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Subindo de nível no marketing de jogos
07/02/2022

A indústria de videogames atrai bilhões de jogadores todos os anos e, à medida que a tecnologia avança, mais e mais jogos estão sendo lançados para fãs ansiosos. Para os profissionais de marketing que desejam entrar nesse mercado digital experiente, não faltam oportunidades, mas obter uma pontuação alta com esses players nem sempre é tão fácil.

O que começou como um hobby de nicho voltado para crianças e jovens adultos se tornou uma das maiores indústrias do mundo. Alguém poderia imaginar que os videogames se tornariam um jogador tão grande na economia global? Esperado ou não, a indústria de jogos é uma das que mais cresce no mundo, com mais de 2,5 bilhões de jogadores conectados. Com um mundo digital tão expansivo na ponta dos dedos dos jogadores, existem milhares de opções e jogos para filtrar. Para os profissionais de marketing de jogos, não há escassez de oportunidades na indústria, mas este é um mercado que não pode ser subestimado.

Entendendo o escopo da indústria de jogos

As estimativas apontam que o mercado global de jogos atingirá US$ 256,97 bilhões até 2025. Na popular plataforma de jogos online Steam, 8.290 jogos foram lançados somente em 2019. A indústria de videogames é um gigante internacional que continua crescendo à medida que a tecnologia avança e os desenvolvedores continuam a criar aventuras virtuais atraentes que mantêm os jogadores voltando para mais. Embora certamente haja espaço para oportunidades, também há uma concorrência significativa dentro do setor. Deixar uma marca com essa multidão digital experiente não é tarefa fácil, mas os profissionais de marketing que se conectam com o público colherão os frutos.

Conectando-se com um público único

A multidão de videogames pode ser difícil de identificar. Com tantos tipos diferentes de gêneros e plataformas de jogos disponíveis, há um público enorme com diversos interesses e comportamentos. Os jogadores vêm de todas as esferas da vida e o público de jogos é rico em diversidade. Ao planejar campanhas de marketing de jogos, é vital entender as necessidades e expectativas da multidão digital. Os jogadores são expostos a centenas de comerciais, desde anúncios de novos jogos no mercado até a colocação de produtos. Romper o fluxo de anúncios exigirá um marketing de jogo extra refinado e uma narrativa muito boa.

Dividir e conquistar

Com uma abundância de plataformas online disponíveis para os profissionais de marketing, pode ser difícil escolher onde concentrar os esforços de publicidade. Embora não haja uma resposta de tamanho único, é importante ampliar os escopos de marketing e utilizar diferentes ambientes online. As plataformas de mídia social são um dos principais impulsionadores para campanhas publicitárias bem-sucedidas. Os jogadores são incrivelmente ativos quando se trata de participar da indústria como um todo, e é comum que os jogadores acessem espaços online para compartilhar suas experiências e também buscar recomendações de videogames. Esses mundos digitais criam um lugar ideal para se conectar com os consumidores e alcançar um público massivo.

Atingindo a pontuação máxima de marketing

Na superfície, o marketing de videogame pode parecer direto. Os jogadores já estão investindo em jogos, então por que a publicidade deles seria difícil, certo? Embora os jogadores certamente estejam empolgados para testar suas habilidades e inteligência no próximo grande jogo, eles também têm grandes expectativas e rapidamente percebem a publicidade não autêntica. Para conseguir um sucesso crítico com essa multidão, os profissionais de marketing precisam criar narrativas imersivas e convincentes que tragam os jogadores para o jogo. Afinal, não é isso que os videogames são?


 


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