Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • YouTube
      

 


O que é teste A/B
22/02/2022

A prática do teste A/B é realizada para comparar duas versões de sites ou aplicativos para verificar qual versão apresenta melhor desempenho. É um experimento em que uma empresa apresenta duas ou mais variantes aos usuários para determinar qual versão é mais popular.

Também é chamado de 'teste de divisão' ou 'teste de balde', e as duas variantes são chamadas de A e B, respectivamente. A variante que fornece uma melhor taxa de conversão é considerada superior. Ele usa o teste de hipótese de duas amostras, que é usado em estatística.

Uma ferramenta promocional on-line e estratégia de marketing preferida para empresas, o teste A/B combina os vários esforços de marketing de uma empresa para buscar a melhor maneira de anunciar. É um método de promoção eficiente e eficaz que garante o sucesso.

Essa forma de teste é científica e elimina suposições. Os resultados são precisos, ajudando as empresas a tomar decisões rápidas. Embora o teste A/B tenha se tornado popular recentemente, poucas organizações o utilizam. Isso porque é caro fazer testes, mas na era digital, os custos têm sido mínimos. Este tipo de teste fornece uma imagem clara do comportamento do consumidor.

Teste A/B e como funciona

As empresas de SEO incentivam pequenas e médias empresas a usar testes A/B para comparação. As páginas da Web ou aplicativos são modificados para criar uma segunda versão. Metade dos visitantes de um site ou aplicativo vê a versão original, enquanto o restante vê a versão modificada.

O envolvimento do visitante com cada experiência é calculado em um painel analítico. É fácil determinar qual versão teve um impacto positivo ou negativo no comportamento do consumidor. Todos os sites presentes na World Wide Web têm objetivos comuns. Os sites de comércio eletrônico desejam que os visitantes comprem seus produtos, enquanto os sites de notícias desejam que os leitores cliquem nos anúncios e se inscrevam para assinaturas pagas.

Todas as empresas visam converter visitantes em clientes em potencial. Avaliar os desempenhos de duas variantes diferentes dá uma imagem clara. Testes A/B consistentes permitem que as empresas definam metas organizacionais com evidências adequadas para apoiá-las. As agências de marketing na Internet apóiam esse tipo de teste, pois forma a base da elaboração de esquemas de marketing eficazes.

Existem várias organizações especializadas em Otimização da Taxa de Conversão (CRO). No caso de pequenas e médias empresas que não querem gastar muito, podem fazer uso de ferramentas gratuitas disponíveis online. Um exemplo são as Experiências de conteúdo do Google Analytics.

Exemplos de testes A/B

Google Ads: as empresas podem criar diversas variantes de anúncios e medir seu sucesso com o Google Analytics. As agências de marketing na Internet geralmente testam diferentes páginas de destino para ver o impacto.

Newsletters e e-mails: As estratégias de marketing por e-mail em massa enfrentam uma enorme concorrência. As empresas podem usar títulos diferentes e verificar qual título obtém a maior taxa de cliques.

Páginas da Web: Diferentes versões de uma página de login na Web ajudam as empresas a otimizar as páginas. As empresas podem alterar cores, posições, botões e torná-lo atrativo para aumentar as inscrições.

Segmentação: Diferentes versões de páginas da web e campanhas atraem clientes pertencentes a diferentes segmentos com base em idade, sexo, localização e interesses. Clientes de diferentes segmentos podem ser direcionados para impulsionar as vendas.




 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing - Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade