Quais fatores sociais contribuíram para quais mudanças na administração de
marketing?
Por Igor Baraçal
01/09/2017
Muitos dos fatores sociais contribuíram para as mudanças na administração de marketing. Alguns deles para mais de uma mudança e vice e versa. A começar pela mudança tecnológica que contribuiu para a mudança da atração e o interesse de vendedores de disponibilizarem seus produtos online, esta disponibilidade também foi fruto da desintermediação e influenciou a customização. O processo de descobrimento de novas posições no mercado em detrimento das velhas, é uma mudança proveniente da concorrência ampliada.
O fator social customização também contribuiu para a mudança de tentar vender para todos para tentar ser o melhor a atender mercados-alvo bem definidos, fora a customização o aumento do poder do cliente também contribuiu para essa mudança na administração.
Estes dois fatores, customização e aumento do poder do cliente, contribuíram ainda para a mudança do foco das empresas de transações lucrativas para o valor do cliente no tempo e da obtenção de participação de mercado para participação de cliente.
A globalização, fator social preponderantemente analisado, também desencadeou mudanças na orientação das empresas que passaram de locais para “glocais” ( globais e locais).
As outras sete mudanças na administração de marketing não tem relação direta com os fatores sociais e vice e versa. Por outro lado alguns fatores sociais são por si mudanças na administração.
Por Igor Baraçal
01/09/2017
Muitos dos fatores sociais contribuíram para as mudanças na administração de marketing. Alguns deles para mais de uma mudança e vice e versa. A começar pela mudança tecnológica que contribuiu para a mudança da atração e o interesse de vendedores de disponibilizarem seus produtos online, esta disponibilidade também foi fruto da desintermediação e influenciou a customização. O processo de descobrimento de novas posições no mercado em detrimento das velhas, é uma mudança proveniente da concorrência ampliada.
O fator social customização também contribuiu para a mudança de tentar vender para todos para tentar ser o melhor a atender mercados-alvo bem definidos, fora a customização o aumento do poder do cliente também contribuiu para essa mudança na administração.
Estes dois fatores, customização e aumento do poder do cliente, contribuíram ainda para a mudança do foco das empresas de transações lucrativas para o valor do cliente no tempo e da obtenção de participação de mercado para participação de cliente.
A globalização, fator social preponderantemente analisado, também desencadeou mudanças na orientação das empresas que passaram de locais para “glocais” ( globais e locais).
As outras sete mudanças na administração de marketing não tem relação direta com os fatores sociais e vice e versa. Por outro lado alguns fatores sociais são por si mudanças na administração.