Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 


Marketing de conteúdo de A a Z
18/02/2022

O que é marketing de conteúdo?

Em outras palavras, é influenciar um público-alvo específico de acordo com o chamado princípio do Inbound Marketing, ou seja, por meio de "incoming advertising" de acordo com as próprias intenções de negócios, por meio de texto ou conteúdo gráfico exclusivo publicado em um site, incentivando a interação entre potenciais clientes.

As pessoas que trabalham no setor de publicidade há muito perceberam que está se tornando cada vez mais difícil convencer o destinatário de uma mensagem publicitária a usar a publicidade na televisão para convencer seu produto.

Isso se deve à crescente conscientização do consumidor médio que simplesmente não confia na publicidade na TV.

Não confia neles, pois além do tipo de conteúdo 'meu produto é o melhor do mundo', a publicidade geralmente não fornece nenhuma informação confiável ou importante para o consumidor. Por quê? Porque não há tempo suficiente para isso no bloco de publicidade.

Vantagens do marketing de conteúdo

Em primeiro lugar, o tempo não tem importância aqui, porque para persuadir um potencial cliente quantos argumentos e benefícios falam pelo seu produto que você vende, basta escrever sobre ele em seu site, onde há espaço ilimitado para apresentar seu contente.

De qualquer forma, acho que todos vão admitir que é mais credível quando o conteúdo publicitário da sua mensagem se refere a argumentos específicos do que quando você diz textos banais como "você ficará satisfeito".

A argumentação em marketing de conteúdo é baseada em conhecimento especializado, que o cliente pode usar para se exibir e compartilhar com outros usuários da Internet, por exemplo, em um fórum da Internet.

Essa estratégia constrói a credibilidade de uma marca que não apenas tem algo para vender, mas também compartilha sua experiência com outras. Ele permite que você eduque seus clientes para que eles reajam da maneira que você deseja e entrem em relacionamentos de longo prazo com eles.

Qual deve ser o texto no site?

Em primeiro lugar, ele encoraja você a lê-lo de quadro em quadro. Para isso, deve ser transparente e dinâmico.

Portanto, é necessário garantir que o texto contenha parágrafos, quebras, palavras em negrito que sejam importantes para o destinatário e perguntas retóricas que você mesmo responda. Esse texto será convincente e incentivará o usuário a reagir - a comprar o produto.

De acordo com as recomendações do marketing de conteúdo, as informações contidas no texto devem ser de natureza especializada, ou seja, devem conter muitas análises, comparações, dígitos específicos, e tudo deve ser enriquecido com materiais gráficos e em vídeo.

Do ponto de vista técnico, vale a pena cuidar de uma boa navegação de texto e links naturais dentro do próprio site. Queremos dizer um índice clicável, graças ao qual você não precisa ler todo o texto para poder ir diretamente a um fragmento selecionado do artigo e links que levam a outras subpáginas do site.

Como o conteúdo valioso afeta a posição do Google?

Para o mecanismo de busca do Google é o seguinte: um site valioso que vale a pena posicionar alto é aquele que gera tráfego. Os usuários da Internet são muito mais propensos a visitar sites que contenham textos, gráficos ou materiais de vídeo interessantes - isso é primeiro de tudo.

Em segundo lugar, um site muito bem desenvolvido em termos de conteúdo tem uma grande chance de gerar tráfego orgânico a partir de frases de nicho, pois além de palavras clichês os internautas digitam várias senhas para buscar informações interessantes.

Em terceiro lugar, conteúdos úteis que ajudem a resolver problemas contribuirão para o chamado marketing viral, que consiste em induzir os internautas a distribuir informações sobre sua empresa, produtos e serviços por conta própria.

Se o conseguir, a sua empresa contribuirá significativamente para a divulgação da ideia de "marketing consensual", pois evitando a publicidade intrusiva (Outbound Marketing), os seus potenciais clientes, eles próprios, por livre e espontânea vontade, encontrarão o seu caminho para o site da sua empresa digitando-o, por exemplo, no mecanismo de pesquisa do Google.

Essa estratégia de construir seu próprio site aumentará o banco de dados de palavras-chave a partir do qual seu site é encontrado na Internet, e para o Google significa uma coisa - que é valioso e é necessário posicioná-lo altamente!

Não apenas tome, mas acima de tudo, dê

Publicidade com rosto humano - é o que podemos dizer sobre marketing de conteúdo. Quase outra pessoa através de um conteúdo valioso a sua empresa vai a partir de agora, graças a essa publicidade, também resolver os problemas do consumidor, sendo um elemento importante na sua vida. Aqui, seu produto é apenas um pretexto para levantar uma questão importante e resolver um problema do consumidor.

Uma característica dos consumidores que penetram na Internet é que eles visitam serviços de guias, blogs, fóruns e mídias sociais como o Facebook. Conhecendo suas necessidades e problemas, graças às mídias sociais você alcançará de forma mais eficaz seus clientes com o conteúdo que eles precisam.




 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade