebook.

A ideia geral do marketing de mídia social é que você publique conteúdo regular que seja interessante e útil para seus clientes. O conteúdo não precisa ser diretamente promocional como tal, mas deve construir seu relacionamento e ficar com seus seguidores.

Para que o marketing de mídia social seja eficaz, é claro que você precisa ter seguidores. Você pode começar a construir seus seguidores aproveitando seus contatos pessoais no Facebook. Você pode aumentar ainda mais seus seguidores enviando um e-mail para seus clientes após a conclusão dos trabalhos para eles e pedindo que eles curtam, sigam ou compartilhem sua página.

A publicidade PPC também está disponível nas mídias sociais, por exemplo, usando anúncios do Facebook. Ao contrário do Google Ads e do Microsoft Advertising, esses anúncios não são acionados por pesquisas de palavras-chave, mas são apresentados com base em dados demográficos e geográficos.

Este post apenas introduziu alguns dos blocos de construção do marketing digital. Subjacente a cada uma das técnicas descritas está a criação de conteúdo na internet relacionado ao seu negócio e sua experiência. Isso é conhecido como Marketing de Conteúdo.

Ao lançar seu negócio, você apresentará conteúdo por meio de seu site, seus anúncios, seus canais de mídia social e outros lugares. No mundo em que vivemos hoje, o conteúdo é realmente rei e o conteúdo certo é o que atrairá clientes para você e sua empresa.


 


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