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Primeiros passos com o Google Ads
07/02/2022

O conceito básico do Google Ads é que quando alguém digita um termo de pesquisa no Google, buscando um determinado produto ou serviço, vários anúncios são acionados. Os anúncios resultantes serão exibidos na parte superior ou inferior da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) resultante. Um clique no anúncio leva o cliente em potencial a uma página do seu site conhecida como página de destino, cujo objetivo é converter o lead que você acabou de adquirir em um cliente real.

O Google determina quais anúncios serão exibidos e em quais posições na SERP com base em vários fatores. Isso inclui o preço que você está disposto a pagar pelo anúncio a ser exibido para cada palavra-chave específica. Isso é chamado de preço de oferta, pois você está fazendo lances contra seus concorrentes para alcançar a posição desejada na SERP.

A plataforma de anúncios do Google

Depois de criar uma conta do Google e fazer login na plataforma do Google Ads, pode parecer um pouco assustador no início, pois há tantas opções e recursos disponíveis. O primeiro passo é criar uma Campanha, então dentro dessa Campanha você terá Grupos de Anúncios, os próprios Anúncios e as palavras-chave que você pretende segmentar.

A campanha

As campanhas do Google Ads geralmente são segmentadas geograficamente, principalmente para empresas locais que atendem a uma determinada área geográfica. Nas configurações da campanha, você definirá sua área de destino, seu gasto diário máximo e vários outros critérios importantes.

Grupos de anúncios

Você pode ter um ou mais grupos de anúncios em uma campanha específica e, em cada grupo de anúncios, um ou mais anúncios que apontam para a mesma página de destino. No Grupo de anúncios, você define os lances para as palavras-chave desse Grupo de anúncios, embora também possam ser personalizados no nível da palavra-chave.

Publicidade

Os anúncios em si podem ter várias formas diferentes, mas um anúncio de texto típico tem um destino na página de destino, três títulos e duas linhas de descrição. Nem todo o texto que você definir será necessariamente mostrado no anúncio, pois o formato exato do anúncio exibido fica a critério do Google.

O texto dos anúncios deve se correlacionar estreitamente com as palavras-chave do Grupo de anúncios e uma das opções fornecidas é incluir o texto da palavra-chave no próprio anúncio. Seu objetivo é chamar a atenção do cliente em potencial para que ele queira clicar no seu anúncio depois de digitar o termo de pesquisa no Google.

Palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave está no centro da publicidade Pay Per Click (PPC), pois as palavras-chave são o que o cliente em potencial digita no Google com o resultado de que seu anúncio é acionado. Você pode pensar em muitas palavras-chave diferentes relevantes para o seu negócio e pode incluir praticamente quantas palavras-chave desejar. As palavras-chave podem ter uma ou duas palavras (conhecidas como palavras-chave de cauda curta) ou podem conter várias palavras ou frases curtas, caso em que são chamadas de palavras-chave de cauda longa. Você deve procurar ter uma boa mistura de palavras-chave de cauda curta e longa. Em geral, as palavras-chave de cauda curta serão mais competitivas, resultando em um custo por clique mais alto.

Páginas de destino

O único elemento da sua campanha que não está definido na própria plataforma do Google Ads é a página de destino. Esta é a página do seu site que é o destino quando um anúncio é clicado. O conteúdo desta página deve estar estreitamente correlacionado com as próprias palavras-chave segmentadas e com o texto do anúncio. O objetivo da sua página de destino é que o cliente em potencial tome o próximo passo que você deseja, por exemplo, fazer uma reserva, preencher um formulário ou ligar para você. Idealmente, você criará uma página de destino para cada grupo de anúncios, que fale claramente com a intenção do cliente com a palavra-chave inserida.

Índice de qualidade

Os preços que você paga por seus cliques variam em tempo real e dependem dos índices de qualidade definidos para cada palavra-chave pelo Google. O cálculo do índice de qualidade é baseado na relevância do anúncio acionado por essa palavra-chave, na experiência da página de destino do cliente em potencial e na estimativa do Google sobre a probabilidade de seu anúncio ser clicado.

Monitoramento de desempenho

É importante monitorar regularmente o desempenho dos seus anúncios. Na plataforma do Google Ads, você poderá ver o texto exato digitado por clientes em potencial que acionou seus anúncios. Você pode usar essas informações para criar sua lista de palavras-chave com palavras-chave de cauda longa adicionais. Você também tem listas de palavras-chave negativas que são listas de palavras-chave que, quando incluídas na pesquisa do cliente, não devem acionar seu anúncio.

Você também pode ver o posicionamento alcançado para seus anúncios na SERP e pode usar esses dados para determinar se precisa ajustar seus lances para dar maior visibilidade aos seus anúncios. É claro que você também pode descobrir que seus anúncios aparecem regularmente na primeira posição, o que significa que você pode estar pagando muito por esses cliques. Através de um processo de revisão regular e tentativa e erro de artigos de psicologia, você pode determinar o lance mais adequado para cada palavra-chave.



 


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