Vender nas Redes Sociais na Black Friday - 5 Pontos de Atenção

Se você pensa em vender pelas redes sociais neste fim de ano, é importante estar de olho na Black Friday. O evento anual e tradicional dos Estados Unidos da América já se espalhou pelo mundo, sendo febre aqui também. A data refere-se à última quinta-feira de novembro, o Dia de Ação de Graças.

Nos EUA é feriado e no dia seguinte, sexta-feira - foi quando muita gente foi às ruas fazer compras, antecipando o Natal que se aproximava. A data aos poucos se popularizou, e os comerciantes começaram a fazer promoções específicas para a ocasião.

O Brasil não fica de fora desse espetáculo de venda. O resultado expressivo ganha volume com serviços multicanal, sendo as redes sociais um deles.

Quer aproveitar melhor suas redes sociais para vender mais na Black Friday? Chegou no lugar e na hora certa, aproveite nosso post!

Por que as redes sociais ajudam na estratégia de Black Friday?
Um relatório anual mostra que o Brasil tem forte participação no uso das redes sociais.

Isso significa que, ao utilizar as redes sociais, seu negócio ganha a capacidade de atingir esse público. Além disso, essa é uma fatia do mercado que ainda pode se expandir e ser explorada no futuro. Como prova, podemos ver esses outros dados trazidos pela mesma pesquisa.

Além disso, o Brasil gosta mais do YouTube como sua rede social favorita, seguido pelo Facebook, WhatsApp e Instagram.

No entanto, a popularidade não é o único fator que deve ser considerado na hora de perceber a participação das redes sociais nas vendas pela Internet. Veja esses outros dados que mostram as redes sociais com maior número de audiências para anúncios.

O Instagram, apesar de ser a 2ª rede social favorita, acaba se destacando em segundo lugar como uma das mais rentáveis ​​para trabalhar suas vendas. Além disso, observe que a plataforma também foi a que teve maior crescimento de audiência para anúncios, em que o Facebook não cresceu e o Snapchat com -10% de engajamento.

Como aproveitar a Black Friday e vender pelas redes sociais?
Agora você entende a importância que as redes sociais têm para as Ofertas da Black Friday . No entanto, isso por si só não é suficiente. É preciso se preparar e se antecipar para que seus clientes saiam satisfeitos e sua loja com lucros. Vamos às dicas? Seguir!

1. Entenda seu público virtual
No tópico anterior, você acompanhou algumas estatísticas das principais redes sociais. Você deve ter notado que existem percentuais diferentes para o público feminino e masculino. A análise de dados é muito importante quando se trata de entender seu cliente digital.

A escolha da rede social depende da morfologia do grupo de consumidores, bem como da linguagem utilizada no conteúdo. Esse alinhamento entre as diferentes plataformas e o que seu público deseja é importante para alcançá-lo. Além de chamar mais atenção exatamente para as pessoas que você deseja: aquelas que vão comprar de você.

Isso significa que, se você trabalha com ensinamentos, dicas e passos, por exemplo, o YouTube pode ser interessante. Seu público vai procurar vídeos para acompanhar em tempo real o que você fala, fazendo o mesmo sem erros. No entanto, além disso, é importante cruzar diferentes plataformas, desde que agreguem valor ao consumidor.

O Snapchat não é como o Instagram, mas tem recursos semelhantes e menos alcance. Para o exemplo citado acima, onde o YouTube será utilizado como principal rede social, é interessante adicionar vídeos mais rápidos com o Instagram, alcançando mais usuários e pessoas interessadas na marca.

2. Prepare seu perfil nas redes sociais
É uma boa prática de marketing que você alinhe sua identidade visual em todas as plataformas em que trabalha. Especialmente ao vender na Internet durante a Black Friday. Seu consumidor precisa saber imediatamente que você está participando da promoção. Além disso, a estratégia serve para atrair pessoas interessadas apenas na sexta-feira promocional.

O que eles querem hoje são descontos e anúncios baratos, mas com um bom trabalho feito em sua loja, é possível conquistar esse consumidor pelo resto do ano. Ou seja, as redes sociais não são apenas excelentes opções de vendas para a Black Friday, mas fidelização e encantamento para atingir um público mais amplo para o negócio.

Outras dicas para calibrar seu perfil para vender bem nas redes sociais:

colocar uma foto na conta, que pode ser a logo da própria loja;
usar cores, fontes e o nome Black Friday para facilitar a identificação;
colocar um link para o site e loja online na biografia da página ou perfil;
no caso do Instagram, é importante usar hashtags e Stories para que o público encontre sua loja com mais facilidade.

3. Faça bons anúncios e promoções
Na hora de anunciar seus produtos, trabalhe com ligações que comuniquem informações importantes, mas que tenham a linguagem do seu público. Além disso, sempre use imagens, vídeos, gifs ou transmissões ao vivo. Somente postagens escritas não atraem muita atenção, tendo maior dificuldade em engajar seus clientes.

Além disso, como é a época da Black Friday, para vender mais nas redes sociais, é importante usar imagens de produtos. Se você tiver depoimentos de clientes satisfeitos, será ainda melhor, variando o conteúdo postado e ajudando seus potenciais consumidores a entender o que podem esperar do seu negócio.

4. Ofereça um ótimo serviço
O atendimento é essencial para você ter sucesso, isso vale para qualquer estratégia de vendas. Aproveite os chats incluídos nas redes sociais para dar ao seu público um canal de suporte adicional. Algumas das plataformas até permitem que você personalize uma mensagem automática, faça isso se puder.

Essa prática ajuda a manter seu cliente na espera por mais tempo, sem se sentir abandonado por ele. A primeira mensagem enviada é automatizada e já capta o que seu consumidor deseja, além de informar quanto tempo o atendimento humano estará disponível.

Você pode até trabalhar com o Instagram DM, liberando mensagens do perfil para que os clientes possam entrar em contato. Isso torna mais fácil responder a perguntas ou receber serviço pós-venda.

5. Use ferramentas para redes sociais
Existem diferentes ferramentas que trabalham com redes sociais. Eles oferecem automação de tarefas, como agendamento de postagens, mensagens automáticas e, para o Instagram, até visualização automatizada de histórias. Dessa forma fica muito fácil vender online e ter mais tempo para cuidar da sua loja em plena Black Friday.

Uma das melhores redes sociais para trabalhar com vendas é o Instagram. Nele, você tem o maior número de públicos-alvo para publicidade, além de ter mais controle sobre sua estratégia online quando utilizada com uma ferramenta inteligente. Outro ponto positivo é que, com recursos diferenciados, você pode direcionar conteúdos específicos para aqueles clientes mais rentáveis.

Um desses recursos que ajudam você a vender no Instagram é o Close Friends. É uma lista de melhores amigos que são feitos pelo perfil. Lá você promove conteúdos exclusivos, como promoções, códigos de desconto, pré-vendas de produtos e muito mais.

Para vender nas redes sociais na Black Friday, não tenha medo de investir no que funciona para o seu público. Além disso, pense em conhecer o Bume, a ferramenta que automatiza tudo no seu perfil do Instagram, oferecendo até dados para análise de engajamento e vendas.

Não perca a oportunidade de automatizar seus processos de vendas e lucrar ainda mais nas redes sociais.