O que é B2C (Business-to-Consumer)
por Daniel Portillo Serrano
19/10/2020
Embora se aplique a qualquer tipo de venda direta ao consumidor, passou a ser associado à venda online, também conhecida como comércio eletrônico. O comércio eletrônico disparou significativamente no final da década de 1990, com a temporada de compras de fim de ano de 1998 identificada como o primeiro “Natal eletrônico”. Desde então, as vendas através deste meio tem disparado em todo o mundo.
Nos últimos anos, o crescimento das vendas online business-to-consumer criou desafios significativos para as empresas e serviços tradicionais que usam espaços físicos, como lojas que estão perdendo as vendas presenciais para os concorrentes online.
Dessa forma, muitas empresas tradicionais estão estabelecendo sua própria presença online para se manterem competitivas. Isso criou oportunidades para os consumidores, que agora podem desfrutar da conveniência de fazer pedidos on-line, ao mesmo tempo em que economizam nas despesas de envio com determinados varejistas, pegando ou devolvendo pedidos às lojas físicas do varejista on-line.
Modelos de vendas business-to-consumer
Nas vendas online business-to-consumer, geralmente existem cinco modelos de negócios.
1. Intermediários online
Esses “intermediários” unem compradores e vendedores sem possuir o produto ou serviço. Os exemplos incluem sites de viagens online.
2. Vendedores diretos
Esse é o tipo com o qual a maioria das pessoas está familiarizada - são os sites de varejo online onde os consumidores compram produtos. Eles podem ser grandes fabricantes ou pequenas empresas que criam e vendem produtos, mas também podem ser versões online de lojas de departamentos que vendem produtos de uma ampla gama de marcas e fabricantes.
3. Baseado em Publicidade
Essa abordagem aproveita altos volumes de tráfego da web para vender publicidade que, por sua vez, vende produtos ou serviços ao consumidor. Este modelo usa conteúdo gratuito de alta qualidade para atrair visitantes do site, que então encontram anúncios online.
4. Com base na comunidade
Este modelo usa comunidades online construídas em torno de interesses comuns para ajudar os anunciantes a comercializar seus produtos diretamente para os usuários do site. Pode ser um fórum online para entusiastas da fotografia, pessoas com diabetes ou membros de bandas marciais. O exemplo mais conhecido é o Facebook, que ajuda os profissionais de marketing a direcionar anúncios para pessoas de acordo com dados demográficos muito específicos.
5. Com base em taxas
Esses sites diretos ao consumidor cobram uma taxa de assinatura para acessar seu conteúdo. Normalmente incluem publicações que oferecem uma quantidade limitada de conteúdo gratuitamente, mas cobram pela maior parte.
Leia mais aqui sobre os diversos tipos de Comércio eletrônico:
O que é B2B - Business to Business
O que é B2B2C - Business to Business to Consumer
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .
Fonte: Shopify