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Técnicas para melhorar o marketing de conteúdo
12/03/2022

Você está gerando visitas com seu blog corporativo? Vale a pena investir tempo e dinheiro? Existem sinais e indicadores que nos dão pistas muito precisas: o número de visitas dos motores de busca e redes sociais, a % de rejeição, o tempo médio gasto na página, etc. 8 meses você está no caminho certo.

Gostaria de mostrar os 5 passos que recomendamos neste novo 2021 ( 2021 Trends in Digital Marketing ) para que seu marketing de conteúdo melhore substancialmente. Neste artigo veremos:

Principais benefícios do marketing de conteúdo
Devemos primeiro ter clareza sobre quais benefícios podemos esperar ao incluir o marketing de conteúdo em nosso orçamento anual. Este tipo de ação de marketing nos permitirá ter um relacionamento mais próximo com muitos novos compradores, o que nos dá múltiplas vantagens.

Vantagens para o departamento de vendas:
Atraia novos compradores a um custo menor.
Melhorar o relacionamento com nossos clientes atuais.
Influencie positivamente a decisão de compra de nossos prospects ou leads para que eles se tornem clientes.

Obtenha leads de maior qualidade e em maior número.
Vantagens para o departamento de marketing/comunicação:
Uma grande redução de custos em publicidade a médio/longo prazo.
Comunicar nossa diferença competitiva de uma forma muito eficaz.
Posicionar-nos como referência em nosso mercado e em nosso público ou segmento de forma muito eficiente.

Crie audiências estáveis ​​nos canais digitais: Redes Sociais, Blogs Corporativos, Motores de Busca, newsletters, etc.

As 5 técnicas secretas para obter bons resultados em Marketing de Conteúdo:
No marketing, os erros são pagos caro (com dinheiro e tempo). A capacidade de sua empresa de implementar suas estratégias de forma rápida e eficiente é um princípio incontornável para o sucesso. Você acha que sua capacidade de execução é fundamental? Sim, o marketing de conteúdo tem uma longa jornada e não vou incentivá-lo a reinventar a roda, tudo já está inventado e vou tentar facilitar muito para você...

Com a experiência de +20 anos de especialização em marketing digital e mais de 100 projetos de marketing de conteúdo concretizados, permita-me um conselho: "são 5 passos necessários para que nossa estratégia de marketing de conteúdo tenha bons resultados", da forma que realizá-los é fundamental e fará a diferença e você não pode desacelerar a qualquer momento. Se você falhar em qualquer uma dessas etapas, os resultados não chegarão com eficiência.

Estabeleça metas e planeje.
Crie conteúdo de interesse.
Estique o conteúdo e multiplique-o.
Otimize e publique conteúdo.
Divulgado por motores de busca, redes sociais, etc.
Medir e melhorar continuamente.
Treine sua equipe.
Marketing de conteúdo. Etapa 1. Objetivos e Planejamento.
O primeiro passo a ser dado é ter clareza sobre o que você deseja alcançar e os prazos em que deseja alcançá-lo. Nesse sentido, vou ser bem claro: podemos alcançar resultados muito bons com ações de marketing de conteúdo, mas elas vêm no médio prazo (3-6 meses). Se queremos bons resultados a curto prazo (1-4 semanas) existem outros tipos de ações que podem dar melhores resultados, embora com maior investimento.

Para especificar nossos objetivos, prazos e coordenar nada melhor do que deixar tudo por escrito e ter um bom scorecard, recomendo o seguinte:

Estabeleça metas acordadas com a equipe.

Seja claro sobre a estratégia a seguir.

Certifique-se de que tem uma boa equipa, com experiência e conhecimento na área e acima de tudo envolvida e entusiasmada com o projeto. E com os recursos necessários para que a equipe possa trabalhar.

Elabore um plano geral sem entrar em detalhes, mas definindo marcos e planos de contingência para os próximos 6/12 meses.

Preparar o sistema de coordenação, controle e avaliação mensal/semanal, no qual abordar os detalhes do dia-a-dia e tomar o pulso do projeto.

Etapa 2. Criar conteúdo de interesse
A segunda que eu encorajo você a se perguntar: Conteúdo para quem. Ser claro sobre o perfil do nosso comprador ideal, seus medos, necessidades e problemas são fundamentais para a qualidade do tráfego que vamos receber. O conteúdo que vamos gerar para você é direcionado a um público específico e é otimizado para influenciar suas decisões de compra.

É por isso que o conteúdo que criamos responde às perguntas que seu comprador faz. Vamos investir tempo e dinheiro nesta etapa, é a primeira e deve ser feita com firmeza para que todo o resto funcione.

Conteúdo de interesse. Alguns truques:
Uma vez que tenhamos clareza sobre o destinatário de nossa comunicação e o que eles geralmente procuram, só podemos começar a trabalhar. Deixo-vos algumas das orientações a seguir para realizar esta tarefa com sucesso. Somos muito exaustivos com esses pontos devido ao grande impacto que eles têm nos resultados de nossos clientes:

Não copie. Nunca copie. Copiar conteúdo de outros sites é proibido, mesmo que tenhamos permissão para fazê-lo. O Google detecta como conteúdo duplicado e pode ser contraproducente.

Use sempre um estilo homogêneo em suas publicações, imagens, vídeos e textos, sejamos consistentes com a Marca e com o estilo que seu público gosta. Recomendamos ter um breve manual de comunicação e estilo onde você possa capturar os aspectos mais importantes da comunicação da marca.

Evite falar diretamente sobre o produto, não é uma propaganda, não estamos fechando uma venda. Estamos dando informações de interesse do comprador, quando ele estiver pronto para comprar ele o fará, não forçamos a situação no blog.

Uma das partes mais importantes é o título e a URL. Gastamos muito tempo criando um bom título que envolve o público, chama a atenção e gera interesse. Deve ser curto, direto e descritivo.
Sempre evitamos criar falsas expectativas. O título e o início do conteúdo devem ser consistentes com o resto. Não podemos prometer peras e dar maçãs.

Queremos editar e alterar o conteúdo para otimizá-lo e obter mais visitas. Mas nunca alteramos as URLs (endereço para acessar o conteúdo). Se alterar o URL perderá o tráfego que o seu site recebe dos motores de busca, outros sites, etc... E também a autoridade que este URL confere ao seu domínio. NÃO FAÇA ISSO POR FAVOR!!

Passo 3. Estique o conteúdo e multiplique-o.
Na Agência, uma vez que desenvolvemos um conteúdo, gostamos de "estica-lo" para que atenda com eficiência aos nossos propósitos. Parece estranho? Trata-se de publicá-lo em vários formatos e adaptar a informação a cada um deles, por exemplo:

Criamos um ebook de 30 páginas para publicar no seu site em formato pdf, para isso:

Fazemos um resumo e criamos uma landing page para que o pdf possa ser baixado.

Criamos uma série de artigos usando partes modificadas do ebook para postar em nosso blog. Esses artigos terão um call to action que direciona para a página de destino para baixar o pdf.

Criamos diferentes posts com fragmentos do ebook, que linkam os artigos do nosso blog, para publicá-los periodicamente nas redes sociais.

Fazemos um infográfico como um resumo dos conceitos abordados no ebook.

O tempo utilizado para criar o ebook foi de 15 horas, investindo mais 5 horas temos também a landing page, 5 artigos para o blog, um infográfico e 5 posts para redes sociais. Agora nosso marketing de conteúdo é rápido, como um trem sobre trilhos.

Agora, você entende a utilidade de "esticar" o conteúdo? Essa prática nos permite melhorar nossa produtividade e obter um grande número de publicações a partir de um conteúdo base. Mas nunca perdemos a essência: conteúdo de qualidade esticado e de alta qualidade.

Conhecer cada tipo de conteúdo e formato, bem como a forma como ele nos ajuda a nos conectar com o consumidor é fundamental, indico alguns truques que utilizamos na Agência ao trabalhar com seu marketing de conteúdo:

Vídeos curtos: conteúdo de 2 a 5 minutos sobre como usar uma ferramenta, solucionar problemas de compradores, mostrar as virtudes de um produto, depoimentos de clientes sobre o serviço, etc. Muito útil para aproximar o produto ou serviço do usuário e/ou melhorar a postagem - experiência de compra.

Perguntas frequentes: conteúdo detalhado e às vezes técnico sobre as perguntas mais frequentes que os usuários têm sobre um produto ou serviço.

Blog / Artigos: Normalmente artigos de 500-2000 palavras sobre as necessidades e problemas do nosso comprador ideal.

White Papers: Documentos mais longos (10-50 páginas) e desenvolvidos sobre tendências, desafios, etc.

Webinars, Workshops, Seminários: dão grande autoridade e nos posicionam como referência no setor. A duração é entre 20 e 60 minutos.

Fichas de produtos: conteúdo técnico com especificações do produto, possíveis usos, aplicação, etc. Influenciam muito positivamente o comprador quando ele está próximo da decisão de compra.

Infográficos, apresentações em PowerPoint, etc.

"Esticar" o conteúdo. Alguns truques:

Fizemos o trabalho bem e escrevemos conteúdo que é do interesse de nossos usuários. é hora de publicá-lo em tantos formatos quanto possível. Aqui estão algumas dicas e truques que nossos especialistas em marketing de conteúdo reúnem com grande eficiência:

Não seja repetitivo, faça variações nos textos de acordo com o formato e o meio.
Não nos copie, evite páginas com conteúdo duplicado. Você tem que "esticar o conteúdo" e não duplicá-lo.
A qualidade deve ter precedência sobre a quantidade. Estamos trabalhando com a imagem da nossa marca e não podemos nos permitir deteriorá-la.
Sempre usamos formatos compatíveis. Sempre use pdf para documentos, imagens jpg ou png e formatos padrão de vídeo ou áudio. Atenção especial com dispositivos móveis e tablets
Etapa 4. Otimize e publique o conteúdo
Antes e durante a publicação dos conteúdos, sempre os otimizamos levando em consideração os seguintes fatores. Listagens da maior para a menor importância:

Otimização de título e URL.

Otimização do mecanismo de pesquisa levando em consideração fatores de SEO no site: h1, h2, h3, tags fortes, densidade de palavras-chave (de acordo com a pesquisa de palavras-chave), etc.

Otimização para redes sociais: botões de compartilhamento, microformatos, rich tags (rich snippets), etc.

Cada formato que utilizamos (pós-publicação do blog, pdf, imagem, vídeo, etc.) tem suas técnicas de otimização, que por sua complexidade escapam deste texto, mas que são muito necessárias. São técnicas muito específicas e profissionais especializados as realizam, garantindo que todos os esforços que fazemos posteriormente com a divulgação tenham um impacto maior.

Algumas ferramentas úteis:

Ferramenta de teste de dados estruturados do Google que valida a exatidão dos dados estruturados em nosso site.
Informações sobre dados estruturados.
WordPress Tudo em um SEO . Plugin gratuito para otimizar o WordPress para mecanismos de pesquisa
Seoquake . Plugin gratuito para os principais navegadores que permite conhecer a densidade de palavras-chave, entre muitos outros dados de interesse.
Alguns truques:

Tenha sempre na equipe um especialista que possa fornecer o conhecimento técnico que permita a otimização correta.
Otimize, não otimize demais. Os motores de busca penalizam conteúdos em que certas palavras se repetem muito e principalmente o utilizador não gosta. Você tem que ser consistente com a densidade de palavras-chave e outros indicadores, o objetivo é ter conteúdo de qualidade.
O comprador usa o celular, o tablet, a televisão e, de vez em quando, o computador para acessar a internet. O conteúdo deve ser otimizado para vários dispositivos, sempre nos certificamos de que o texto nas imagens seja bem lido no celular, que os vídeos sejam compatíveis e que tenha um site responsivo e seja atualizado para continuar sendo.

Marketing de conteúdo. Passo 5. Divulgue pelos mecanismos de busca, redes sociais, etc.
Quer receber visitas ao seu conteúdo? Pois bem, uma vez que publicamos um post bem pensado e otimizado no blog da sua empresa, chegou a hora da verdade: agora vamos receber milhares de visitas por mês. Alguns passos a seguir:

Crie um post e publique-o nas redes sociais da empresa durante as próximas semanas com links para o conteúdo do blog.

Envie o conteúdo para os assinantes do nosso blog na próxima newsletter por e-mail.

Envie o conteúdo para todos os trabalhadores da empresa para que eles conheçam, dêem sua opinião e participem da divulgação.

Apresente o conteúdo para a equipe de vendas para uso, especialmente se se trata de estudos do setor, fichas de produtos, histórias de sucesso, etc.

e poderíamos continuar por um tempo...

Gostaria de fazer algumas perguntas antes: Você sabe quantos seguidores sua empresa tem nas redes sociais? Seu site está bem posicionado nos buscadores? Queremos que você tenha em mente uma coisa: ao divulgar suas mensagens teremos melhores ou piores resultados na medida em que sua empresa estiver corretamente estabelecida nos canais digitais.

Um exemplo ajuda:

Por exemplo, se sua empresa tiver 23.401 seguidores no Facebook quando você publicar o conteúdo, ele será mostrado para grande parte desses seguidores e obterá uma ótima resposta na forma de visitas e leads. Se você tem 45 seguidores no Facebook, o mais normal é que suas ações de divulgação, por meio daquele canal, dificilmente surtam impacto. Gostamos de ver o projeto de forma global e entender onde estamos. É mais fácil saber quais teclas temos que tocar para que você obtenha melhores resultados.

Algumas ferramentas úteis:

Para ajudar na divulgação do conteúdo trabalhamos com ferramentas muito poderosas. Na equipe de marketing de conteúdo da Agência costumamos utilizar o seguinte:

Buffer Tool facilita muito a publicação diferida de posts nas redes sociais e a colaboração entre várias pessoas com várias contas. Funciona com Facebook, Twitter, Linked In, Pinterest e Google Plus.
Hotsuite. Ferramenta gratuita, com versão paga, que facilita a divulgação de conteúdo por meio de diversas redes sociais como Facebook, Google Plus, Twitter e LinkedIn.
Pouco . Encurtador de URL muito utilizado para divulgar conteúdo nas redes sociais.
dlvrit nos permite divulgar diretamente o conteúdo do nosso blog através de redes sociais como Facebook, Twitter ou Linkedin. Use a tecnologia RSS.

Divulgue o conteúdo. Alguns truques:

Somos constantes, não pesados. Existem empresas que publicam o mesmo conteúdo nas redes sociais mais de 20 vezes por dia ininterruptamente, não recomendamos essa prática, além de ser muito pesada, é provável que percamos a audiência, muitas pessoas deixem de te seguir, e até criem má imagem da marca.

Sempre que podemos, vinculamos o conteúdo das redes sociais ao site. O objetivo é direcionar o tráfego para o site; Se o comprador permanecer na rede social, não teremos o impacto necessário.
Se não temos uma audiência suficiente nas redes sociais, o primeiro passo é criá-la. Sem plateia, falamos para um auditório vazio.

Estamos constantemente trabalhando para obter maior autoridade para o seu domínio. Se o Google tiver grande consideração pelo domínio do seu site, o conteúdo que publicarmos será classificado mais rapidamente nas listagens de pesquisa. Para isso, você precisa trabalhar técnicas de SEO Onsite e Offsite, além de continuar com seus esforços de marketing de conteúdo constantemente.
Além disso, é uma boa ideia adicionar links para o blog e perfis sociais nos modelos de e-mail da sua empresa. Muitos dos clientes atuais vão se interessar por tudo o que escrevemos e temos que dar visibilidade.

Conclusões.
Mostramos-lhe um resumo das 5 fases que utilizamos ciclicamente nas ações de marketing de conteúdo que realizamos para os nossos clientes, com truques e ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia. Gostaria de enfatizar que, quando pulamos qualquer uma dessas fases, tendemos a coletar resultados mais fracos e é por isso que encorajo você a trabalhar de forma consistente e metódica.



 


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