Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • YouTube
      

 


O que é KAIZEN
01/03/2022

Kaizen é uma filosofia de gestão com raízes nas práticas de gestão dos EUA e do Japão. Dois renomados estatísticos americanos e especialistas em qualidade, W. Edwards Deming e Joseph Juran, passaram vários anos ajudando os japoneses a reconstruir sua indústria manufatureira após a Segunda Guerra Mundial, educando-os em controle estatístico de qualidade e técnicas de gerenciamento de qualidade. Os japoneses levaram essa educação a sério e passaram a desenvolver o conceito de gestão da qualidade total, comumente conhecido como TQM. A filosofia do TQM vai além da qualidade no chão de fábrica para abranger a qualidade em toda a empresa, incluindo fabricação, engenharia, marketing, administração, vendas, suporte pós-venda, compras e, mais importante, planejamento de negócios. A base para sua estratégia de TQM foi um conceito chamado kaizen. Kaizen vem de duas palavras: kai, que significa "mudar", e zen, que significa "bom ou para melhor". Juntas, as palavras significam mudança contínua para melhor, que muitos leitores reconhecerão como melhoria contínua. A filosofia do kaizen é direta. Requer que todos na organização estejam envolvidos no processo de melhoria – executivos, gerência, supervisores e trabalhadores. Este processo foi imortalizado no ciclo de melhoria contínua de Deming planejar-fazer-verificar-agir, que é a espinha dorsal de muitos sistemas de qualidade em uso hoje.

A melhor maneira de entender o kaizen é compará-lo com a prática de gestão tradicional ocidental. Kaizen é baseado no conceito de pensamento orientado a processos. Se você quer melhorar o desempenho, você deve melhorar o processo. O pensamento de processo tem duas partes: melhoria de desempenho e manutenção de desempenho (manter a melhoria na perpetuidade). As empresas mantêm padrões de desempenho por meio de educação, treinamento e disciplina. Disciplina significa estabelecer políticas, procedimentos e instruções de trabalho específicas para cada processo e educar todos os funcionários envolvidos no processo.

As mudanças incrementais associadas ao pensamento orientado a processos não envolvem muito risco, mas as melhorias são menores e mais discretas do que com outras técnicas. De fato, em empresas que estão imersas na filosofia kaizen, muitas das melhorias passarão despercebidas aos observadores casuais. No entanto, a longo prazo, o kaizen provou ser tão eficaz quanto o uso de iniciativas inovadoras para melhorar o desempenho.

Vem das palavras japonesas "Kai" que significa escola e "Zen" que significa sabedoria. Kaizen é um sistema que envolve todos os funcionários - desde a alta administração até a equipe de limpeza. Todos são encorajados a apresentar pequenas sugestões de melhoria regularmente. Kaizen é um sistema de melhoria que no Japão inclui tanto a vida doméstica quanto as melhorias nos negócios. Inclusive inclui atividades sociais. É um conceito que é aplicado em todos os aspectos da vida de uma pessoa. Em empresas japonesas, como Toyota e Canon, 60 a 70 sugestões por funcionário, por ano

são escritos, compartilhados e implementados. Na maioria dos casos, essas não são ideias para grandes mudanças e também não são um sistema de sugestões. Em contraste com a ênfase usual em mudanças revolucionárias e inovadoras em uma base ocasional, o Kaizen procura por mudanças incrementais contínuas e ininterruptas, o Kaizen se concentra na implementação de melhorias, por pequenas que sejam regularmente, o que resultaria em melhoria de produtividade, segurança e eficácia, e reduzindo o desperdício.

As melhorias não se limitam a uma área funcional específica, como produção ou marketing, mas abrangem toda a organização. A filosofia Kaizen é "fazer melhor, torná-lo melhor e melhorá-lo mesmo que não esteja quebrado, porque se não o fizermos, não podemos competir com aqueles que o fazem". Ao contrário da filosofia ocidental, "se não está quebrado, não conserte", a filosofia Kaizen é que tudo, mesmo que não esteja quebrado, pode ser melhorado. Envolve a criação de uma cultura de melhoria contínua sustentada. Quando aplicado ao local de trabalho Kaizen significa melhoria contínua envolvendo todos - gerentes e trabalhadores." a frase operacional aqui é 'sem grandes investimentos de capital'.
prestando atenção aos pequenos, mas significativos

Kaizen engloba muitos dos conceitos de negócios japoneses de sucesso, como Círculos de qualidade, automação, sistemas de sugestões, entrega just-in-time, Kanban e 5S, todos incluídos no sistema Kaizen.




 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing - Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade