O que é o Metaverso
Daniel Portillo Serrano
09/12/2021
O metaverso tem sido um
assunto frequente nas
conversas, com o Facebook e
a Microsoft em jogo. Mas o
que é o metaverso? E quando
chegará aqui?
O autor Neal Stephenson é
responsável por cunhar o
termo "metaverso" em seu
romance de ficção científica
de 1992 "Snow Crash", no
qual ele imaginou avatares
realistas que se encontravam
em edifícios 3D realistas e
outros ambientes de
realidade virtual.
Desde então, vários
desenvolvimentos marcaram o
caminho em direção a um
metaverso real, um mundo
virtual online que incorpora
realidade aumentada,
realidade virtual, avatares
holográficos 3D, vídeo e
outros meios de comunicação.
Conforme o metaverso se
expande, ele oferecerá um
mundo alternativo hiper-real
para você coexistir.
Precursores com pequenas
amostras do metaverso já
existem em universos de
jogos online como Fortnite,
Minecraft e Roblox. E as
empresas por trás desses
jogos têm ambições de fazer
parte da evolução do
metaverso.
O que o metaverso?
É uma combinação de vários
elementos de tecnologia,
incluindo realidade virtual,
realidade aumentada e vídeo,
onde os usuários "vivem"
dentro de um universo
digital. Os apoiadores do
metaverso imaginam seus
usuários trabalhando,
tocando e permanecendo
conectados com amigos em
tudo, desde shows e
conferências até viagens
virtuais ao redor do mundo.
Quando podemos
esperar para ver isso?
Mark Zuckerberg, o CEO da
recém-nomeada Meta
(anteriormente Facebook),
estima que pode levar de
cinco a dez anos antes que
os principais recursos do
metaverso se tornem
populares. Mas aspectos do
metaverso existem
atualmente. Velocidades de
banda larga ultrarrápidas,
fones de ouvido de realidade
virtual e mundos online
persistentes sempre ligados
já estão funcionando, embora
possam não estar acessíveis
a todos.
Quais são alguns
exemplos disso?
Meta. O gigante da
tecnologia anteriormente
conhecido como Facebook já
fez investimentos
significativos em realidade
virtual, incluindo a
aquisição de 2014 da Oculus.
Meta prevê um mundo virtual
onde avatares digitais se
conectam por meio do
trabalho, viagens ou
entretenimento usando fones
de ouvido de RV. Zuckerberg
tem sido otimista no
metaverso, acreditando que
ele poderia substituir a
Internet como a conhecemos.
"A próxima plataforma e meio
serão ainda mais imersivos e
incorporados à Internet onde
você está na experiência,
não apenas olhando para ela,
e chamamos isso de
metaverso", disse o CEO da
Meta, Mark Zuckerberg, no
mês passado, após revelar o
rebranding da empresa.
Microsoft. A gigante do
software já usa hologramas e
está desenvolvendo
aplicativos de realidade
mista e estendida (XR) com
sua plataforma Microsoft
Mesh, que combina o mundo
real com realidade aumentada
e realidade virtual. No
início deste mês, a
Microsoft mostrou seus
planos de trazer realidade
mista, incluindo hologramas
e avatares virtuais para o
Microsoft Teams em 2022.
Também em obras para o
próximo ano: espaços
virtuais 3D conectados
exploráveis para lojas e
locais de trabalho. O
Exército dos EUA está
atualmente trabalhando com a
Microsoft em um headset
Hololens 2 de realidade
aumentada para os soldados
treinarem, ensaiarem e
lutarem. Além disso, o Xbox
Live já conecta milhões de
jogadores de videogame em
todo o mundo também.
Epic Games. Tim Sweeney,
CEO da empresa que
desenvolveu o Fortnite,
disse: "Não é segredo que a
Epic está investindo na
construção do metaverso." É
realizado concertos de nomes
como Ariana Grande e Travis
Scott, trailers de filmes e
estréias musicais e até
mesmo uma reinvenção
"imersiva" do histórico
discurso "I Have A Dream" de
Martin Luther King Jr. em
1963, em 1963. E está
desenvolvendo humanos
digitais fotorrealistas com
seu Criador MetaHuman, que
pode ser a forma como você
personaliza seu doppelganger
digital em futuros jogos de
mundo aberto.
Roblox. A plataforma,
fundada em 2004, abriga
dezenas de jogos gerados por
usuários, incluindo ofertas
de RPG como Bloxburg e
Brookhaven, onde os usuários
podem construir casas,
trabalhar e jogar cenários.
Roblox agora está avaliado
em mais de US $ 45 bilhões
depois de abrir o capital
este ano. No dia de seu IPO
em março, o fundador e CEO
da Roblox David Baszucki
tuitou um agradecimento a
todos que ajudaram a trazer
a plataforma "um passo mais
perto de cumprir nossa visão
do #Metaverse." Desde então,
Roblox se associou à empresa
de calçados para skate Vans
para criar o Vans World, um
parque virtual de skate onde
os jogadores podem se vestir
com roupas novas da Vans e
abriu um Gucci Garden
limitado, onde você pode
experimentar e comprar
roupas e acessórios para seu
eu virtual .
Minecraft. Outro universo
virtual amado pelas
crianças, o Minecraft, de
propriedade da Microsoft, é
essencialmente o equivalente
digital do Legos, onde os
jogadores podem criar seu
próprio personagem digital e
construir o que desejarem.
Em agosto, o Minecraft
ostentava mais de 140
milhões de usuários ativos
mensais. Durante a pandemia,
sua popularidade explodiu
entre as crianças que
dependiam mais de conexões
virtuais.
Algumas empresas menos
conhecidas lançaram seus
próprios mundos online. O
mundo de fantasia online
Second Life, fundado em
2003, está em sua segunda
década como uma realidade
alternativa.
Atualmente já há diversos
multiversos em funcionamento
como o
Decentraland
Axie Infinity
The SandBox
Star Atlas
Metaverse Index
E em alguns deles já se
fazem negócios como na vida
real, como um imóvel que foi
vendido por 2,4 milhões de
dólares.
Veja o vídeo abaixo para entender melhor o que é o Metaverso
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .