O que é e para que serve uma Hashtag
Daniel Portillo Serrano
16/12/2020
Você já deve ter visto e ouvido muitas vezes sobre a utilização de Hashtag em mídias sociais.
Afinal, o que significa Hashtag?
Hashtag é simplesmente uma frase de palavra-chave, escrita sem espaços, com um sinal de “jogo da velha” (#) na frente dela. Por exemplo, #euamomeupet, #nasciem1998, #usemascara e #ficaadica são exemplos de hashtags.
As Hashtags podem ser escritas com letras e números. Mas não comsímbolos ou caracteres especiais.
As Hashtags foram criadas para que os usuários dom Twitter pudessem acompanhar determinados assuntos relacionados àquela Hashtag. A Hashtag foi criada para organizar, unificar e promover determinados assuntos. São elas que vão determinar quais assuntos estão nos Trending Topics
As Hashtags podem ser utilizadas em qualquer lugar em suas postagens no Instagram, Facebook ou Twitter: podem aparecer no título, no meio de um texto, ou sozinhas, ao final da postagem de mídia social: no início, no final ou em qualquer lugar no meio.
O Objetivo das Hashtags é reunir, em um único lugar todas as postagens que tenham em seus textos a mesma Hashtag. Assim, se você clicar, por exemplo, em uma Hashtag denominada #paris, você será levado a um local onde poderão ser vistas todas as postagens que utilizaram essa mesma Hashtag.
É creditado a Chris Messina, um especialista em tecnologia social, a criação da primeira hashtag no Twitter.
Ele postou a hashtag "#barcamp" pela primeira vez em agosto de 2007. A postagem original dele foi: ?how do you feel about using # (pound) for groups. As in #barcamp [msg]?? Que traduzido literalmente ao português seria:
? como você se sente ao usar # (quadrado ou jogo da velha) para grupos. Como em #barcamp [msg] ??
A utilidade é muito clara: para o leitor ou usuário de mídias sociais poder verificar todos os textos que se relacionam com aquele assunto, e, para a empresa que teve seu nome marcado em uma Hashtag, reunir e poder ver todas as postagens que usam o nome dela na Hashtag.
As Hashtags somente aparecerão nas pesquisas se as postagens onde elas estiverem inseridas forem públicas.
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .