Portal do Marketing

Tudo sobre Marketing
  • Home
  • Artigos
  • Dinâmicas
  • Dicionários
  • Frases
  • Profissionais
  • Busca
  • Diversos
      

 


Qual é a diferença entre Relações Públicas e Marketing?
30/03/2022

Relações públicas e marketing são dois aspectos muito importantes dos negócios, que ajudam uma marca ou empresa a se promover e a seus produtos, criar maior visibilidade para si, criar reconhecimento de marca e aumentar leads e vendas. São as principais atividades que ajudam uma empresa a atingir seus objetivos e crescimento.

Embora seja uma linha muito tênue que diferencia essas duas atividades importantes, elas certamente não são as mesmas e são muito diferentes umas das outras, de acordo com empresas de relações públicas de renome. O marketing concentra sua atenção principalmente na promoção de produtos e serviços do negócio e na conquista de mais leads e vendas, aumentando assim as receitas e os lucros. No entanto, quando se trata de relações públicas, a ênfase está em promover a reputação da marca ou da empresa e mantê-la aos olhos do público.

Então, quais são as diferenças significativas entre marketing e relações públicas?

Função - Como mencionamos, o marketing tende a promover os produtos e serviços da empresa com a intenção de aumentar as vendas, porém o PR tende a promover o próprio negócio junto ao público em geral com a intenção de criar e manter uma imagem positiva e, assim, aumentar sua credibilidade e confiança entre os clientes.

Público-alvo - O marketing foca sua atenção nos clientes atuais da empresa e nos potenciais clientes que estão por aí, enquanto o PR foca no quadro mais amplo e visa construir relacionamentos com técnicas de comunicação mais eficazes com qualquer pessoa do público em geral que demonstre interesse em a marca ou negócio.

Objetivos - Os objetivos para essas duas divisões são muito diferentes de acordo com uma agência de relações públicas. Segundo eles, o marketing visa promover os produtos da empresa, alcançando os clientes e ajudando-os a tomar uma decisão de compra. No caso das relações públicas, visam criar um canal de comunicação positivo entre o negócio e o público em geral ou interessados ​​no negócio, de forma a criar uma boa reputação.

Custos - O marketing tende a ser mais focado em publicidade paga e promoções que podem trazer receita para o negócio, enquanto as atividades de relações públicas são consideradas como publicidade ou exposição gratuita, visando criar uma boa imagem para a marca e o negócio. Medir o retorno sobre o investimento de uma atividade de RP é muito mais difícil do que medir os de atividades de marketing, pois não há resultado tangível que possa ser medido.

Legitimidade - Quando se trata de relações públicas, muitas pessoas acreditam que os clientes e o público em geral tendem a acreditar nas mensagens comunicadas por meio de atividades de relações públicas em vez de atividades de marketing, pois são percebidas como legítimas, em vez de mensagens de marketing que visam apenas vender algo ao cliente, aumentando assim a receita e os lucros.

Longevidade - As atividades de marketing são geralmente de curto prazo e visam atingir metas de curto prazo, como aumento de vendas dentro de um período de tempo específico, etc. No entanto, quando se trata de relações públicas é mais uma meta de longo prazo, e a empresa ou marca pode colher os benefícios de atividades eficazes de relações públicas por longos períodos de tempo.

É importante lembrar, porém, que, embora haja uma enorme diferença entre marketing e relações públicas, uma empresa não pode sobreviver usando apenas uma dessas atividades sozinha, mas precisa de ambas. Na verdade, essas duas atividades estão entrelaçadas uma na outra, e quando realizadas em conjunto só colherão os benefícios para atingir os objetivos da empresa e fazer crescer o negócio.

Certas atividades, como marketing de mídia social e marketing de influenciadores, são tratadas pelos profissionais de marketing e relações públicas, apesar de serem usadas para atingir objetivos diferentes. Enquanto os profissionais de marketing podem usar essas táticas para promover um produto ou serviço específico da empresa, os profissionais de relações públicas podem usá-las para promover o próprio negócio e sua reputação. Portanto, é necessário um nível muito maior de colaboração e cooperação das duas divisões diferentes para alcançar com sucesso os objetivos da empresa.

Seja qual for o objetivo que você busca alcançar, seja a longo ou a curto prazo, quando se trata de marketing e relações públicas, você precisa de um profissional experiente para apoiá-lo, com o know-how e a experiência certos sobre o assunto, bem como o conhecimento em os métodos, técnicas, ferramentas e práticas mais relevantes e em constante evolução. É por isso que você precisa de uma agência de marketing (ou marketing digital) ou de relações públicas de renome como seu parceiro.



 


Copyright © 2000 - 2022 - Portal do Marketing. Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade