Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • YouTube
      

 


O Pinterest e a privacidade
10/03/2022

O Pinterest existe desde o seu lançamento em 2010 e é uma das poucas redes sociais que teve um crescimento constante desde a sua criação. O Pinterest foi denunciadoter atingido mais de 300 milhões de usuários ativos até o final de 2019. A lógica básica por trás disso é oferecer a seus usuários uma plataforma que permite descobrir e salvar informações visuais (imagens, GIFS ou vídeos) fixando-as. Os usuários podem usar uma extensão do Pinterest em seus navegadores para salvar qualquer imagem de qualquer site em suas contas. Também é possível pesquisar conteúdo diretamente na plataforma do Pinterest por categorias ou tipos de imagens específicos e seguir outras pessoas para ver e curtir o que elas marcam. Os usuários então criam quadros que podem ser organizados de forma criativa de acordo com os temas. A empresa relata nestes 10 anos mais de 200 bilhões de pins foram feitos.

O Pinterest conseguiu um lugar especial no cenário das redes sociais, pois tem um público especial. O Pinterest se tornou o lugar para procurar ideias para iniciar um projeto. Seja procurando novas receitas, novas ideias de jardinagem, design de qualquer tipo ou artesanato, há muita inspiração no Pinterest. Não é exagero dizer que o Pinterest teve um enorme impacto na tendência "Faça você mesmo" (DIY) nos últimos anos. Isso até levou a novos modelos de negócios.

É realmente tudo divertido ao usar o Pinterest?

Tudo soa muito bem. O Pinterest promove e aprimora a criatividade e oferece um serviço que pode ser genuinamente usado por um grande público de várias maneiras. Ben Silverman, fundador do Pinterest, expressou isso no muito interessante alt Summit Keynote Speech , dizendo que sua missão "não é mantê-lo online, é colocá-lo offline. O Pinterest deve inspirá-lo a sair e fazer as coisas que você ama". .

Infelizmente, muitas vezes, onde há um grande público online, pessoas mal-intencionadas começam a encontrar maneiras de tirar proveito disso. Alguns exemplos disso foram alguns esquemas de phishing que, no Pinterest, funcionam criando algum pin que promete algum brinde (ou prometendo algo muito atraente), ao clicar você é redirecionado para um site que pede para você repinar a imagem e completar uma pesquisa com seus dados. Além disso, os dados que você gera com o Pinterest podem ser de grande interesse para as empresas, pois refletem diretamente suas preferências e podem ser (mal) usados ​​(mais sobre isso na próxima seção).
Quanto a qualquer plataforma de mídia social que você usa, é muito aconselhável ler sua política de privacidade . É importante estar ciente desses riscos e decidir conscientemente se vale a pena correr. Aqui está um guia muito útil sobre como excluir o Pinterest , com uma explicação muito detalhada do processo de desativação (tanto para usuários ativos quanto para uma pessoa falecida).

Algumas maneiras eficazes de evitar riscos de privacidade ao usar o Pinterest

Se você decidir continuar usando o Pinterest, existem algumas etapas que você pode seguir para ajudar a proteger sua privacidade de usuários mal-intencionados e de empresas que tirariam proveito de seus dados.

- Criar quadros privados

Claro, todo o sentido da mídia social é compartilhar informações. No entanto, para atender à necessidade de privacidade, o Pinterest possibilitou a criação de quadros secretos. Isso significa que este quadro ou seus pins não ficarão visíveis para ninguém além dos colaboradores que você adicionar. Este recurso é muito útil para criar projetos privados. Para tornar qualquer quadro privado basta ir em "editar seu quadro", procurar a opção "segredo" e selecionar "sim" (note que todos os quadros são criados públicos por padrão).
- Ocultar perfil dos motores de busca

Se você não deseja que seu perfil seja encontrado por meio de mecanismos de pesquisa como o Google, o Pinterest tem uma opção que permite ocultar seu perfil. Para isso basta ir em "configurações da conta" e procurar por "princípios básicos da conta" onde você encontrará a opção de definir "sim" para ocultar seu perfil.

- Desconecte o Pinterest de outras contas de mídia social

O Pinterest tem a opção de vincular sua conta a outras plataformas de mídia social, como o Facebook. Às vezes, isso pode ser muito conveniente, pois permite compartilhar informações rapidamente ou fazer login com mais facilidade. No entanto, ter todas as suas contas conectadas pode representar uma ameaça à sua privacidade, pois juntamente com a permissão para acessar sua conta, você também concorda em compartilhar informações sobre seu perfil que são usadas pelas empresas de maneira nem sempre transparente. É por isso que é aconselhável desconectar sua conta do Pinterest de outras plataformas de mídia social. Para fazer isso, vá para as "configurações da conta" e procure por "redes sociais", lá você terá que alternar de "sim" para "não" para desativar as conexões.

- Desativar personalização

Personalizaçãosignifica que as empresas usam seus dados para personalizar o conteúdo ou os anúncios que você vê. Poucas empresas são transparentes sobre exatamente que tipo de dados usam para personalizar o conteúdo. No entanto, tornou-se padrão no campo usar as informações demográficas que você fornece ao configurar sua conta, informações relacionadas ao conteúdo (no caso do Pinterest, o que você escolhe fixar), informações comportamentais e informações relacionadas ao contexto (quando você login e de onde), informações sobre seus amigos ou as pessoas que você segue e muito mais. Os mais recentes desenvolvimentos em marketing usam algoritmos de aprendizado de máquina de ponta que podem processar uma quantidade sem precedentes de dados e que provaram ser incrivelmente precisos para encontrar padrões de preferências e comportamentos. É por isso que desconectar sua conta do Pinterest de outras plataformas de mídia social é tão importante. Você deseja limitar a quantidade de poder (dados) que uma empresa tem sobre você.
Aqui você encontra todas as informações sobre como o Pinterest usa suas informações para personalizar o que você vê. Se você deseja desativar a personalização de sua conta do Pinterest, há duas opções que você pode desativar clicando em "não" para permitir informações sobre os sites que você visita e usar informações sobre parceiros para melhorar as recomendações. Ambas as opções podem ser encontradas acessando as configurações e procurando em "Princípios básicos da conta".

Algumas conclusões

O Pinterest encontrou seu lugar no cenário da mídia social desde que foi a primeira empresa a fornecer um serviço tão específico. Em seus 10 anos de existência, consolidou-se como um lugar para buscar ideias criativas. No entanto, também provou vir com riscos de privacidade. É muito importante informar-se sobre as configurações de privacidade para decidir conscientemente o que deseja compartilhar com outros usuários e com empresas.


 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing - Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade