O que é Outbound marketing
Por Daniel Portillo Serrano
28/12/2020

Outbound Marketing é aquela estratégia que vai promover ou vai divulgar um produto ou um serviço para aqueles consumidores que, na verdade, ou não sabiam que desejavam esse produto ou não conheciam esse produto ou não estavam pensando em comprar esse produto em curto prazo.
O Outbound marketing é exatamente o oposto do Inbound marketing, ou seja, no Inbound Marketing os consumidores encontram o produto ou serviço exatamente quando eles precisam daquele produto ou serviço. Já no Outbound marketing é muito mais difícil rastrear aquele cliente que pode adquirir o produto ou o serviço.
Parece algo irônico que as empresas ainda gastem 90% do seu orçamento de marketing, publicidade e propaganda em Outbound marketing e não em Inbound marketing.
Além disso, a maioria das estratégias de Outbound marketing não são aquelas que estejam na moda, ou seja, voltadas para um público mais jovem. Estratégias de Outbound marketing não são tão eficazes para um público de uma faixa etária mais baixa. Um exemplo é o telemarketing feito através de, por exemplo, e-mails ou através de ligações ou através de qualquer outro esquema onde a pessoa esteja na sua residência e receba a mensagem. Note que os mais jovens já praticamente não utilizam esses meios de comunicação.
Exemplos de Outbound marketing são aqueles utilizados em marketing tradicional como TV, Rádio, Outdoor, Revista e Jornal, que são considerados os meios analógicos e até mesmo meios mais atuais digitais ou online como, por exemplo, e-mails.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .